Muitos já conhecem o famoso HDD que normalmente é chamado de HD e habita nosso computadores e notebooks, com isso na teoria também ouviram falar um pouco (fora o caso de algumas pessoas que nunca viram ou nem sabem da existência) do SSD que é a evolução do HDD, mas para a maioria é uma peça que custa caro e pouca gente saiba da vantagem.

Para tirar as dúvidas que rolam sobre esses dois dispositivos importantíssimos para qualquer máquina moderna, trazemos agora as vantagens, desvantagens e diferenças de cada um.

Diferenças entre: HD vs SSD

  • HDD ou HD: (Hard Disk Drive ou Disco Rígido)

HDD

O que é:

É onde fica armazenado todos os dados do computador ou de outros dispositivos que utilizam o mesmo. Ele é constituído por discos metálicos que trabalham em alta velocidade (HD de 2.5″ – 5400 rpm e HD de 3.5″ – 7200 rpm) sendo constituídos de uma cobertura magnética e são parecidos com CDs, juntamente com esses disco, um “braço” móvel com cabeça de leitura e gravação é responsável por ler e gravar todos os dados, tudo fica interno a uma caixa metálica para proteção. Como o HD é uma memória não-volátil, suas informações não são perdidas ao reiniciar o computador, ao contrário da memória RAM que é uma memória volátil.

Vantagem:

  1. O preço de um HD com capacidade de 1 TB custa em torno de R$ 250,00. O que pode-se considerar barato em questão de dispositivo de armazenagem.
  2. Maior capacidade de armazenamento.
  3. Vida útil bem maior.

Desvantagem:

  1. Graças aos componentes eletromecânicos, o HD não é silencioso;
  2. Em caso de queda, as partes mecânicas poderão ser avariadas inutilizando o HD;
  3. O HD de 3.5″ é pesado e grande;
  4. HD de 2.5″ é bem mais pesado que o SSD;
  5. Possui maior temperatura, o que ajuda a esquentar ainda mais o aparelho em que está acoplado;
  6. Consome mais energia.

  • SSD: (Solid State Drive ou Unidade de Estado Sólido)

SSD (2)

O que é:

Pode ser considerado a evolução do HD contando também com a função de ser uma unidade de armazenamento interno exatamente como o disco rígido é. Possui normalmente o tamanho de 2.5″ e apesar de ser bastante incomum existe a versão com 3.5″. O SSD é constituído de chips de memória flash isentando toda a peça de ter partes mecânicas como o HD, aparentemente tem a mesma ideia da memória RAM, mas no caso do SSD os dados ficam armazenados mesmo após o aparelho ser desligado.

Vantagem:

  1. Menor que o HD, ocupa menos espaço;
  2. Muito mais rápido que um HD;
  3. Em caso de queda dificilmente estragará por não possuir partes mecânicas;
  4. Consome menos energia;
  5. Trabalha com temperatura menor.

Desvantagem:

  1. O SSD com capacidade de 1 TB custa em torno de R$ 2.000,00;
  2. Opções de armazenamento baixas se comparado ao HD;
  3. Vida útil menor, pois tem limite de reescrita.

 

COMPARTILHE
Cursando Engenharia Mecânica, me encontro 4º ano, sempre apaixonado por tecnologia desde criança, este mundo sempre me fascinou e com toda a certeza continua fascinando.

Deixe uma resposta