Home / Dicas / Android ou iOS?

Android ou iOS?

Muitos já devem ter se deparado com algumas dúvidas incessantes que aparecem no momento de comprar um Smartphone ou um Tablet, Android ou iOS? Para facilitar iremos dividir este post em tópicos, e abordar a diferença entre os sistemas.

1- Interface

A interface do iOS, o SpringBoard, é bem limpa e de fácil manuseio, não existe um menu de aplicativos. Os ícones dos aplicativos ficam direto na tela inicial do SpringBoard permitindo ao usuário que encontre o que ele quer fazer de maneira bem simples. Na parte de baixo da tela existe o Dock onde o usuário pode fixar até 6 ícones favoritos, facilitando que o usuário encontre o aplicativo facilmente. No iOS 5.1.1 o usuário pode usar diversos “Gestos Multitarefa”, que permitem a ele alternar entre aplicativos recentes e até mesmo minimizar os aplicativos apenas com o toque de 4 dedos se unindo ao centro da tela. Ao tocar com 4 dedos arrastando-os para cima, abre-se a barra de aplicativos recentes, onde ficam todos os aplicativos abertos ou fechados a pouco tempo. Ainda na barra de aplicativos recentes é possível controlar o volume, música e brilho da tela com alguns botões que aparecem ao rolar a barra para a direita.

Tela Inicial dos OS Android JellyBean 4.1.1 e iOS 5 (iPhone)

Já no Android as coisas mudam bastante. A tela inicial do Android se assemelha bastante com a área de trabalho dos OS para computadores x86/x64, como o Windows, Linux e MacOS. O usuário pode criar atalhos dos aplicativos na área de trabalho, e distribui-los da forma que desejar por várias abas. Além disso, o usuário também dispõe da possibilidade de colocar Widgets na tela, estes são algumas ferramentas simples que auxiliam em diversas tarefas, desde ver se chegaram novos e-mails, se alguém falou com você no twitter, saber a temperatura atual ou até mesmo fazer uma busca direto no Google por exemplo. No Android também temos um Dock de atalhos no canto inferior da tela, onde o usuário pode personalizar quais botões devem ficar lá, onde o único botão permanente é o botão que abre o menu de aplicativos. No menu de aplicativos os usuários podem encontrar os atalhos de todos os apps instalados no aparelho, ou de ferramentas do próprio Android. A partir do Android ICS 4.0, no próprio menu de aplicativos o usuário pode encontrar uma aba de Widgets para a área de trabalho.

Tanto no iOS como no Android é possível alterar o plano de fundo das telas iniciais. Ambas as interfaces acabam conseguindo bem suprir suas tarefas, ai fica a cargo do usuário. Se o usuário prefere uma interface mais limpa com os aplicativos direto na tela inicial o iOS vai muito bem. Se o usuário prefere uma tela mais personalizável e que se assemelhe um pouco mais ao Windows, por exemplo, o Android suprirá muito bem sua necessidade.

2- Configuração do OS

Creio que todos os usuários que já ambos os OS já notaram que o iOS tem bem menos configurações que o Android. A proposta da Apple foi facilitar ao máximo o manuseio dos gadgets, deixando o iOS mais simples de mexer e configurar. No Android o usuário tem uma gama maior de configurações que podem ser personalizadas conforme a sua vontade. Mais uma vez, isso fica bastante conforme o gosto e a vontade do usuário.

Se você quer um sistema operacional mais simples que desempenhe sem muita dor de cabeça todas as tarefas normais, escolha o iOS. Já se você prefere um OS que te permita personalizar mais configurações, escolha o Android que você não irá se arrepender.

Tela de Configurações do Android e do iOS

3- Efeitos visuais e extras

Outro aspecto bem interessante de se comentar são os efeitos visuais próprios de cada OS. No iOS a Apple não economizou nisso, seus aparelhos demonstram vários efeitos visuais que suavizam desde o aparecimento dos itens até a mudança de abas ou até mesmo uma edição de texto. O iOS é bem bonito nesse quesito, mostra diversas animações que melhoram bastante a experiência dos usuários.

