Com esse post você, caro leitor, entenderá mais sobre o ADB e Fastboot e também saberá como realizar os procedimentos necessários para utilizar desses recursos graças a uma ferramenta criada pelo desenvolvedor @shimp208 do Forum XDA Developers. Vamos lá?

Sobre o ADB:

ADB-lwh39tv0ay742s8s6wcr53xunelk27aiccz23vj9v0Android Debug Bridge (ADB) é uma ferramenta de linha de comando versátil que permite comunicar com um emulador instanciado ou um dispositivo Android conectado.

O ADB facilita a comunicação entre um dispositivo Android e um computador pessoal. Esta comunicação é feita na maioria das vezes através de um cabo USB, mas as conexões Wi-Fi também são suportadas.

adb é como um “canivete suíço” de desenvolvimento do Android. Ele fornece inúmeras funções que são descritos em detalhes pelo comando: adb — (adb shell, adb install, adb root, adb reboot, etc.)

Sobre o Fastboot:


fastbootFastboot é uma pequena ferramenta que vem com o Android SDK (software developer kit) que pode ser usada para re-partições de flash em seu dispositivo. É uma alternativa ao modo de recuperação para fazer instalações e atualizações.

O modo de fastboot é útil para atualizar o firmware de forma rápida, sem ter que usar um modo de recuperação. Na verdade, é frequentemente a melhor maneira de instalar inicialmente a imagem de recuperação em muitos dispositivos. Fastboot também pode ser usado para operações de desenvolvedores como desbloquear o bootloader de dispositivos Nexus do Google.

Nem todos os dispositivos suportam fastboot, mas muitos suportam.

Existem dois “lados” ao usar o fastboot — o lado do computador e o do dispositivo. Normalmente, primeiramente o seu dispositivo é conectado ao computador através de um cabo USB e então você inicializa o “modo de fastboot” no dispositivo. No seu computador, em seguida, executa a ferramenta fastboot para emitir comandos. Por favor, note que os comandos fastboot só funcionarão enquanto o dispositivo estiver no modo fastboot.

Procedimento para rápida configuração do ADB e Fastboot: 

Pré-requisitos: 

* Conectar seu aparelho ao computador.
* Ter ativado a Depuração USB em Opções de Desenvolvimento do seu Android.
* Ter os drivers necessários instalados em seu computador para que ele reconheça o seu aparelho.

1. Faça o download do Minimal ADB and Fastboot setup.exe a partir daqui.
2. Siga as instruções do instalador e selecione onde você gostaria de instalar o Minimal ADB and Fastboot.step 2
3. Depois de ter escolhido onde instalar o Minimal ADB and Fastboot, selecione se você gostaria de criar uma pasta no menu iniciar ou não.
4. Depois de ter escolhido onde instalá-lo e optou por criar ou não uma pasta no menu iniciar, selecione a opção de instalação.
5. Depois que o Assistente de Instalação for concluído você já pode selecionar para iniciar o Minimal ADB and Fastboot
6. Você também pode iniciar Minimal ADB and Fastboot navegando até a pasta no menu iniciar, se você optou por criar durante a instalação, ou pelo atalho no desktop que você escolher para criar selecionando o Minimal ADB and Fastboot.
7. Você deve ver agora uma janela de comando e com essa janela de comando aberta agora você pode emitir comandos ADB e Fastboot para o seu dispositivo android!

example screenshotTudo pronto! Qualquer dúvida deixe seu comentário!

COMPARTILHE
Estudante de T.I, tecladista, gamer, analista de qualidade de software, amante do bodybuilding. Apaixonado por tecnologia.

5 COMENTÁRIOS

  1. como ativa modo depuração usb com celular bricador? estou esse problema celular não sai tela aj tentei tudo lembrei esquice de ativa modo depuração usb

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here