Um notícia nada boa para portadores de smartphones com Android mais antigo. Quem possui um aparelho com o OS na versão 3.1 para baixo (a maioria dos aparelhos passados são Android 2.3), terá uma nova preocupação, já que um novo malware com o nome de MouaBad.p anda rondando esses celulares.

Simplesmente essa nova ameaça utiliza o dispositivo para fazer ligações para certos números pré-programados sem o utilizador se dar conta, fazendo isso somente em certas horas como o caso da tela estar desligada e ao ligá-la interromper a chamada imediatamente, fora o fato das chamadas discadas serem modificadas pelo vírus para nada ser percebido. Mas ai surge uma pergunta, o que os criadores do malware ganham com isso? É bem simples, os números discados são de prestadoras onde parte dos gastos revertem em dinheiro para o operador de serviço que com toda a certeza faz parte do esquema da coação espalhada, com diversas ligações feitas a preço exorbitantes.

Por enquanto o problema só está ocorrendo na China e em poucos aparelhos, mas o que recomenda-se é sempre manter seu gadget atualizado e com um bom anti-vírus instalado, e o mais importante, nunca instale aplicativos desconhecidos apesar de ainda não se ter notícia do MouaBad.p em algum aplicativo da loja Play Store.

Via: Graham Cluley

Deixe uma resposta