Mas o Android também não fica por baixo. O Android permite o uso de papeis de parede animados, tudo isso unido a uma interface bem personalizada que tem diversas animações muito bonitas. Creio que o Android 4.1 JellyBean é a versão mais bonita do sistema operacional da Google, deixando a experiência do usuário cada vez mais rica.

Uma coisa ótima do Android também é a capacidade de permitir que o usuário desbloquei o gadget até mesmo através do reconhecimento facial. A tendência do Android é alcançar uma proximidade cada vez maior com os sistemas operacionais para computadores x86/x64.

4- Suporte a dispositivos

Ambos os sistemas operacionais tem um suporte imenso à conexão de dispositivos externos. Desde um teclado até um pendrive, ambos conseguem suportar muito bem. O iOS permite até mesmo o uso de teclados bluetooth. Dispositivos USB podem ser conectados no iPad através do Câmera Kit, disponível através do próprio site da Apple. Nos dispositivos com Android, basta comprar um USB On-the-Go (OTG), que pode ser encontrado em diversos sites de vendas Online.

 

5- Aplicativos

Tanto no Android como no iOS, a quantidade de aplicativos na AppStore/GooglePlay é imensa. O usuário consegue encontrar desde aplicativos similares do Office até mesmo Skype, Messenger, Facebook. Os usuários podem encontrar jogos com gráficos incríveis que tornam o Gadget uma máquina potente. Nesse quesito creio que a briga é longa entre os OS, pois, ambos disputam a mil o título de OS com mais aplicativos disponíveis, então pode ter certeza que aplicativos não irão faltar. Quase todos os aplicativos para Android possuem similares para iOS, e virse-versa. Em ambos os OS também é possível encontrar aplicativos como GoogleNow e Siri, que reconhecem comando por voz.

6- Jailbreak e Root (SuperUser)

Apesar de todas as ferramentas disponíveis em ambos os OS, usuários um pouco mais curiosos se aventuram ainda mais. A Apple por exemplo põe várias limitações em seus dispositivos com iOS, que vão desde enviar um simples arquivo via bluetooth (que estará disponível no iOS 6!), até mesmo personalizar os ícones da tela inicial do SpringBoard. Mas isso mudou desde 2010, quando o Jailbreak foi permitido judicialmente. O Jailbreak nada mais é que uma liberação dessas limitações impostas pela Apple, onde ao realizar o Jailbreak o usuário pode instalar outras lojas de aplicativos (Cydia, a mais conhecida) que possuem programas que nunca entrariam na AppStore, já que vão contra a ideia da Apple. Dentre os principais deles que podem ser encontrados no Cydia, por exemplo, temos o Quasar que é um gerenciador de aplicativos em Janela, que torna o iOS bem próximo com o MacOS ou o Windows na questão do multi-tarefas, o usuário pode deixar 4 deles abertos de uma vez em uma só tela e utiliza-los normalmente, até mesmo é possível alterar o tamanho das janelas. Outro bastante conhecido pelos usuários do iOS é o Air Blue Sharing, que permite o envio de arquivos por Bluetooth normalmente como em qualquer outro dispositivo. Com certeza um gadget com Jailbreak consegue ser bem mais personalizado e possui um suporte bem maior a ferramentas de uso mais avançado que gadgets sem Jailbreak. Lembrando que o Jailbreak é direcionado a dispositivos que rodam o iOS, como iPhones, iPods ou iPads.

No Android também existe algo parecido, é o famoso Acesso Root ou Super User. Um dispositivo Android com Acesso Root pode alterar desde o Clock do Processador até mesmo desinstalar aplicativos nativos do sistema operacional.

