A Dell lançou há poucos dias no Brasil o seu novo notebook, o Inspiron 15R SE que é um modelo que chega para ocupar a faixa de preço atual do Dell XPS 15, porém como o XPS 15 L502x ainda está a venda, muitos compradores estão em dúvidas de qual notebook levar. Mas para facilitar a sua escolha, o Tudo em Tecnologia traz um comparativo simples entre eles, mostrando os benefícios de cada um. Confira abaixo:

O primeiro comparativo é entre os processadores que cada um vem equipado na faixa de preço entre o modelo de R$2799,00 e também o de R$2999,00. Sendo o XPS 15 equipado com i7 2670QM e o Inspiron 15R SE vem com processador Intel Core i5 3210M da família Ivy Bridge. Confira no gráfico abaixo:

Fonte dos Resultados Utilizados: Notebookcheck


Já o comparativo entre as GPUs não tem algo exato no momento, pois como a Radeon 7730M é um chip gráfico de lançamento recente, não tem dados de testes por ela. Um teste superficial contra a Geforce GT640M que é equivalente a 7730M pode ser feito, porém os dados não tem eficiência, já que é um comparativo com outra do mesmo nível e não de fato a Radeon 7730M. Porém para quem quiser ter uma noção de mais ou menos a diferença, segue o gráfico abaixo entre o comparativo da GT540M x GT640M (equivalente a Radeon 7730M):

Fonte dos Resultados Utilizados: Notebookcheck

Pontos Positivos do Dell XPS 15:

  • Maior poder de processamento;
  • Tela com excepcional qualidade com 95% color gamut;
  • Leitor de Bluray;
  • Sistema de áudio com subwoofer.

Pontos Positivos Dell Inspiron 15R SE:

  • Melhor desempenho gráfico, sendo bem superior para jogos;
  • Nova plataforma de processador e chipset (família Ivy Bridge);
  • Memória DDR3 1600mhz;
  • 4 USB 3.0.

CONCLUSÃO

Assim como o Dell XPS 15, o novo Inspiron 15R SE tem muitas qualidades e pode tranquilamente satisfazer bem o seu comprador, porém cada um tem características particulares. Enquanto o Inspiron 15R SE oferece muito mais desempenho gráfico, o Dell XPS 15 oferece mais desempenho de processamento e uma tela Full HD com 95% color gamut, o que é bem raro no segmento, sendo mais popular tela de 60%. A escolha entre os dois dependerá exclusivamente do uso principal de cada usuário, pois se procura mais poder de processamento para trabalhar com aplicações e uma tela de extrema qualidade, a opção mais indicada será o Dell XPS 15, porém para quem procura um notebook para mais desempenho gráfico principalmente em jogos, o Inspiron 15R SE é a melhor opção.

62 COMMENTS

  1. Bom dia, estou adquirindo um Inspiron 15R SE, a diferença da sua comparação é que no meu caso estou pegando ele top, i7 etc.

    Acho que a sua comparação de telas pode estar falha, pois o que me foi passado pela própria DELL é que a tela do Inspiron 15R SE é a mesma do XPS 15, ou seja essa questão de tela com 95% de color gamut pode estar errada na comparação entre os dois.

    Estou apenas repassando uma informação.

    Abraços.

    • Thiago,

      Valeu por informar. Quando fizer o pedido, na descrição do mesmo, olha se a tela informa RG+B ou Wled para a tela. A Dell só tinha essa tela RG+B para o XPS 15 com 95% color Gamut. O XPS 15z era WLed com 60% color gamut. O novo Vostro também é a WLed.

      A chance do novo Inspiron 15R SE ser WLed é grande, mas tomara que seja realmente igual do XPS 15, pois fica melhor ainda.

    • Isso quer dizer que se estiver certa essa informação na descrição do pedido, a tela não é igual do XPS 15. Já comprei um XPS e a descrição vem R + GB Full HD. Wled é igual do Vostro e XPS 15z atualmente.

      Mas é uma boa tela sim também, só não quanto a do XPS 15.

      Abraço

  2. Estava quase comprando o DV6 – 6170 br, mas gostaria de saber se tem informação se está para sair alguma promoção da dll para o 15 R SE, que vale a pena esperar,

    Abraços.

