A Nissan, fabricante de automóveis no japão, anunciou hoje que está trabalhando em um novo carro que poderá se conectar com o cérebro do condutor. A tecnologia, com o nome “brain-to-vehicle” , permite que o carro receba os sinais cerebrais do motorista e antecipe suas reações, antes mesmo dele tomar uma ação.

Na próxima semana, acontecerá em Las Vegas, o Consumer Electronics Show. A Nissan deverá levar um simulador na feira e mostrar essa e outras novidades aos usuários. Para funcionar a tecnologia, o condutor deve usar uma touca com sensores que captam a atividade cerebral enquanto dirige. É possível ver uma prévia das novidades no vídeo a seguir:

A Nissan informa que usará a nova tecnologia para melhorar a direção ao dirigir, detectando coisas que possam causar qualquer desconforto ao motorista. Outras novidades poderão chegar mais a diante, como recursos de realidade aumentada para alterar trechos da estrada ou bloquear elementos que atrapalham a visão dos motoristas.

Caso a Nissan consiga antecipar ações como frear, acelerar e fazer curvas, ela pode avançar muito no desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao condutor. Isso seria um passo a frente também para vermos uma versão mas segura de veículos completamente autônomos.

Deixe uma resposta