O que era um rumor há algumas semanas com imagens e especificações que deixaram muita gente em dúvida sobre sua veracidade, agora se torna um lançamento oficial.

O novo chip mobile 64 bits da Mediatek conta com 10 núcleos divididos na formação 4-4-2, onde existem uma CPU quad-core com clock de 1.4 GHz para tarefas mais básicas e economia de bateria, outra quad-core com clock de 2.0 GHz para tarefas medianas com gasto moderado de energia e uma última dual-core com clock de 2.5 GHz que promete extrema performance provavelmente para jogos pesados e atividades que demandam mais potência. Abaixo um resumo para ficar mais fácil de associar:

  • CPU quad-core 1.4 GHz Cortex A-53 – Baixa performance
  • CPU quad-core 2.0 GHz Cortex A-53 – Média performance
  • CPU dual-core 2.5 GHz Cortex A-72 – Extrema performance

Outra notícia interessante sobre esse chip é que ele trabalha simultaneamente caso seja necessário, entretanto de acordo com Finbarr Moynihan (Gerente Geral de Vendas da MediaTek) isso deverá ser raríssimo de acontecer já que as tarefas serão bem divididas entre as CPUs.

MediatekDeca-core

A GPU que vem no Helio X20 é uma ARM Mali-T880 MP4 700 MHz, superior a que vem no Samsung Galaxy S6 que é uma Mali-T760 MP8. Entretanto sua memória é limitada a uma LPDDR3 rodando a 933 MHz (O Snapdragon 810 possui LPDDR4 1600 MHz).

Helio-X20-Mediatek

Um teste feito no aplicativo de desempenho Antutu mostrou que o novo chip da Mediatek atingiu gritantes 70000 pontos, mostrando que o X20 tem muita potência física e não somente teórica.

AntutuX20Mediatek

Basta agora esperar os dispositivos onde estará presente a moderna CPU para usuários poderem fazer testes do mesmo em situações reais.

Fonte: GSM Arena, Engadget, Android Phone Hub, Stjs Gadgets

COMPARTILHE
Cursando Engenharia Mecânica, me encontro 4º ano, sempre apaixonado por tecnologia desde criança, este mundo sempre me fascinou e com toda a certeza continua fascinando.

Deixe uma resposta