  3. Liguei na dell e me informaram o seguinte:
    A tela do Inspiron 15R SE é a mesma do XPS 15.
    O Inspiron 15R SE também possui subwoofer stéreo da skullcandy e leitor bluray.
    E disseram que ele veio pra substituir o XPS 15. Linha XPS vai ser só notebook ultrafino.

  4. Editor, no site da Dell o XPS está com configuração inferior 6GB Ram 1333, Video 1GB, i7 2ªGeração, já o Inspiron vem com 3ª Geração do i7, 8GB Ram 1600 e Video 2GB, e optei por comprar o Inspiron, Fiz a compra já pensando em não trocar o Note por um bom tempo, visto que vem com hardware mais atual.
    Dúvida: Porque o XPS 15 continua mais caro que o Inspiron?
    Obrigado antecipadamente e são bons os reviews que você coloca.

    • John,

      Também estou sem entender o preço do XPS 15, ele não compensa atualmente. Quando fiz o comparativo ainda estava com boa configuração e preço. Mas atualmente pra quem vai pegar a versão mais barata, é melhor pegar Vostro 3560 e quem for pegar a mais cara, mais vantagem pegar Novo Inspiron 15R SE.

      Fico a disposição e obrigado pelo elogio.

      Abraço

  5. Excelente comparativo. Estou aguardando o meu Inspiron 15R SE, adquiri com o processador i7, exatamente porque a maior parte do uso será para jogos. E pelo preço e configuração é a melhor relação custo x benefício do mercado. Isso após pesquisar muito entre HP, Sony, Vaio, etc. Só gostaria de saber mais sobre a placa de vídeo, como é um lançamento recente não tem muita informação !

  6. Editor, boa tarde! Comprei o Inspiron Special Edition, mas só devo receber pelo dia 10 de julho e na Dell disseram que eu poderia trocar enquanto não recebo, até mesmo pelo XPS que voltou com preço reduzido e com 8GB Ram. Estive lendo alguns sites dizendo que o Ivy Bridge esquenta ainda mais que o Sandy Bridge, porém com o Ivy é melhor o video via processador e economia de bateria. Será que é verdade? Dizem tamvém que ele baixa o clock quando atinge 105°C automaticamente. Poderia esclarecer estes pontos, pois estou quase trocando pelo XPS. Há possibilidade de realizar um Review completo do Inspiron Special Edition? Digo, mais detalhado como você fez para o XPS?

    OBS:Para compra, levei em conta que ele vem com 4 USB 3.0 com melhor localização no gabinete do Note, os leds são frontais e no XPS não, além do acabamento parecer mais resistente.

    Abraço e obrigado!

  7. Ainda não consegui me decidir entre o xps15 e o inspiron 15r se. Vi uma modelo intermediário do inspiron (com processador i5 e 6gb de memória) e comparei com um xps top (i7 e 8gb) e o preco foi quase o mesmo. O inspiron me agrada mais por ser um modelo mais novo e ser esteticamente mais bonito. Será que mesmo com uma configuração um pouco inferior o inspiron vale a pena? E o fato de xps15 estar saindo de linha pode influenciar na escolha? Agradeceria muito se você pudesse me ajudar. Obrigado.

    • Se você vai usar mais com foco em jogos, sem dúvidas o Inspiron 15R SE é a melhor opção, mesmo com i5 3210M.

      Agora se procura mais desempenho em processamento, leva o XPS que conta com i7 2670QM quad core com muito mais desempenho de processamento que o i5 3210M.

      No quesito design, o Inspiron 15R SE agrada mais, além de ser mais slim que o XPS.

      A escolha final vai depender do seu foco. O XPS 15 em si não vai sair de linha, vai sair o L502x e entra o L521x que é um modelo slim premium bem mais caro que essa versão atual.

      Lembrando que a promoção atual do XPS 15 é essa: http://www.tudoemtecnologia.com/2012/07/super-promocao-dell-xps-15.html

      Fico a disposição.

  8. Editor, procede o comentário abaixo? Estou quase desistindo da compra do Inspiron e trocando pelo XPS. Faz sentido o que ele está dizendo? A bateria em uso simples do Inspiron SE dura igual ao do XPS de 9 celulas?
    Abaixo o que foi comentado por outro participante à respeito do XPS x Inspiron.

