Enquanto a greve dos bancários traz diversos problemas para alguns, outros acharam um meio nada honesto de faturar com isso.

Aproveitando o desespero das pessoas em relação ao vencimento de suas contas e da greve dos bancários, cibercriminosos criaram sites falsos que prometem atualizar tais boletos sem precisar se dirigir ao atendimento presencial da agência bancária. Porém, ao tentar atualizar suas contas, as pessoas acabam recebendo um novo boleto falso, com os dados da conta do golpista, fazendo, assim, que o valor pago vá para o criminoso.

Os golpistas investiram bastante no golpe, chegando a anunciar os sites falsos em campanhas publicitárias no Google AdWord. Desde modo, quando o cliente buscava informações sobre “boletos” no Google, os links do golpe apareciam de imediato.

A ESET, empresa de segurança responsável por identificar o golpe, deu uma dica superimportante às pessoas que estiverem com contas atrasadas: “Sempre que o usuário tiver problema ou precisar fazer quaisquer ajustes no boleto é importante entrar em contato diretamente com a instituição responsável pela emissão”.

Então, gente, todo cuidado é pouco quando se trata de dinheiro e internet. Se tiverem problemas com o vencimento de boletos ou faturas entrem em contato direto com a instituição responsável pela cobrança e solicitem uma nova conta por telefone mesmo. A maioria das empresas possuem um número 0800 para apoiar os seus clientes em casos do tipo.

Deixe uma resposta