Com certeza o lançamento do Samsung Galaxy SIV trouxe para vários usuários do Android a vontade de comprar o novo gadget. Para os usuários comuns, o uso dos dispositivos da Samsung com sua interface TouchWiz que vem por padrão nos aparelhos é lago comum, porém há muitos outros usuários que preferem utilizar o aparelho com um Android mais limpo, sem tantas modificações da empresa. Utilizar um Android puro resulta em um ganho de desempenho bastante interessante, já que o aparelho fica livre de vários aplicativos que o acompanham de fábrica.

O grupo Hacksung, responsável pelo CyanogenMod na maioria dos aparelhos high-end da Samsung (inclui Galaxy SII, SIII, Note II, Galaxy Tab e Galaxy Note 10.1), declarou que não pretendem desenvolver uma versão da CyanogenMod para o Galaxy SIV tendo em vista que a Samsung não apoia muito os desenvolvedores, já que trás diversos bloqueios em seus aparelhos dificultando o acesso aos desenvolvedores. Segundo o grupo, a Samsung faz uso de bloqueios que violam até mesmo a GPL, licença que cobre os sistemas em Linux (como o Android).

Para o Hacksung, outro problema é a dupla versão que será comercializada do aparelho, o que dificultaria ainda mais manter um padrão de qualidade. E não foi apenas o Hacksung que anunciou o não-desenvolvimento para o Galaxy SIV, outros desenvolvedores individuais também bastante populares abriram mão do aparelho.

Fontes:  GSMArena, OSnews

Atualizado:

O grupo Hacksung falou que esta foi apenas uma opinião da equipe, porém continuarão desenvolvendo para os Gadgets da Samsung.

“Vamos começar da forma mais simples: CyanogenMod não faz pré-anúncio de suporte ou falta para nenhum dispositivo. Nunca. Nem para o Nexus 4, nós não anunciamos suporte até uma versão nightly estar disponível. Então, qualquer anúncio para “o fim” de suporte para qualquer dispositivo será comunicada pela nossa página no Google+, Twitter, Facebook, nosso blog ou uma combinação desses. Isso não será algo divulgado no post do fórum.

Esta manhã, um comentário de um colaborador da CM no XDA foi considerado como uma verdade absoluta em relação à falta de suporte para o S4. Ele mostrou a opinião de quatro membros da equipe Hacksung, sobre suas frustrações e a falta de interesse em dar suporte ao Galaxy S4. O que os leitores não entenderam é que esse foi um comentário individual e que ele não fala pela CyanogenMOD como organização.

Quanto à posição da equipe para o Galaxy S4, não temos uma até o momento, e provavelmente não teremos antes do aparelho ser vendido nas lojas.

A Equipe CyanogenMod”

Agora os futuros usuários avançados do Galaxy SIV podem ficar mais tranquilos.

Fonte: MobileXpert

2 COMENTÁRIOS

  1. Tomara que não abandonem. Porque sempre usei as ROMs CyanogenMod nos meus Androids. Sempre preferi o Android puro e sem frescuras. XD

    E se o S4 com a ROM engessada da Samsung já possui um excelente desempenho, imagina com uma CM da vida. *_*

  2. Eu tbm prefiro as custom room e comprei está nova versão do galaxy s3, o neo duos. poderiam me dizer se vai ter alguma cm ou outra para este aparelho? porinquanto não dá nem pra fazer root nele se alguém souber de algo por favor me informem, obrigado.

Deixe uma resposta