O Google já disponibilizou em seu blog todas as novidades do Android O, ou também, o Android 8.0. Apesar de ainda estar em fase de estabilização, já podemos visualizar como será o novo sistema.

Também já está disponível a versão para desenvolvedores, a versão final deve ser apresentada no final do ano, em um evento de lançamento que geralmente conta com os novos aparelhos do Google.

Bateria:

Mas, falando sobre o novo Android, um dos focos do sistema será economizar bateria, a decisão ficou em modificar o sistema de “Limite de segundo plano”, ou seja, os aplicativos que ficam rodando mesmo sem você estar utilizando eles. Agora, deve ter no sistema mais limites de encerramento de aplicativos automaticamente, focando em áreas como, aplicativos que utilizam sistema de localização e que utilizam serviços em segundo plano.

Também foram disponibilizadas novas documentações que você pode conferir AQUI ou AQUI.

Notificação:

Melhorias no sistema de notificações, agora no Android teremos o “Canais de notificações” nele há categorias que um determinado aplicativo está gerando nas notificações, sendo assim, você pode, por exemplo, bloquear somente uma das categorias de notificações de um aplicativo de notícias, se você gosta mais de “tecnologia” poderia bloquear somente a categoria “esportes”.

Além de melhorias no visual, deve contar com novos recursos como o de agrupar notificações, tornando mais fácil de ver aquilo que lhe interessa mais.

API de Preenchimento Automático:

A ideia é facilitar o preenchimento de campos como login e senha, agora com um suporte API para o sistema de auto completar será possível que aplicativos tenham essa função de forma segura, evitando que você tenha que ficar digitando o e-mail diversas vezes, até mesmos nomes e senhas.

Recurso PIP e recursos de janela

PIP ou também Picture-in-Picture, agora será possível por exemplo executar um vídeo em uma tela menor enquanto utiliza outros aplicativos. Além disso também terá suporte para múltiplas telas.

Ícones:

No Android ainda não existia padronização de ícones, muitas vezes isso acontecia em versões modificadas como o TouchWiz, mas agora, o Android O contará com ícones adaptativos como no GIF abaixo:

Outros recursos:

Melhorias no som, graças a Sony que doou um codec para o Android. O Google também desenvolveu o AAudio API for Pro Audio, para profissionais de som.

Melhorias na navegação por teclado físico, como uso das teclas TAB e direcionais.

Wi-Fi Aware, para fazer a conexão entre dispositivos mesmo sem uma rede Wi-FI por exemplo.

Multiprocessadores para WebView virá ativada por padrão.

 

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta