Nas linhas abaixo você confere um breve comparativo entre Smartphones Dual-SIM com Android que apresentam bom CxB em seus segmentos, o Galaxy Pocket Duos com preço a partir de R$494,00 e o Defy Mini Dual Chip por R$539,00. Nesse comparativo, utilizaremos alguns aspectos que pesam mais na hora de escolher um celular, isto é, de maneira geral, iremos compará-los e no final, chegaremos à conclusão se, vale a pena, ou não, pagar mais por um celular Dual-SIM.

CARCAÇA

O Motorola apresenta carcaça semelhante à do irmão maior, inclusive a tela, que é de material resistente à àgua, poeira e riscos (graças ao Gorilla Corning).O Samsung tem carcaça de plástico, aposta nas linhas discretas, mas mesmo assim, não é páreo para a carcaça resistente e também discreta do Motorola. De porte maior (10,9cm x 5,8cm x 1,2cm), o Motorola consegue ser acomodado na mão sem precisar de muitos contorcimentos. Já o Samsung (10,3cm x 5,7cm x 1.2cm), como o próprio nome sugere, consegue ser levado ao bolso sem dificuldades. Mesmo sendo mais leve que o Motorola (107g), o Samsung (97g) não consegue passar o mesmo nível de segurança ao usuário portanto, ponto para o Motorola.

TELA

No Samsung, a tela é de TFT 2,8” de resolução 240×320 e 143ppi. Não é muito, mas é suficiente para o nível do aparelho. Já no Motorola, contamos com uma tela de 3,2” TFT de resolução 320×480 e 180ppi. E ainda, ambos contam com Multi-Touch, porém, apenas o Motorola conta com o Gorilla Glass. Ponto para o Motorola.

SISTEMA

Como ambos vêm de fábrica com o Android 2.3, o diferencial será a interface do sistema. O Motorola conta com uma interface mais conservadora, mais parecida com a interface original do Android. Já o Samsung, conta com uma interface TouchWiz, da própria Samsung. Nesse aspecto, não há muitas diferenças de desempenho, portanto, fica a critério do usuário em julgar a melhor.

HARDWARE

A única informação mais específica citada pela Samsung é que o Galaxy Pocket conta com processador ARM 11 de 832Mhz, enquanto o Motorola vem com um Quallcomm SnapDragon de 600Mhz, além da GPU Adreno 200 e memória RAM de 512Mb. Além disso, o Motorola vem com Acelerômetro, sensor de proximidade e bússola. O Samsung conta apenas com Acelerômetro e bússola. No armazenamento, o Samsung conta com 3Gb internos e um slot microSD para até 32Gb. O Motorola, vem com apenas 512Mb internos, porém, conta de série com um cartão microSD de 2Gb. Há espaço de armazenamento também de até 32Gb. Nesse aspecto, notamos uma boa diferença entre os dois aparelhos, com uma vantagem significativa do Motorola, portanto, ponto para ele.

CÂMERA

O Samsung vêm com uma câmera de 2Mp, sem muitos detalhes também. Além disso, vem com uma filmadora (da própria câmera) que filma a apenas, 15FPS. Já o Motorola, vem com uma câmera de 3,15Mp, com flash LED e fimadora de 30FPS, e ainda, uma câmera frontal VGA (o principal diferencial). Não há dúvidas que o Motorola leva também esse aspecto.

CONECTIVIDADE

Ambos armados com GPS (A-GPS), Wi-Fi, Bluetooth e 3G, nesse aspecto são muito semelhantes. Há também uma porta microUSB em cada, portanto, nesse aspecto estão empatados.

BATERIA

O Motorola possui bateria de 1650mAh, enquanto o Samsung possui 1200mAh, essa diferença se traduz em basicamente, em 2h de diferença entre as autonomias dos aparelhos. O Samsung promete ficar ligado em até 15h de uso contínuo, já o Motorola chega à 21h de uso maciço. Ponto para o Motorola, que tem Hardware mais pesado e mesmo assim tem autonomia maior.

