Neste post irei falar um pouco sobre estes sistemas customizados que vêem se difundindo cada vez mais no mundo dos smartphones Android. Se o fabricante do seu aparelho  não  atualiza  mais  a versão do android de seu modelo, se o sistema original não está  agradando  em  termos  de  desempenho  ou  até  se você  quer personalizar o Android em seu aparelho, uma Custom ROM é o que você procura.

O que é uma Custom ROM?

        Partindo do princípio, o Android é um sistema livre, assim como o Linux, onde o usuário  pode baixar,   modificar  o  sistema  e   compartilhar  livremente,   sem custo algum.   E é justamente isso que os desenvolvedores fazem.  Baixam o código  fonte  do  sistema  fornecido  pela própria Google ou até mesmo versões retiradas de outros  modelos de smartphones,  editam o código,   adicionando  novas funcionalidades,   melhorando o desempenho e corrigindo alguns determinados problemas, em seguida publicam o sistema customizado para a comunidade.

 

Pra que instalar uma Custom ROM?

                       Com a constante evolução e aumento das configurações dos smartphones,   muitos  fabricantes  deixam  de atualizar seus aparelhos mais antigos.    Este  é  um  dos motivos  que faz o  usuário  buscar  uma Custom  ROM  para  seu aparelho,   pois os desenvolvedores conseguem customizar versões bem mais atuais do sistema para um modelo que foi deixado de lado por parte do fabricante.  Há também usuários mais exigentes, que gostam de “sugar” o máximo de desempenho do seu aparelho, e conseguem de fato, instalando uma Custom ROM, que permitem uma série de modificações avançadas no sistema, fazendo com que o mesmo rode muito mais rápido no seu aparelho, muitas vezes isto reduz o tempo de carga de sua bateria, mas é o preço que se paga.

                      As mais conhecidas Custom ROM’s são criadas por grupos de desenvolvedores, que trabalham arduamente para levar o seu sistema a um nível impecável de desempenho e estabilidade. As principais Custom ROM’s , que disponibilizam seu sistema para vários modelos de aparelhos, são:

CyanogenMod

           Esta com certeza é a Custom ROM mais popular do mundo Android. Ela foi criada por Steve Kondik, recentemente contratado pela Samsung pelo grande sucesso de suas versões do Android. Ela oferece ao usuário muito mais do que as versões oficiais: desempenho melhor, interface mais funcional e recursos que o sistema original não disponibiliza. No site do projeto você encontrará uma vasta gama de aparelhos suportados pelo sistema e também o tutorial passo-a-passo de instalação.

Site: http://www.cyanogenmod.com/

MIUI

 

                A MIUI é uma das mais populares ROMs Android da atualidade. Totalmente customizável e visando a melhor experiência para o usuário final, engloba uma interface amigável e uma vasta gama de personalizações. Toda sexta-feira, a MIUIROM é atualizada de acordo com o feedback de seus usuários ao redor do mundo.  E o melhor, existe uma versão feita especialmente pra nós brasileiros, a Miui Brasil.

Site: http://miuibrasil.net/

 

 

               Aconselha-se fazer o procedimento da troca da ROM apenas por pessoas experientes no assunto, pois se o usuário não fizer o procedimento corretamente, correm-se sérios riscos de danificar o sistema de seu aparelho, trazendo muitas complicações para fazê-lo ressuscitar. Nem os desenvolvedores nem nós do Tudo em Tecnologia nos responsabilizamos por possíveis danos causados a seu aparelho. Porém, para quem está habituado a fazer modificações no sistema Android, não será grande problema fazer o procedimento de instalação de uma Custom ROM.

SHARE
Previous articleGoogle Nexus 10 Tablet
Next articleLenovo IdeaPad S400

22 anos, solteiro, Analista de TI e colaborador no Tudo em Tecnologia, onde atua nas áreas de Games e Dicas para Windows e Android.

7 COMMENTS

  1. Oi Gente, legal trazer este assunto a tona. Eu quase comprei um atrix com a intenção de instalar o Cyanogenmod, entretanto descobri que ainda não tinha a versão oficial do Cyanogen para ele e algumas Custom roms não conseguem rodar todas as funcionalidades dos aparelhos, exemplos: em alguns aparelhos a câmera não funciona, em outros o GPS da pau, ou seja é preciso mensurar bem e pesquisar bastante à respeito da Customrom vs seu aparelho para depois não ficar chorando, pois é muito arriscado.

    • Olá Wellington,

      A primeira versão do Motorola Atrix (Mb860) é um aparelho que atualmente possui diversas ROM’s customizadas disponíveis. Por ser um aparelho dual core e possuir 1gb de ram por um preço acessível, caiu nas Graças de vários desenvolvedores.

      Grande Abraço!

    • Pois é Rosalia, mas escolhendo a versão certa para seu aparelho e fazendo o procedimento corretamente, terá um sistema muito fluido e estável.

      grande Abraço!

  2. Bem legal isso! Ando pesquisando bastante. Mas, infelizmente, como você mesmo falou, deve ser feito por quem entende, e eu me sinto amarrada, pois não sei fazer essas mudanças. =/

Deixe uma resposta