De acordo com informações originadas de “várias pessoas por dentro do plano da Google”, a linha de smartphones Nexus está morta. Isso quer dizer que o Huawei Nexus 6P e o LG Nexus 5X, ambos lançados no ano passado, foram os últimos smartphones a carregarem a marca Nexus.

Ainda sobre as informações divulgadas, os dois aparelhos que estão sendo fabricados pela HTC, o Sailfish e o Marlin, cujo quais pensamos que seriam os Nexus de 2016, terão outra marca vinculada à Google. A informação ainda não está clara, mas espera-se que os dois smartphones venham a ser chamados de Google Phone ou algo do gênero.

Além da afirmação sobre a extinção da linha Nexus, os novos aparelhos não terão qualquer marca em seus corpos além do “G”, que simbolizará o Google, na parte inferior traseira, extinguindo o nome Nexus ou a marca HTC de suas carcaças.

Mas essas não serão as únicas mudanças. Para fugir da imagem Nexus e aumentar ainda mais o seu controle nesses dois aparelhos que serão lançados pela HTC, a Google não irá lança-los com o Android propriamente puro. Os aparelhos Sailfish e Marlin terão algumas mudanças que irão diferenciá-los dos demais aparelhos com Android como nova barra de navegação, nova home (a que foi vazada recentemente será a provável home exclusiva para os novos Google Phones) e uma integração mais profunda com a assistente da Google.

A linha Nexus sempre possuiu a experiência mais pura e fluída do Android, sendo sinônimo de qualidade e adotada em sua maioria por diversos desenvolvedores, construindo uma das maiores comunidades de desenvolvimento no meio. A linha teve início em 2009, com o HTC Nexus One, seguindo até o ano passado, com os Nexus 6P, da Huawei, e Nexus 5X, da LG. Nesses 6 anos de Nexus a Google firmou parceria com diversas fabricantes como Samsung, LG e Motorola.

Se o fim da linha Nexus for confirmado de fato, isso representará uma grande perca para a comunidade de desenvolvimento, mas também apresentará uma das maiores mudanças feita pela Google no meio mobile.

FONTEAndroid Central
COMPARTILHE

Deixe uma resposta