O Galaxy S5 Mini acabou de chegar ao mercado brasileiro, ele conta com a mesma linha de visual do S5 convencional além de alguns recursos semelhantes, a Samsung apostou em um aparelho com tela de 4,5 polegadas, e dual chip. O Galaxy S4 antigo top de linha da empresa já está há algum tempo no mercado, com boas configurações o aparelho possui uma quantidade de sensores tela Full HD.

Os dois são boas opções de compra no mercado, mas hoje vamos ver qual aparelho se sairá melhor no comparativo.

Galaxy S5 Mini vs Galaxy S4

S5mini x s4

[ads1]
DESEMPENHO

O Galaxy S5 Mini tem processador Quad-Core de 1,4 GHz, GPU Adreno 305, Memória RAM de 1,5 GB. O Galaxy S4 vem com processador Quad-Core de 1,9 GHz, GPU Adreno 320 e possui 2 GB de memória RAM. Nesse ponto o S4 tem grande vantagem frente ao S5 Mini.

MEMÓRIA INTERNA

Aqui consideramos um empate já que ambos contam com 16 GB de armazenamento interno, também é possível encontrar nos dois aparelhos slot para microSD de até 64 GB, em alguns mercados é possível encontrar o S4 com versões com mais espaço interno.

CÂMERA

Aqui podemos considerar vitória para o S4, com sua câmera traseira de 13 megapixels contra um sensor de 8 megapixels do S5 Mini, ambos contam com autofoco e Flash LED, também são capazes de realizar filmagens em até 1080p. Já a câmera frontal do S5 Mini é de 2,1 megapixels e também filma em 1080p, a do S4 é 2 Megapixels também grava vídeos em Full HD. No geral, temos mais uma vitória para o S4.

DSC04039

RECURSOS E CONEXÕES

Uma das novidades do S5 Mini é contar com leitor de pressão digital e sensor de batimentos cardíacos, além dos sensores como acelerômetro, giroscópio, proximidade, bússola.

O S4 conta com os seguintes sensores acelerômetro, giroscópio, proximidade, bússola, barômetro, temperatura, umidade e gesto.

Conexões do S5 Mini, 3G, WiFi com Hotspot, Bluetooth 4.0, microUSB 2.0, GPS com A-GPS e GLONASS. As conexões presentes no Galaxy S4 são 4G LTE, Bluetooth 4.0, USB On-the-go, GPS com A-GPS e GLONASS, NFC e Wifi com função Hotspot.

Por ser mais atual, o S5 Mini oferece mais recursos, mas não tem 4G LTE, mas oferece versão dual-SIM, ponto forte em relação ao S4 que não tem essa possibilidade.

3301168_06

TELA

A tela do Galaxy S5 Mini é Super AMOLED de 4,5 polegadas com resolução HD, ou seja, 720 x 1280 pixels, densidade de 326 pixels por polegada, tem proteção Gorilla Glass 3. A tela do S4 também é Super AMOLED, mas é de 5,0 polegadas com resolução Full HD 1080 x 1920 pixels, tendo uma tela mais nítida com 441 pixels por polegada, como ambas são Super AMOLED o S4 leva vantagem por possuir uma tela mais nítida.

SISTEMA

O S5 Mini por ser um lançamento já vem com Android 4.4 KitKat, ele também conta com personalizações da fabricante, o S4 chegou com Android 4.3, mas já está disponível o upgrade para o Android KitKat 4.4, ele também tem personalizações por parte da Samsung. O sistema do S5 Mini é diferente, sendo um padrão mais atual da Samsung, levando ligeira vantagem.

Android 4.4

BATERIA

A bateria na teoria mostra uma grande vantagem para o S4, ela tem capacidade de 2600 mAh, contra 2100 mAh do S5 Mini, o tempo de duração em ligações do S4 é de 17 h contra apenas 10 h do S5 Mini.

PREÇO

O Galaxy S5 Mini chegou ao mercado brasileiro custando 1499, o mesmo preço praticado para o S4 que já está a mais tempo disponível no mercado, porém com descontos é possível encontrá-los na casa dos R$1250.

CONCLUSÃO

O Galaxy S4 tem processador e GPU mais forte, tela superior bateria de maior capacidade e também conta com uma câmera melhor. O S5 Mini só leva vantagem por ter alguns sensores a mais, mas perde feio em desempenho. Sem dúvidas entre os dois, é mais interessante comprar o Galaxy S4. O Galaxy S5 Mini só passa a ser uma opção se você deseja realmente um smartphone dual-SIM.

COMPARTILHE
Ex-estudante de Educação Física. Abandonei a carreira de professor de Educação Física para entrar de vez no mundo dos Gadgets com o Tudo em Tecnologia. Seja bem-vindo ao Tt!

5 COMENTÁRIOS

  1. Vale notar que NENHUMA das vantagens do S5 mini o tornam digno do preço cobrado, já que tem praticamente o mesmo hardware de outros similares com metade do preço, como o Moto G 2014. O sensor de batimentos é uma PIADA das maiores que já vi em um smartphone top, pois qualquer um smartphone com câmera e flash pode fazer exatamente o mesmo usando um dos milhares de apps “heart rate monitor”, e esse sensor é basicamente uma câmera de poucos pixels e um led, ou seja, outro ponto pro Galaxy S4, porque esses programinhas funcionam perfeitamente nele e com a mesma acuidade do sensor dedicado.
    Além disso, TOP é TOP até depois de velho! O S4 é o top de linha Samsung da geração anterior, vai continuar usável por mais uns 4 anos, já o S5 mini é a versão reduzida do top, ou seja, quer ser o top mas nunca foi. Tenho o S2, que era o top da Samsung em 2011, só em 2013 que ele foi superado por um mini, no caso o S4 mini. Na mesma analogia, talvez Galaxy S6 mini (em 2015) supere o atual S4, mas aí o S4 estará a preço de banana.

  2. Thallisson ou outro colega, por favor, me ajudem…
    Gostaria de saber a diferença entre o Galaxy S4 4G GT-I9505 e o Galaxy S4 4G GT-I9515 (que é o que mais aparece nos sites agora). Quais são as principais vantagens de um em relação ao outro? E algum desses modelos possui saída de TV (HDMI ou outra)? Ambos têm a proteção Gorilla Glass???
    Agradeço muito pela atenção. Vocês ajudarão bastante na minha escolha.

    • Priscila,

      São iguais, só muda nomeação interna e kernel deles, pois o GT-I9505 vem com Android 4.3 e é atualizado via OTA para 4.4. Já o GT-I9515 já vem com Android 4.4 de fábrica.

      Ambos possuem os mesmos recursos e mesmo hardware.

  3. Na verdade a diferença entre o S4 GT-I9505 em relação ao S4 GT-I9515L é que este último possui conexão 4G, no mais ambos possuem as mesmas configurações, e o GT-I9505 já saiu de linha.

Deixe uma resposta