A AMD divulgou hoje sua segunda geração das APUs para o mercado de notebooks em 2012, as novas  Trinity que agora contam com muitas melhorias em comparação com a primeira geração (Llano) e avanços para enfrentar os modelos da Intel da família Ivy Bridge. A tarefa da AMD não é das mais fáceis, porém mesmo com desempenho bruto inferior no passado com a Llano x Sandy Bridge, as APUs fizeram grande sucesso pelo seu poder de processamento da GPU integrada, oferecendo bem mais desempenho que os modelos com Intel HD3000.

A APU AMD Trinity conta com várias melhorias, como o aperfeiçoamento do turbo core, que agora funciona para CPU e GPU. Quando precisar de mais desempenho gráfico, como em jogos, o turbo core entra em ação elevando o clock e dando mais desempenho, e vale o mesmo para CPU. Além de contar com um modelo com baixo de TDP (17w), para provavelmente equipar ultrabooks ou modelos mais portáteis.

Os novos processadores segundo o fabricante tem um avanço de 26% do desempenho da CPU em relação a geração passada e de 56% a mais de desempenho na GPU integrada. Uma melhoria que vai colocar a AMD novamente no topo quando o assunto são gráficos integrados, porém em desempenho de processamento, ainda perde para família Ivy Bridge.

Os novos modelos chegam para pegar boa parte do mercado dos usuários domésticos que não precisam de grande poder de processamento e quer jogar no notebook sem gastar muito, já que a Nova Radeon 7670G que acompanha a APU A10-4600M tem desempenho no 3DMark11 muito bom e conseguiu 1138 pontos e na prática comparando com a Intel HD4000, os novos gráficos da AMD foram na média 21% melhor (fonte), sendo em alguns casos muito superior e em outros um pouco inferior, dependendo do jogo.

Confira a tabela abaixo com as APUs Trinity lançadas e suas principais características:

A AMD ainda não revelou os preços, mas pelo histórico, deverá chegar por um preço melhor que os modelos Intel na faixa de preço. Agora é esperar para ver a concorrência no mercado e quem certamente ganhará é o consumidor final.

Deixe uma resposta