Os notebooks vem evoluindo muito ao longo dos tempos e atualmente possibilita uma vasta gama de upgrades, desde memória e HD, até processador e LCD, mas antes isso não era assim, os notebooks eram quase imutáveis nessa questão. Mas o que muitos ainda tem dúvidas é em relação a troca da placa de vídeo, que ainda é uma questão complicada e bastante cara, mas nas linhas abaixo você entenderá mais sobre o assunto.

Respondendo a pergunta, a resposta é sim, porém para raríssimos casos é possível trocar a placa de vídeo em alguns notebooks. A Nvídia, ATI, Dell e Asus lançaram tecnologias para realizar possíveis upgrades com o intuito de baratear os projetos e não de fato realizar futuros upgrades e o padrão mais “aceito” foi o da Nvídia com o slot MXM, porém a tecnologia não é comum nos notebooks e compõe apenas uma pequena parcela dos notebooks atualmente. Um dos modelos mais populares comercializados no Brasil utilizando essa tecnologia é o Philco PHN 15008 e seus derivados (15006, 15014 e 15016). Atualmente no mercado nacional os modelos mais conhecidos que permitem upgrade na placa de vídeo são os barebones ClevoP150EM, P170EM que outras empresas montam o equipamento e comercializa utilizando sua própria marca, como Sager, Powernote e Avell.

Fonte: Notebookcheck

Atualmente os fabricantes mais conhecidos no Brasil (Dell, Sony, LG, Samsung, HP, Lenovo, etc) não possuem nenhum notebook com possibilidade de trocar a placa de vídeo. Se você comprou um notebook sem chip gráfico dedicado, infelizmente não será possível colocar depois, por isso às vezes vale um investimento um pouco maior quando for adquirir seu notebook, pois se comprar sem placa de vídeo, a única solução depois é vender o mesmo e comprar outro.

Para mais informações sobre o assunto acesse aqui.

42 COMENTÁRIOS

    • Hahaha, o pessoal não admite um notebook ser mais canhao que desktop, o meu tem 4GB dedicada de vídeo, 16Gb Ram, i7, sobra máquina, isso aqui não e netbook não hahaha bota 180 fps no crysis que eu quero vê, hahaha, tira 7 mil do bolso malandro.

  1. Aliás o lg a540u estácom chipset d e 3 m e cache de 6 com placa grafica que dificulta ja del vem de graficos avançados com a amd 7730 q eh complicado pois desemvolve o cache, e aquece o cooler por isso é bom resfriar a placa acoplada (on board( pois esta ja esta quase da intel 4000 então a nvidia eh a melhor opção mesmo.

  2. Olá, como vi neste site, eu tenho um notebook da avell, que veio com uma placa dedicada ati radeon mobility hd 5870, abri o notebook uma vez para trocar o hd e percebi que ele tem(ou talvez não) a possibilidade de ser trocada, vem em forma de placa(parecido com desktop e não soldada na placa mãe), então provavelmente pode ser trocada, o que me diz?

    Creio que se eu contatar a avell eles possam me dizer com clareza ne!

  3. Se não tem nada pra postar, ficar postando qualquer coisa é difícil viu ! Todo mundo morre de saber que notebook convencional(Baixo Custo) não tem como.

  4. Tem que analizar também a dissipação de calor. uma coisa é um projeto feito de resfriamento feito para uma GT630m, outro para uma GTX670m. Sem contar na fonte de energia, não dá de comparar o consumo de placas de video tão diferentes.

  5. Tenho um Dell Inspiron 14 R 5437, com uma GT 740M. O manual dele diz que esse modelo pode vir ou com uma 730m, ou 740m ou 750m. Nesse caso, eu poderia trocar a 740m por uma 750m, certo? Mas onde adquirir uma placa dessas? Procurei na internet e só tem lojas de placas pra desktop… outra dúvida é com relação à instalação.. é tão simples como a de um desktop?

  6. Olá eu tenho um Samsung ativ book 2 com uma placa de vídeo dedicada Nvidea GeForce 710m seria possível troca lá por uma melhor estou querendo uma Titam da Nvidea

  7. Tenho um Inspiron 15 r com uma placa de video ATI amd rhadeon 8600 series, é possivel que eu troque a placa dele? core i7 8 de RAM 1tb de hd mano, a placa é de 2 g mas n parece, porque ajuda nos games, mas não roda como queria, o fifa 15 por exemplo era pra rodar de boa, mas ja atualizei e fiz tudo, dai queria saber se tem como trocar, grato

  8. Hmm… :/estava lendo no site da nvidia sobre overlock…queria muito sua opinião a respeito, tp, se vale a pena, vida útil dela fica comprometida, etc? muitos jogos ela acaba engasgando e se com esse overlock dessa ninha placa q pode ir até 1800mhz, vale a pena?

DEIXE UMA RESPOSTA