    Christiano – SOS MICROS disse:
    02/07/2012 às 9:24 pm

    MUITO MAIS NOTEBOOK

    (AGORA SIM,CONSEGUI REVISAR O TEXTO ANTERIOR,SOLICITO AO MODERADOR APAGAR O ANTERIOR)

    A quem possa interessar o XPS é EM TODOS OS QUESITO infinitamente superior ao 15R..a começar pela questão da dissipação térmica…o tamanho do XPS e seus coolesr muito mais fortes,dão conta de qualquer pressão de trabalho,,não importa o tempodespendido ,se de origem grafica ou não sem pedir água..o XPS term muito mais qualidade nos materiais,ele É e SEMPRE FOI um note projetado para ser PREMIUM,não um note da linha mais barata da Dell,maquiado pra vender como se fosse um!! Não é uma simples placa de video.de 02 GB,que o mudará de categoria,principalmente por tratar-se de uma placa de video de entrada,Ambos tem video de 128Bits,a quantidade de memória raramente importa pra maioria dos jogossuportados em ambas, e SIM a profundidade de bits ,sem falar que que quer um equipamento pra JOGOS,compra um PC,não um note,onde as plascas de video vão a mais de 512 bits de profundidade de dados.(no caso XPS X 15R SE as 2 arquiteturas de video em questão são extremamente eficientes pra aplicações graficas,porem nenhuma das 2 é própria pra jogos pesados na definição máxima…)O XPS conta com um conjunto de som de som que inclui 2 caixas da JBL e um mini sub-woofer embaixo do chassi..é outro nivel de qualidade de som.Por último mas não menos inportante,da arquitetura sandy,para a ivy dos processadores intel,os testes de performance apontaram um ganho de menos de 5%,ou seja NADA MUDA REALMENTE que possa respaldar uma troca de um simples I5 por um i7 versão QM…JÁ PARA A INTEL MUDA BASTANTE…A fabricação que pulou de 32 pra 22 nanometros,possibilitam a Intell fabricar mais processadores utilizando o mesmo waffer,tendo portanto mais lucro….a incrementação nestes novos Ivy Bridges veio por conta da placa de video integrada que é mais o forte do que a da arquitetura anterior,PORÉM NINGUEM QUE COMPRA NEM XPS NEM 15R SE,vai utilizar eesa placa de video om board vai??portanto,comprar um I7 QUAID,ou um I5 DUO…é comprar uma ferrari e compara-la a um astra

    • Segue a minha resposta la:

      O Novo Inspiron 15R SE é uma construção totalmente nova, não tem nada haver com Inspiron 15R passado. O acabamento do novo Inspiron 15R SE é em alumínio anodizado, assim como o XPS 15 L502x.

      Sobre a placa de vídeo, você está um pouco equivocado, pois a GT525M/GT540M é muito inferior a Radeon 7730M, não pela quantidade de memória, mas sim pelo desempenho em si do chip gráfico. Mesmo ambas sendo de 128bits, a Radeon 7730M é muito superior. Não se compara placas de gerações passadas também pelos bits, já que placas antigas de 256bits perdem feio para as mais atuais de 128bits.
      Pra se ter uma ideia, a GTX660M tem 128bits e ela é muito superior a Radeon 7730M.

      Sobre a diferença de desempenho entre um i7 2670QM e i5 3210M, ai sim é enorme. Nesse caso com placa de vídeo dedicada, não faz diferença o desempenho da on-board.

      O Novo Inspiron 15R SE veio para ficar no lugar do atual XPS 15 L502x, por isso evoluiu não apenas em hardware, mas também em qualidade de construção. O XPS 15 L521x será muito superior, porém em outra faixa de preço.

      A decisão é sua, mas eu não trocaria… Ficaria com o Inspiron 15R SE… Só não comprei ele porque o orçamento estava curto, por isso levei o Vostro 3560 com i5 e Radeon 7670M + tela Full HD.

      Fico a disposição.

      • Editor. Mais uma vez obrigado por responder. Eu estou achando a carcaça do Inspiron 15R SE frágil e as dobradiças também. O que você acha?
        Você ainda não conseguiu um review aprofundado do Inspiron 15R SE. Poderia colocar assim que possível?

