A Kaspersky, empresa de segurança digital, está constantemente alertando sobre os mais variados tipos de ameaças digitais. Recentemente a empresa divulgou os riscos existentes ao carregar o celular.

Logo no início, a empresa ataca diretamente o uso de carregadores piratas. Sabemos que são a causa de explosões, ferimentos e, até mesmo, a morte de algumas pessoas. Nem mesmo os carregadores originais estão livres de falhas, há vários relatos de acidentes envolvendo-os, embora a Kaspersky não menciona os ocorridos.

Mas o que vem preocupando a empresa não são as explosões apenas, e sim na facilidade em conectar os aparelhos a qualquer porta USB de fácil acesso.

Muitos smartphones, que possuem o Android KitKat ou mais recente, conectam-se com as portas USB através do protocolo de transferência de mídia (MTP) por padrão, o que acaba abrindo o diretório de arquivos do aparelho para o receptor USB (porta onde o celular foi conectado). Não importa se a porta USB utilizada está conectada a um computador ou uma daquelas tomadas de parede.

Mesmo você definindo a opção “Somente Carregar” por padrão, o celular se comunica com a porta USB enviando um pequeno arquivo de dados contendo o nome do aparelho, fabricante, número de série e vários outros dados – em alguns casos o arquivo passa os 100kb.

Esse pequeno arquivo de dados contém informações do telefone suficiente para que um “espertinho” possa invadir o seu aparelho e roubar mais dados. E ainda pode piorar, o hacker poderá instalar trojans, ransomware, entre outras pragas, para continuar roubando os seus dados.

O último parágrafo do texto diz:

                Para resumir: Lembre-se de que você nunca poderá dizer o que tem do outro lado de uma porta USB que aparenta ser normal. Uma porta USB pode ser um sistema que reúne dados sobre todos os dispositivos conectados a ela, uma fonte de alimentação defeituosa, um capacitor potente ou um computador que instala um “espião” em seu aparelho. Você simplesmente não poderá saber antes de ligar o seu aparelho.

Aparentemente, isso se aplica até mesmo as portas USB que você conhece e confia.

Então o que seria mais seguro? Carregamento sem fio? Bem, pode ser uma solução viável.

“Então nunca, nunca carregue seu celular. Nunca mais. ”

COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta