Pesquisar
Close this search box.

Brasil não segue a regra e inocenta Apple no caso dos iPhones lentos

Todos se lembram que em 2017 a Apple anunciou, publicamente, que diminui a potência de seus iPhones para garantir a vida da bateria dos smartphones. Algo que é chamado de obsolência programada.

A empresa vem sofrendo processos ao redor do mundo desde então, e países como Estados Unidos e França já impuseram multas milionárias para a empresa, mas o mesmo não acontecerá aqui no Brasil.

De acordo com o Tilt, o Ministério da Justiça chegou a abrir processo de investigação contra a empresa, mas o caso foi arquivado por falta de provas. O mesmo motivo levou o Ministério Público do Rio de Janeiro e Paraná a cancelarem ações legais contra a gigante de Cupertino.

Outros órgãos como o Procon de São Paulo também notificaram a companhia sobre o assunto, mas o caso também não vingou.

Já o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) recebeu cerca de 350 reclamações de usuários de iPhones, mas não chegou a entrar com processo por causa das outras ações em andamento, mas que já acabaram sendo descontinuadas.

O único caso contra a Apple que foi mais longe em tribunais brasileiros foi uma ação legal do Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática (IBDI). Em 2018 havia sido aberto processo contra a Apple pedindo judicialmente uma multa de danos morais de R$ 986,7 milhões além de indenização para clientes da companhia.

O processo foi julgado em primeira instância em Brasília, porém a empresa foi inocentada. Os órgãos julgaram que não houve obsolência programada por parte da Apple, já que a empresa diminuiu a potência dos iPhones para preservar a usabilidade dos celulares, além de oferecer troca de bateria com custos menores para os consumidores afetados.

No começo deste ano, o IBDI entrou com 2 novos recursos envolvendo o caso, e a esperança é que a decisão mude graças aos desdobramentos internacionais dos processos contra a Apple.

Nos Estados Unidos, ela terá que pagar até US$ 500 milhões por causa do problema, e na França, graças a mais de 15 mil reclamações dos usuários, a multa já chega a 25 milhões de euros.

Publicado por:

Picture of Rafael Cruz

Rafael Cruz

Comentários:

Deixe um comentário

Destaques

Motorola Edge 70 Ultra é visto em teste de performance com chip da Qualcomm

Galaxy S24 Ultra fica muito barato com cupom exclusivo

Notebook ASUS VivoBook Go 15 fica baratíssimo na Amazon Brasil

Últimas Notícias
Notícias

Infinix GT 30 Pro estreia no Brasil com processador poderoso e tela de 144 Hz

Notícias

Motorola Edge 70 Ultra é visto em teste de performance com chip da Qualcomm

Promoções

Galaxy S24 Ultra fica muito barato com cupom exclusivo

Promoções

Notebook ASUS VivoBook Go 15 fica baratíssimo na Amazon Brasil