Alguma vez você se deparou com a situação de precisar  urgentemente do seu celular, que estava sem carga na bateria, e você não estava com o seu carregador? Só de imaginar é desesperador não é? Atualmente vivemos sob completa dependência dos nossos gadgets, dificilmente imaginamos uma vida sem eles.

A Intel planeja lançar no segundo semestre de 2013, Ultrabooks equipados com transmissores especiais que podem recarregar seu smartphone sem a necessidade de conectar nenhum fio a ele. Obviamente que este smartphone precisa ter um receptor compatível com esta tecnologia, para que tudo funcione.

A tecnologia chamada de WREL (Wireless Resonant Energy Link) possibilita a recarga da bateria do celular sem que o mesmo esteja completamente alinhado com o transmissor ou até mesmo com um objeto entre os 2 dispositivos, como no caso do início da utilização do infravermelho nos celulares aonde era necessário manter os aparelhos imóveis e sem nenhum obstáculo entre eles, até a conclusão da transmissão dos dados. A tolerância da distância para que o software instalado no Ultrabook reconheça o receptor, neste caso, é de 20mm.  O software atua como um gerenciador de carregamento da bateria, podendo estipular o tanto de carga que você deseja passar para o seu celular.

A eletricidade sem fio em si não é uma idéia nova, ela vem sendo explorada há algum tempo. No Japão, a NTT Docomo(operadora) e a Sharp(fabricante) lançaram smartphones com a tecnologia de recarga de bateria sem fio, mas o seu elevado preço ainda afasta a grande maioria dos consumidores.

Estamos diante de um grande divisor de águas, nossas vidas serão completamente diferentes quando eliminarmos este último elo da era analógica, o fio!

Levará alguns anos até a real popularização deste recurso, imaginem o dia em que possamos comprar equipamentos a preços acessíveis, todos sem fio. Não só celulares, mas todo e qualquer tipo de dispositivo que utilize energia elétrica!!! Sinto um pequeno frio na minha espinha e tenho a sensação de que, a cada passo, estamos entrando em uma nova era da tecnologia.

Abaixo, veja um pequeno vídeo do WREL em demostração:

Fonte: DigiTimes

Vídeo: First Zoom

Deixe uma resposta