O poderoso JT Wang, presidente e CEO da Acer, companhia que é a atual terceira colocada no ranking de fabricantes de PCs, criticou publicamente a decisão da Microsoft em entrar no ramo de Hardwares ao lançar o seu tablet, o Surface. Segundo Wang, caso a Microsoft realmente fabrique seu próprio equipamento, afetará diretamente a cadeia de distribuição de PCs.

Duras foram as palavras de Wang, que disse ao site Financial Times: “Nós falamos para a Microsoft pensar melhor. Pensar outra vez. Isso criará um enorme impacto negativo no ecossistema e outras marcas podem ter uma reação negativa. Não é algo em que você é boa, então, por favor, pense outra vez”.

Não contente, o presidente das operações globais de PCs da Acer, Campbell Kan foi mais enfático e disse: “Se a Microsoft irá realmente ingressar no mercado de hardware, o que devemos fazer? Devemos continuar contando com a Microsoft? Ou devemos encontrar outras alternativas?”

No atual cenário, a Microsoft fornece o sistema operacional Windows, a Intel ou a AMD os chips e as empresas OEM tais como a Acer, HP, Dell e Lenovo montam os PCs e vendem para os consumidores finais. Esta parceria funcionou bem durante anos, e com o atual congelamento do mercado de PCs a entrada da Microsoft representa não um crescimento, mas sim uma fatia do mercado a menos para os atuais fabricantes.

Engana-se quem pensa que ela está sozinha, após o grande sucesso da Apple ao introduzir o iPhone e iPad, e praticamente dominar o mercado com margens de lucro exorbitantes, muitas software houses se aventuram por este caminho.

A Google e a Amazon são dois grandes exemplos , com os disposivos móveis da linha Nexus (Tablet e Smartphone) e da linha Kindle, respectivamente, estas empresam tentam de qualquer maneira abocanhar parte do mercado.

Outra fabricante que demonstrou um descontentamento velado com o Surface é a Hewllet-Packard. Rumores dizem que a HP estaria planejando o lançamento de um tablet, baseado no Windows RT, esta notícia apareceu logo após o anúncio feito pela Microsoft , que pelo jeito pegou a todos desprevenidos.

Fonte: PC Mag

Deixe uma resposta