SuperUser (Android) vs Jailbreak (iOS)

Com certeza vale a pena liberar o Acesso Root, como também fazer um Jailbreak no seu dispositivo, mas é necessário ter em vista que se der algum problema no processo ou se algum aplicativo avançado danificar de alguma forma seu aparelho, a garantia não cobrirá mais nada no seu dispositivo. Tanto o SuperUser quanto o Jailbreak podem ser desfeitos, mas os danos que eles podem causar se o usuário não usa-los bem são sérios e variam desde queimar um processador a danificar outros componentes bastante importantes. Os usuários devem efetuar os procedimentos por sua conta e risco, tenham bastante cuidado.

7- Afinal, Android ou iOS?

Como já foi citado em diversos tópicos, a escolha cabe ao usuário conforme a sua necessidade. Se você quer um sistema operacional mais limpo e simples de usar, vá para o iOS. Se você é um usuário mais curioso e quer um OS mais configurável, vá para o Android. Mas que fique claro que ambos conseguem cumprir todas as tarefas comuns em um  Gadget de maneira similar e possuem diversos aplicativos similares.

  • Acompanhe o Tt nas Redes
  •    

6 comentários

  1. única coisa que eu invejo do iOS é a estabilidade. apesar de o Android ser muito bom, ainda acontecem uns erros chatos as vezes.
    de resto, prefiro o Android (não sei mais se é por questão de uso ou realmente está mais bonito/melhor).

    • Essa instabilidade do iOS se deve ao fato de que TODO aplicativo tem de ser testadinho passo a passo e autorizado pela Apple. Caso tenha um bug MÍNIMO não passa, tem muito aplicativo p/ iOS que não está na Appstore e poderia ser revolucionário, mesmo com bugs os usuários relatariam e se iniciaria a busca pela correção. No playstore você tem a liberdade de desenvolver para pessoas e com pessoas, é isso que faz gerar os erros e as correções.
      Prefiro mil vezes ter a liberdade de inventar e adquirir produtos de QUALQUER desenvolvedor do que viver na prisão sem poder instalar nada e o que tiver para instalar custar uma fortuna. Além de que no resto o Android é mais completo, mais rápido e mais personalizável. O calcanhar de aquiles (vulnerabilidade a erros) é um mero risco ao usuário que pode decidir entre instalar de desenvolvedores oficiais ou de qualquer um. LIBERDADE é o diferencial.

  2. Putz IOS 10000000 de vezes ! Só quem tem um Iphone sabe o que é. Muito mais simples e prático mexer num Iphone. E com Jailbreak vc pode personaliza-lo todo sem risco de fazer besteira como o root do Android. É isso, só quem tem Iphone sabe. Quem não tem chora e diz que Android é melhor.

    • Diariamente uso ambos os sistemas operacionais, e é aquela coisa: Android é um sistema operacional mais aberto a modificações, e bem mais compatível com usuários intermediários-avançados. iOS é um sistema operacional de fácil manuseio, portanto é para usuários básicos-intermediários. Porém, ambos os sistemas são excelentes. Eu sou programador, e creio que para desenvolvedores o Android é um pouco mais chamativo pela facilidade em ter controle de várias coisas no aparelho.

  3. Po não tem comparação Android com IOS, como o amigo acima disse, só quem tem Iphone sabe o que é. Até o visual é bem mais interessante e bem mais bonito. O que as pessoas não intendem é que é Apple, uma marca bem a frente do seu tempo. Além dos sistemas operacionas, os propios aparelhos são bem melhores. Comparando a camera do Iphone 4S, com a do S3: as duas são 8 Mp, porém a do Iphone é bem melhor, com maior abertura e entrada de luz.(Isso pq ainda peguei em um Iphone 5)

  4. Eu já tive um iPhone 4s, mas resolvi trocar para testar o Android e peguei um galaxy SIII
    NOSSA!! , ele é muito melhor se forem comprar u smartphone compre um Android, mas se for pra um tablet compre o iPad é bem melhor que os outros tablets Android!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios marcados. *

*