Correios irão exigir nota fiscal na parte externa de encomendas

O início de 2018 marcará mudanças para o e-commerce. A partir de 2 de janeiro, segundo um comunicado publicado no blog dos Correios, todas as encomendas, importadas ou nacionais, deverão apresentar nota fiscal fixada do lado de fora das embalagens. A mudança incluirá qualquer espécie de produto, inclusive produtos usados.

Caso o produto não contenha nota fiscal, ele ficará retido nos Correios, de acordo com a nova regra. No caso do lojista ser enquadrado como não contribuinte (MEI), e estar liberado de emitir nota fiscal, o mesmo precisará preencher o formulário de declaração de conteúdo disponibilizado pelos Correios.

O Correios ainda afirma que é de total responsabilidade do remetente inserir a nota fiscal e declarar o produto, quando for necessário. A nota deverá ser fixada do lado de fora da embalagem e protegida por algum plástico para que não seja danificada durante o trajeto.

Essa prática não é novidade nos Correios. Ela já acontecia, mas de forma opcional, e apenas os grandes comércios eletrônicos adotavam essa prática. Agora cabe ao usuário se atentar a esse novo procedimento ao comprar algum produto, nacional ou importado, independente do vendedor, para não ter problemas na entrega.

 

Via
Correios

Felipe Lupetti

Focado na área da tecnologia e Smartphone, 29 anos e redator do site Tudo em Tecnologia.

Você vai gostar

9 Comments

  1. Mais uma frescura para encher o saco do cidadão idôneo, deveria pedir nota fiscal de todos os gastos dos políticos, uma lei com mais transparência e eficiente.

      1. Acredito que terá algum formulário no Correio para o preenchimento destes dados, pois como foi informado eles não vão mais aceitar nenhuma encomenda sem as devidas especificações da mercadoria.

Deixe uma resposta

Close
Close