CONCLUSÃO

O Motorola levou a melhor em praticamente todos os aspectos. A diferença de preço entre eles é bem pequena, agora é com você na hora de escolher seu smartphone dual-sim.

Lembremos que esses aspectos são gerais, e que podem variar de importância conforme o usuário.

Gostou do Defy Mini Dual Chip?

9 COMMENTS

  1. A pessoa que avaliou os aparelhos,. não levou em conta sequer um item dos muitos que realmente definem uma opção de compra!
    Portanto essa avaliação deixa de ter utilidade e passa a parecer tendenciosa se não levar em conta:
    Facilidade de uso: O motorola é horrivel e comp´licado somente semanas após seu uso é que se consegue utilizar parcialmente o aparelho e alguns itens jamais! Somente quem fica o dia inteiro brincando com o celular é que tem conhecimento do complicado menu.
    Tempo de espera e tempo de uso são relativos – Usuarios de pré-pago e quem não utilçiza em conversa mais de 2 horas por dia não sente a diferença na bateria.
    Na tela a diferença de tamanho não tem nanda a haver se comparada ao tempo de inicialização do aparelho e da sensibilidade do toque na tela que é o que interessa!
    Outra gigantesco pecado do avaliador é o seu desconhecimento de cameras digitais: mp é somente o tamanho das fotos para fotos até 15X20 2mp é mais que o suficiente e o que importa de verdade é o tempo de recarga de uma foto para outra e sensibilidade a luz e o grande angular da camera.
    Apenas aspectos técnicos podem enganar e levar a um arrependimento numa compra, por isso antes de comprar consulte apinião dos donos eassim decida se é aquilo que vc. quer!

    • Sergio,

      Veja que a diferença não está apenas no tamanho da tela, mas também na resolução, o que influencia muito… é só ver a relação ppi.

      Sobre a câmera, não é apenas MP que influencia, mas outras coisas também. o Defy filma em 30FPS, o Samsung não.

      E sobre menus, isso varia de acordo com cada usuário gostar ou não. Tem muita gente que gosta dele, outros não, assim como pode acontecer com o Samsung.

      E no final está claro: “Lembremos que esses aspectos são gerais, e que podem variar de importância conforme o usuário”.

      Ou seja, cada usuário tem que avaliar de acordo com o que dá mais importância.

      Abraço

  2. Ok, o Motorola levou a melhor em todos os aspectos. Mas e a marca em si foi levada em conta? Pois Aqui na minha região a marca Motorola não tem muita credibilidade. Mesmo com tantos pontos a favor do Motorola, ja ouvi muitos relatos de pessoas que tiveram problemas com a marca e com a assistencia tecnica da mesma. Ainda acho que a Sansung passa mais credibilidade. O que voces acham?
    Abraço.

  3. A motorola é um lixo tenho um milestone 3 é ja estragou o touch dexei na asistencia até agora nada !!! moro no Parana . E nao vi ninguem falar bem dessa marca no .. so tem relatos de assistencia orrivel e que os fones estragam. OPINIAO DE DONO DE UM MOTOROLA …

  4. bom galera já tive um motorola ou melhor varios, é um excelente aparelho uma marca incírvel mas ta ficando pra taz,na verdade o ponto ruim do motorola na minha opniao é a demora na hora recarregar a bateria costumam levar mais 4h p pegar uma boa carga e descarregar e rapido se ligar muito ou usa-lo com musica jogos essas coisas aí já era descarrega por gostar, se fica sem sinal mais ainda, mas todos fazem isso só que o motorola é pior mas não deixa de ser uma boa marca, a nokia leva vantagens nesses requisitos q falei pois tem mais durabilidade em bateria e recarrega rapido, não é qualquer tombinho q o estraga, tenho um c206 q vive caindo e ate hoje so arranhou funfando legal entre outros q já tive, troco sempre de celular e agora vou testar esse pocket duos da samsung p ver se é bom…valeu galera.

Deixe uma resposta