        Abraço!

  9. Esqueci, sobre a bateria para uso simples, como ficam a do XPS 9celulas e do Inspiron 15R SE 6 células? Ele de fato baixa o processamento quando não utilizado?

  10. Editor, mais uma dúvida: No XPS é necessário desativar o Turbo quando em uso para jogos, visto que o mesmo esquenta muito, no Inspiron 15R SE isso não é necessário? Poderia explicar?
    Abraço!

    • John, como o Inspiron 15R SE é recente e aqui no Brasil ninguém recebeu, não da pra saber informações sobre isso. O XPS 15 roda os jogos tranquilo com o turbo boost, mas como dependendo do jogo a temperatura passa de 90ºc para o processador, é recomendável jogar com o recurso desativado.

      Até mesmo no Inspiron 15R SE pode ser uma boa opção desativar o turbo boost, já que na maioria dos jogos não há muito ganho em FPS, sendo que o recurso eleva bem a temperatura do processador.

      Sobre a bateria, a de 9 células do XPS 15 deve da uma autonomia de umas 4 horas na média, variando para mais ou menos dependendo do uso. A do Inspiron 15R SE não posso te responder porque não testei de fato o modelo e como é recente, não tem dados mais específicos… Mas no geral, deve ficar na média dos modelos, na casa de 3 horas.

      Fico a disposição.

  11. Editor e demais pessoas. O Dell Inspiron 15R Special Edition é péssimo! Acabamento de péssima qualidade, principalmente na parte superior da tampa da tela que é de plástico. Mancha muito nas partes com imitação de alumínio, além do meu ter vindo com uma mancha preta na tela, nada grande, mas deveria vir sem problemas. O micro é rápido, porém qualidade da carcaça péssima, tecla SHIFT agarrando do lado esquerdo do teclado e as teclas próximas do Leitor de DVD afundam demais.
    Não comprem!!! Simplesmente péssimo!
    Abraços.

    • Obrigado por relatar sua opinião.

      Porém não é o padrão de comentários que vejo sobre o modelo na internet. Basicamente grande parte das pessoas que recebem o aparelho gosta e muito. Você recebeu o seu quando?

      Talvez seu modelo teve algum problema na montagem.

  12. Editor, estou eu aqui outra vez com o seguinte dilema. Como disse sobre o Inspiron 15 SE, vou cancelar a compra e ver se consigo adquirir um “Notebook Dell XPS154370 Prata com 2ª Geração do Processador Intel Core i7 2670QM, 8GB de Memória, 1TB de HD, Tela de 15,6” de Alta Definição (720p) LED c/ TrueLife™ resolução 1366×768, Blu-ray e placa de video de 2GB GT540M 2GB, com relação a TELA, será que eles não estão colocando ela de forma incorreta.
    Dúvida? Não seria a tela “R + GB Full HD” ?
    Obrigado mais uma vez.
    Grato e no aguardo.

    • John,

      Acredito que sim, que a tela está incorreta nas especificações, pois a Dell Brasil há muito tempo não vende o XPS 15 com tela HD.

      O bom é você tentar ver numa loja física um modelo desse pra tirar a prova, pois eu não tive esse modelo vendido pelas lojas, apenas modelo direto com a Dell.

      O primeiro modelo da Dell vendido pelas lojas tinha tela HD, mas era o 4270, o 4370 foi lançado já quando a Dell só utilizava tela Full HD.

      Fico a disposição.

  13. Recebi a minha encomenda do Dell Inspiron 15R SE neste mês de Julho, entrega dentro do prazo, produto em perfeitas condições, porém tem alguns detalhes que não são informados no site ou na compra por telefone:
    – o único detalhe que me decepcionou foi o fato de no site estar anunciado em diversos lugares que o teclado teria iluminação, porém para minha decepção isso não é verdade. Em contato com o representante da Dell fui informado que somente o teclado em inglês é iluminado e não há previsão de quando o teclado no formato em português terá essa funcionalidade, acho que eles deveriam retirar essa informação do site, propaganda enganosa.
    – Mais um detalhe sobre o acabamento, apesar de ser muito bonito acaba por ficar muito manchado de impressões digitais, e eu não como uma “coxinha” e depois vou trabalhar no note, é pela oleosidade natural das mãos mesmo, e isso acaba por tirar o aspecto “top” do note.
    Por última análise destes 10 dias que estou com o note, o desempenho é fenomenal, comprei a versão com i7, todo o conjunto funciona perfeitamente, memória, placa de vídeo, etc. Ainda é uma boa relação custo/benefício.

