Aparelhos celulares tem se tornado mais seguros com o passar do tempo com a possibilidade de por senhas, travar por IMEI, apagar dados e rastrear o dispositivo onde é que ele esteja, caso o mesmo possua GPS e uma rede de dados ativa.

Infelizmente apesar de ser um recurso muito bem bolado o mesmo não é tão otimizado ainda, pois existem maneiras de burlar e apagar esse tipo de segurança fazendo o comprador não confiar que seus dados estejam tão bem protegidos como deveriam.

Pensando nessa possibilidade, a Sony anunciou o MXTP (My Xperia Theft Protection) que ao invés de ser instalado junto com o Android onde facilmente pode ser retirado, agora o mesmo ficará no bootloader do portátil, o que evitará dele ser burlado com um Hard Reset, isto é, mesmo reinstalando o sistema operacional, o MXTP continuará ativo com os dados do dono original.

Quais as vantagens do MXTP?

No lado de preservação se alguém não autorizado tentar entrar por exemplo no smartphone, ao colocar as informações incorretas como a conta Google por cinco vezes, o celular automaticamente será bloqueado podendo facilmente ser desbloqueado com as referências corretas do proprietário. Se ele sofrer um reset, o mesmo continuará bloqueado.

O que o Modo Bloqueio faz?

Ele simplesmente não deixa o intruso fazer nada com o aparelho tornando-o inutilizável, não sendo possível atender ligações (caem na caixa postal), ver notificações, fazer chamadas (exceto de emergência), ser reconhecido em um computador e os aplicativos são todos congelados. O exemplificado poderá apenas ser recarregado.

Tem mais algo que o MXTP implementa?

Sim, mesmo sem o chip no telefone ele ainda será capaz de ser rastreado, bloqueado e ter seus dados deletados. Entretanto caso ele sofra reset ou reparação, o bloqueio permanecerá, mas a função de rastrear será retirada.

A Sony não desbloqueia o dispositivo remotamente caso seja solicitada, a empresa pede para recuperar informações com a Google. Em último caso, se não for possível mesmo assim, basta levar em uma autorizada que a equipe desbloqueia mediante a prova de que o gadget é seu.

Apenas telefones da Sony possuem e possuirão o MXTP, outras marcas não terão esse processo (a não ser que criem algo do gênero).

Por enquanto poucos gadgets da Sony estão com esse recurso presente, contudo espera-se logo que outros venham receber a nova proteção através de um rápido update.

Os smartphones e tablets compatíveis neste instante são: Xperia C4Xperia M4 Aqua e o Xperia Z4 Tablet.

Se você possui um dos comentados, vá no menu “configurações > Segurança > Proteção por my Xperia” para ativar esse serviço.

Fonte: Sony

COMPARTILHE
Cursando Engenharia Mecânica, me encontro 4º ano, sempre apaixonado por tecnologia desde criança, este mundo sempre me fascinou e com toda a certeza continua fascinando.

Deixe uma resposta