Um dos grandes mistérios que circulam a Apple é a respeito dos detalhes sobre o hardware embarcado nos seus aparelhos. A fabricante nunca informa, além do básico necessário, o que realmente está entregando aos seus usuários.

Esse mistério vinha sendo repetido em diversas gerações do iPhone a respeito das reais especificações sobre a bateria e memória RAM, onde a fabricante nunca mostrou suas reais capacidades.

A nova da vez agora é em relação ao armazenamento interno. Todos nós já sabemos que a Apple alterou os armazenamentos padrões de 16GB, 64GB e 128GB para 32GB, 128GB e 256GB, porém ela não divulgou que a versão de 32GB do iPhone 7 teria um desempenho inferior em comparação aos modelos de 128GB e 256GB e, até mesmo, do modelo de 64GB do iPhone 6s Plus.

O teste foi realizado pelo GSM Arena, utilizando o app Basemark OS II, que pode ser encontrado de graça na App Store, onde o iPhone 7 Plus de 32GB só alcançou 839 pontos no quesito armazenamento, contra 1700 pontos das demais versões.

Para tirar todas as dúvidas a respeito do assunto, a equipe do GSM Arena utilizou mais um app, o Pass Mark, o que também mostrou o desempenho inferior da versão de 32GB, chegando a ser 8 vezes mais lento que o modelo de 128GB na questão de gravação de dados.

Como testes de benchmarks não são a prova mais fiel do mundo, fizeram um teste real onde foi filmado um vídeo de 10 minutos em 4K pelo próprio iPhone e cronometraram quanto tempo levaria para copiar o vídeo como um novo arquivo. O resultado foi bem decepcionante, onde o iPhone 7 Plus de 32GB foi três vezes mais lento que o modelo de 128GB.

Confira todos os testes

O uso individual do aparelho no dia a dia não irá impactar tanto na experiência do usuário, porém isso foi uma tremenda bola fora da Apple, já que a velocidade do armazenamento interno está ligada diretamente no desempenho do aparelho como um todo.

Até o momento a Apple não se posicionou sobre o caso.

FONTEGSM Arena
COMPARTILHE

Deixe uma resposta