    • Ola Abner,

      Os primeiros modelos do Inspiron 15R SE chegaram mesmo sem iluminação no teclado, porém agora estão enviando com iluminação, mesmo o teclado em português, pois já vi relatos de alguns pessoas que receberam nos últimos dias com esse recurso.

      Sobre o acabamento, você pode confirmar se é metálico por fora e/ou por dentro?

      Abraço e obrigado pela participação.

      • Bom dia, editor.

        Somente as bordas da tela e do corpo do note são em alumínio anodizado. O centro da tela e o descanso dos pulsos no teclado são em plástico na cor preta com acabamento com pequenos hexágonos (tipo “favo de mel”). O fundo no note é em plástico preto liso.

        Não é um plástico ruim, como já ví algumas pessoas relatarem que encontraram rebarbas.

        Como disse anteriormente é um acabamento bonito, o único detalhe é que é muito fácil de “manchar” por impressões digitais, nada que um pano úmido não resolva, sem produtos químicos, no máximo um álcool isopropílico.

        Sobre o teclado iluminado, vou entrar em contato novamente com a Dell para então exigir a eles tomes providências sobre o meu, já que agora os notes estão vindo com essa função e quando comprei havia o anúncio do mesmo. Obrigado pela informação.

        Abraço.

  14. Fiquei muito em dúvida quanto a esse comentário do Abner… onde as impressões digitais são facilmente marcáveis? O Touchpad dele é bom? E Editor-Chefe: Você ouviu aqueles comentários de que o Inspiron 15R SE está com problemas na placa de vídeo? Parece que uma “bluescreen” está aparecendo frequentemente quanto a placa de vídeo é requerida com mais precisão! Será verdade? Pois estava com vontade de compra-ló
    O acabamento dele é “furreca” mesmo? Não quebra nem um galho? Acabei lendo o comentário do John e fiquei um tanto quanto curiosa em relação a isso.

    • Carol,

      O acabamento dele é bom, a maioria das pessoas gostam. O Jonh talvez estivesse esperando mais da máquina e se decepcionou ou o notebook pode ter tido alguma falha na produção, tem essa possibilidade, porém pequena.

      Em geral, 95% das pessoas aprovam bem o modelo e gostam do acabamento. Não pega tanta marca de dedo, mas deve ficar sim como o Abner falou.

      Sobre a tela azul, apenas uma pequena parcela de pessoas estão tendo esse problema, isso acredito que nem representa 1% dos modelos, pois aqui no BR quando vi, eram pouquíssimas pessoas e levando em consideração o número de vendas, foi muito pouco. Até pelo fato que é mais ou menos assim a maioria das pessoas… Quando compra, fica satisfeita e não tem problemas, tudo ok, quase ninguém volta para elogiar… Mas quando tem problemas ou não gosta, 100% dessas pessoas comentam isso em algum lugar.

      Mas é com você, essa promoção do Inspiron 15R SE está ótima: http://www.tudoemtecnologia.com/2012/07/inspiron-15r-se-mochila-gratis.html

      Se eu não tivesse comprado meu Vostro antes, nem pensava 2x atualmente pra pegar o Inspiron 15R SE.

      Fico a disposição.

  15. Mas Editor-Chefe… Será que em menos de 2 meses, esse notebook abaixa o preço? Estou achando um tanto quanto salgado já que ainda tem frete de R$ 102,00! A configuração dele é ótima e estou muito interessada nele…

    Obrgd =*

    • Carol,

      Pelo jeito, acho mais fácil subir. Esse modelo era R$2799,00 e baixou num nível mais baixo que o XPS 15 e ele vem para ficar na faixa de preço do XPS. Acredito que mais barato que isso não fica, só se for uma configuração mais básica.

      Fico a disposição.

