Notebooks, Temperaturas e Super Aquecimento

Devido ao grande número de modelos com problemas de aquecimento no passado, atualmente esse temor ainda perdura por muitos usuários. Quem não lembra dos chipsets Nvídia? Dos Turions MK-XX que fritavam tudo? Mas atualmente as coisas tem mudado e tanto a AMD quanto a Intel tem desenvolvido processadores que aquecem cada vez menos e com mais desempenho.

Dificilmente hoje em dia os modelos básicos apresentam problemas com aquecimento. Em geral seu funcionamento fica na entre 45 a 55ºc (uso básico)… outros passam um pouco dessa faixa, mas continua dentro da normalidade. Modelos mais potentes (i7 32nm) funcionam na casa dos 50 a 65ºc. Quando em estresse, os processadores tendem a ficar próximos de 90ºc, mas quase sempre abaixo, na faixa entre 80 a 85ºc. Você deve se preocupar apenas quando seu processador estiver acima de 90ºc ou caso em uso básico e ele seja maior ou igual a 70ºc. Um processador básico como o P6200 ou um mais forte como i3, fica quase sempre na casa de até 50ºc para esse uso. O i7 2670QM fica na casa dos 60ºc e em estresse vai pra perto de 90ºc e ultrapassando essa barreira muitas vezes. Lembrando que tudo isso varia de acordo com a temperatura ambiente, com o modelo do notebooke com o tempo de uso dele, pois as vezes com o tempo de uso pode entrar poeira no sistema de resfriamento e fazer com que ele aqueça perca um pouco a eficiência.Mas o que o super aquecimento do processador pode causar ao notebook? Bem, dificilmente o processador irá queimar, pois atualmente são projetados para quando em altíssimas temperaturas, desligar todo o sistema para que não comprometa o conjunto, mas o problema do super aquecimento, é que se seu processador trabalha em temperaturas acima do aceitável, com um tempo esse alto calor gerado vai danificando as soldas da placa mãe, o que leva a mesma a queimar… Geralmente ocorre problemas no chip de vídeo, o famoso problema de BGA, e seu conserto é caro e que muitas das vezes o problema pode voltar, sendo melhor a solução a troca da placa mãe, procedimento que é inviável em 99% dos casos, já que são caras, deixando o valor total do reparo sem compensar.

Fique atento as temperaturas do seu notebook, e você pode está verificando as mesmas com vários programas. Uma opções free para realizar essa tarefa é o HWMonitor, que você pode baixar clicando Aqui, ele é um programa leve e eficiente. E se você joga muito com seu notebook, é altamente recomendável comprar uma boa base refrigerada.

Um Comentário

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo