Com esse post você, caro leitor, entenderá mais sobre o ADB e Fastboot e também saberá como realizar os procedimentos necessários para utilizar desses recursos graças a uma ferramenta criada pelo desenvolvedor @shimp208 do Forum XDA Developers. Vamos lá?

Sobre o ADB:

ADB-lwh39tv0ay742s8s6wcr53xunelk27aiccz23vj9v0Android Debug Bridge (ADB) é uma ferramenta de linha de comando versátil que permite comunicar com um emulador instanciado ou um dispositivo Android conectado.

O ADB facilita a comunicação entre um dispositivo Android e um computador pessoal. Esta comunicação é feita na maioria das vezes através de um cabo USB, mas as conexões Wi-Fi também são suportadas.

adb é como um “canivete suíço” de desenvolvimento do Android. Ele fornece inúmeras funções que são descritos em detalhes pelo comando: adb — (adb shell, adb install, adb root, adb reboot, etc.)

Sobre o Fastboot:


fastbootFastboot é uma pequena ferramenta que vem com o Android SDK (software developer kit) que pode ser usada para re-partições de flash em seu dispositivo. É uma alternativa ao modo de recuperação para fazer instalações e atualizações.

O modo de fastboot é útil para atualizar o firmware de forma rápida, sem ter que usar um modo de recuperação. Na verdade, é frequentemente a melhor maneira de instalar inicialmente a imagem de recuperação em muitos dispositivos. Fastboot também pode ser usado para operações de desenvolvedores como desbloquear o bootloader de dispositivos Nexus do Google.

Nem todos os dispositivos suportam fastboot, mas muitos suportam.

Existem dois “lados” ao usar o fastboot — o lado do computador e o do dispositivo. Normalmente, primeiramente o seu dispositivo é conectado ao computador através de um cabo USB e então você inicializa o “modo de fastboot” no dispositivo. No seu computador, em seguida, executa a ferramenta fastboot para emitir comandos. Por favor, note que os comandos fastboot só funcionarão enquanto o dispositivo estiver no modo fastboot.

Procedimento para rápida configuração do ADB e Fastboot: 

Pré-requisitos: 

* Conectar seu aparelho ao computador.
* Ter ativado a Depuração USB em Opções de Desenvolvimento do seu Android.
* Ter os drivers necessários instalados em seu computador para que ele reconheça o seu aparelho.

1. Faça o download do Minimal ADB and Fastboot setup.exe a partir daqui.
2. Siga as instruções do instalador e selecione onde você gostaria de instalar o Minimal ADB and Fastboot.step 2
3. Depois de ter escolhido onde instalar o Minimal ADB and Fastboot, selecione se você gostaria de criar uma pasta no menu iniciar ou não.
4. Depois de ter escolhido onde instalá-lo e optou por criar ou não uma pasta no menu iniciar, selecione a opção de instalação.
5. Depois que o Assistente de Instalação for concluído você já pode selecionar para iniciar o Minimal ADB and Fastboot
6. Você também pode iniciar Minimal ADB and Fastboot navegando até a pasta no menu iniciar, se você optou por criar durante a instalação, ou pelo atalho no desktop que você escolher para criar selecionando o Minimal ADB and Fastboot.
7. Você deve ver agora uma janela de comando e com essa janela de comando aberta agora você pode emitir comandos ADB e Fastboot para o seu dispositivo android!

example screenshotTudo pronto! Qualquer dúvida deixe seu comentário!

COMPARTILHE
Estudante de T.I, tecladista, gamer, analista de qualidade de software, amante do bodybuilding. Apaixonado por tecnologia.

4 COMENTÁRIOS

  1. como ativa modo depuração usb com celular bricador? estou esse problema celular não sai tela aj tentei tudo lembrei esquice de ativa modo depuração usb

Deixe uma resposta