Se você tem enfrentado problemas com a duração da bateria do seu laptop com sistema operacional Windows o problema pode ser algo que talvez você não imaginasse, o navegador mais utilizado hoje em dia, o Google Chrome, pode ser o responsável pela rápida descarga da bateria além de deixar o computador mais lento.

O problema que ocorre devido algo chamado de “system clock tick rate”, ou seja, uma taxa de atualização do clock do sistema, um recurso utilizado pelo Windows, mas que muitas vezes não chega ao conhecimento do usuário. O Windows trabalha com diversos eventos e para economizar energia muitas vezes o processador “dorme” quando não está precisando ser usado, porém ele é ativado em alguns intervalos.

Quando o Google Chrome é aberto a taxa padrão do Windows que é 15.625 milissegundos passa a ser de 1.000 milissegundos, com isso o sistema que antes “acordava” 64 vezes por segundo passa ser de 1000 vezes por segundo, podendo aumentar o consumo da bateria em até 25%.

O Internet Explorer funciona com a taxa de 15.625 milissegundos, e em alguns casos como assistir vídeos no YouTube ele muda a taxa até que a guia seja fechada e ela retorna ao normal.

[ads1]
Fonte

COMPARTILHE
Estudante de Engenharia da Computação (5º Semestre), 20 anos e colaborador do site Tudo em Tecnologia.

Deixe uma resposta