Quando restauramos o aparelho para as configurações de fábrica acreditamos que os dados presentes foram todos excluídos sem nenhuma chance de alguém recuperar, por isso antes de trocarmos ou vender um celular, normalmente restauramos para configurações de fábrica antes para que os dados e fotos sejam apagados.

Porém nos aparelhos Android acontece algo semelhante ao computador, que mesmo após excluir algo da lixeira ele não some por completo e pode ser recuperado com alguns softwares. Em uma pesquisa feita pela Avast mostra que é preciso tomar cuidado antes de vender seu aparelho, a empresa comprou 20 smartphones usados em um site de vendas, usando uma ferramenta de recuperação conseguiu recuperar mais de 40 mil fotos, 750 SMS e e-mails, 250 contatos entre outros dados. Dentre essas fotos 1500 eram de famílias e crianças, 750 de mulheres em vários estágios de nudez, e 250 selfies de homens em fotos que não gostariam que fossem reveladas.

Porém existe um jeito de evitar isso seguindo os seguintes passos antes de restaurar de fábrica.

1-      Você deve criptografar os dados do dispositivo, o processo irá codificar todos os dados e mesmo após a limpeza feita uma chave especial é necessária para decifrar os dados, o processo padrão para criptografar é ir em Configurações/Segurança e lá selecionar Criptografar telefone, porém em algumas versões de celulares o caminho pode ser um pouco diferente.

2-      Agora faça o reset de fábrica indo em Configurações/Fazer Backup e redefinir/ e selecione opção “Restaurar dados de fábrica” ou “Configuração Original” em algumas versões pode estar diferente.

3-      Após limpar o aparelho, encha de músicas e vídeos sem utilidades, apenas para reescrever os dados na memória;

4 –    Repita o passo 2.

[ads1]

Fonte: 1, 2

COMPARTILHE
Estudante de Engenharia da Computação (5º Semestre), 20 anos e colaborador do site Tudo em Tecnologia.

Deixe uma resposta