Muitas vezes ao olhar a descrição de algum notebook é comum encontrar a informação da quantidade de memória dedicada para o chip gráfico, mas será que essa memória é dedicada mesmo? Com a chegada da família de processadores Sandy Bridge a Intel trouxe a boa Intel HD3000, que conseguiu um bom desempenho para um IGP e muitos usuários encontram informações nos anúncios de 128mb dedicado, mas isso está correto? A Intel HD3000 tem mesmo memória dedicada? Vamos ver mais abaixo…

 

Indo direto ao ponto, a Intel HD3000 não tem memória dedicada, ou seja, a informação de memória dedicada está equivocada. O IGP (integrated graphics processors) da Intel possui memória alocada (“roubada” da memória ram) de acordo com a necessidade. Alguns fabricantes de notebooks configuram na bios um limite mínimo para a Intel HD3000 utilizar, que pode ser os 128mb que muitos sites de vendas informam que a mesma tem de memória dedicada, mas isso não significa que a Intel HD3000 tem os 128mb, mas sim utiliza memória alocada, que de acordo com a necessidade, aumenta, podendo chegar a mais de 1gb, dependendo da qualidade de memória ram do sistema. Mas não se anime com a quantidade de memória alocada, o que limita o desempenho é o IGP em si, além de que a memória alocada é mais lenta que a memória dedicada.

 

Quando for comprar seu notebook, cuidado para não ser confundido com anúncios equivocados e não comprar achando que levou um notebook com chip gráfico dedicado (“placa de vídeo”). A Intel HD3000 tem bom desempenho, mas não faz milagres, se pensa em jogar alguns games com boa qualidade pra jogar na resolução HD (1366 x 768), tem que procurar um notebook com no mínimo Geforce GT540M ou AMD Radeon 6550M, mas se procura um notebook Gamer, ai só de Geforce GTX560M para frente.

2 COMMENTS

Deixe uma resposta