Conceito e como funciona o polêmico Anti Roll Back – ARB

0

O que é isso?

Trata-se de uma trava que a Xiaomi colocou em alguns celulares, até o momento apenas o Redmi Note 5 (Whyred), Redmi 6 Pro (Sakura), Mi Max3(Nitrogen), Mi6x (Wayne) e o Mi 8(Dipper) tem o anti ativo. O Anti Roll Back é uma variável armazenada no Firmware do celular.

Mas o que é firmware?

Podemos entender como se fosse a bios do celular, onde fica armazenada todas as configurações de hardware.

Como funciona?

Na variável anti fica armazenado o valor. Então digamos que instalei uma rom que atualizou o firmware do meu celular para anti 3. Poderei instalar qualquer rom que seja anti 3 ou 4. No entanto, ao instalar a anti 4 minha variável passará automaticamente para 4, sendo assim agora poderei apenas instalar qualquer rom com anti 4.

Veja também

Como sei qual o valor da minha variável?

Instale o minimal adb no seu computador, ative a depuração USB no celular, conecte o celular ao pc e autorize. No minimal adb digite: adb devices para verificar se o celular é reconhecido (caso não seja instale os drivers). Coloque o celular em modo fastboot e digite fastboot getvar anti.

Se tiver o anti ativado aparecerá um valor.

Como sei qual o anti da rom?

Toda ROM oficial para estes aparelhos na teoria tem o anti ativado, pergunte nos Fóruns, nos Grupos existentes da Xiaomi. Se informe.

ROMs Custom da MIUI têm removido o update de firmware, baixe a ROM, extraia e veja se tem pasta de firmware se tiver busque por informações antes de instalar.

Aparentemente roms aosp estão livres mas na dúvida pergunte.

Brickei meu celular e agora?

O único método conhecido para recuperar e obtendo a permissão da Xiaomi é usando um Miflash específico para dar flash na rom oficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here