  16. Carol, boa noite!
    Sobre o Inspiron 15R SE, de fato me decepcionei com o acabamento da carcaça frágil, mancha com facilidade mesmo, a tampa superior é de plástico que pode ser removível, teclado afunda com extrema facilidade do lado do leitor de DVD sem esforço algum, eu particularmente não gostei. Demora um pouco para iniciar, mas ele é rápido após alguns ajustes, é slim para levar na mochila, porém, a Dell poderia ter aproveitado a carcaça do XPS 15 l502 para ele. Deve haver alguma promoção logo-logo para o mesmo se for do seu interesse, o meu eu devolvi por não gostar do acabamento e fragilidade. Agora não é o momento para comprar, aguarde agosto(dia dos pais).
    Abraço Carol e grande Editor.

  17. Comprei o pc enquanto estava na promoção, ate o momento estou muito satisfeito. Possui uma excelente qualidade gráfica. Só fiquei com duvida em um detalhe, esse note vem sem mídias, eu comprei ele com Windows 7 professional, já que ele veio sem o cd como faço para descobrir a chave do windows e se eu formatar o pc o que acontece com o Windows que eu comprei?

    • Carlos,

      O serial do Windows vem colado no fundo do notebook. Você tem que gravar os DVDs de recuperação. A Dell manda um aplicativo para você criar os discos, da uma olhada no notebook que é bem fácil criar os DVDs, assim se tiver qualquer problema é só reinstalar.

      E se quiser instalar Windows “liso” ou seja, do jeito que vem da Microsoft, pode baixar uma ISO e ativar com o seu serial e assim terá seu windows original. =)

      Fico a disposição.

      • Olá Editor, procurei pelo numero no fundo do computador e o único numero que tem lá é a service tag, e como eu faço para gravar esses DVDs de recuperação? É através do syncUp?
        Obrigado!

  18. Editor, bom dia!
    Parece que a Dell não está mais comercializando o Inspiron 15R SE, procede?
    Será que deram conta dos problemas nele identificados?
    Se souber de algo poderia postar?

    Grande abraço!

  19. Estou na dúvida, qual compensa mais,

    O XPS i7 (top) ou Inspiron SE 15r i5 (versão mais básica) ?

    Ps: O 15r está duzentos reais mais caro…

    Qual escolher?

    Não penso na compra só para games, vou jogar no máximo BF3. E agora?

  20. Uso simples, net, música, filmes, raramente uso programas pesados…Em relação a games, gostaria de jogar apenas o BF3. O XPS i7, roda esse jogo?

    Obrigado pela ajuda.

  21. Olá, tenho uma dúvida que é meio boba …
    preciso de um notebook para usar na facul e também para jogar (especialmente The Sims 3 – e juntamente com todas as expansões), e assistir filmes, e não sei se farei um bom investimento adquirindo um Inspiron 15R SE.

    Agradeço desde já qualquer dica.
    Obrigada.

  22. Para utilizar programas como AutoCad, Revit e Sketchup,
    qual seria a melhor opção o 15R SE ou o XPS 15?

    Espero que possa esclarecer a minha dúvida,
    abraços

    • Manu,

      Pega o Inspiron 15R SE, ele tem melhor desempenho gráfico com a Radeon 7730M 2gb.

      O XPS 15 é melhor para quem trabalha com imagem, tipo Photoshop, pois a tela do XPS é superior em qualidade de imagem. Mas para seu trabalho o desempenho da Radeon 7730M é mais interessante.

  23. Johh vc ta errado,eu tenho 1 Inspiron e ele e otimo recebe a poucos dias,e ate agora tudo de bom,nao esquenta sempre frio mesmo eu jogando jogos pesados,o teclado otimo nao agarra,nao mancha ,iluminado ,tela muito boa ,cara not muito bom nao tem problemas ,eu aconselho comprar!,alguns vem com problemas sim,mas e so uns por acaso.

  24. Boa tarde Editor,

    Gostaria de tirar uma dúvida sobre o hd dessa máquina, estou pensando em comprar um Inspiron 15R se, atualmente esse modelo recebeu um upgrade desde as mensagens anteriores, como o i7-3632QM. Gostaria de saber se o HD de 1 tera, combinado com o SSD (para Intel® Smart Response) de 32 gb tem que tipo de ganho de velocidade / economia de energia? O sistema operacional fica instalado no SSD?

Deixe uma resposta