Há um rumor de que a Microsoft estaria planejando vender o seu slate, o Surface, por apenas $199 no mercado americano. Este preço seria praticado apenas para o modelo RT do Surface, que será lançado juntamente com o Windows 8, no dia 26 de outubro. (Confira aqui mais detalhes sobre o Surface)

Algúem se recorda do HP Touchpad? Ele foi vendido nos EUA por $99, para acabar com todos os produtos encalhados no estoque, e se transformou em sucesso instantâneo de vendas. Seria essa a estratégia da Microsoft?

Baixar os preços a níveis que a concorrência jamais possa competir? Mesmo com o risco iminente de ter um grande prejuízo, ou na pior das hipóteses, fazer com que nenhuma outra fabricante se interesse pela plataforma Windows RT. Isso transformaria a Microsoft na única desenvolvedora de Hardware para o Windows RT, sabemos que isso significa apenas uma coisa, fracasso. A Microsoft cobrará $85 para as montadoras OEM licenciarem o Windows RT. Será impossível para qualquer fabricante (Asus, Samsung, Acer, HP, Lenovo, etc) vender um dispositivo baseado no RT por um preço competitivo com o Surface.

A ambição da Microsoft vai mais longe,  ela planeja alcançar até 30% do mercado de tablets. A este ponto, não é possível acreditar em  “ingenuidade” da sua parte. Como modelo, temos a Apple que utiliza este formato de negócio, sua arquitetura é completamente fechada e proprietária, Steve jobs enfatizava que o ponto chave era “controlar a experiência do usuário”. A Microsoft está levando estas palavras a sério.

A Acer, uma das principais parceiras da Microsoft que vem expressando sua opinião negativa a respeito do lançamento do Surface (confira aqui), já desistiu de tentar convencer a Microsoft de abandonar o projeto, reúne esforços para que o Surface seja vendido por preços que possam ser realmente competitivos com as demais empresas OEM. Caso contrário, teremos, talvez, uma grande catástrofe pela frente.

Analistas acreditam que, para  a Microsoft praticar este preço, ela deverá limitar a venda do Surface apenas em território americano. Com isto, o impacto seria menor e não tão nocivo ao atual ecossistema do mercado. Algo semelhante ao que a Google está praticando com o Nexus 7, que ainda não foi lançado no mercado Chinês por exemplo. Já se sabe que o Nexus 7 está deixando as coisas muito difíceis para seus concorrentes de 7″ e até mesmo está tomando pequena parte do mercado dos dispositivos de 10″.

Como consumidor, tenho uma pontinha de esperança ainda em ver o Surface sendo vendido a $199 nos EUA, e como sou brasileiro e nunca desisto, ainda sonho com preços justos e lançamentos aqui no Brasil.

Fonte: DigiTimes

1 COMENTÁRIO

  1. Não me lempre do HP Touchpad, perdi a oportunidade de comprar ele a 120 dolares. Pensei que a promessa do android não seria possivel. Me lasquei!!

Deixe uma resposta