Devido ao grande número de modelos com problemas de aquecimento no passado, atualmente esse temor ainda perdura por muitos usuários. Quem não lembra dos chipsets Nvídia? Dos Turions MK-XX que fritavam tudo? Mas atualmente as coisas tem mudado e tanto a AMD quanto a Intel tem desenvolvido processadores que aquecem cada vez menos e com mais desempenho.

Dificilmente hoje em dia os modelos básicos apresentam problemas com aquecimento. Em geral seu funcionamento fica na entre 45 a 55ºc (uso básico)… outros passam um pouco dessa faixa, mas continua dentro da normalidade. Modelos mais potentes (i7 32nm) funcionam na casa dos 50 a 65ºc. Quando em estresse, os processadores tendem a ficar próximos de 90ºc, mas quase sempre abaixo, na faixa entre 80 a 85ºc. Você deve se preocupar apenas quando seu processador estiver acima de 90ºc ou caso em uso básico e ele seja maior ou igual a 70ºc. Um processador básico como o P6200 ou um mais forte como i3, fica quase sempre na casa de até 50ºc para esse uso. O i7 2670QM fica na casa dos 60ºc e em estresse vai pra perto de 90ºc e ultrapassando essa barreira muitas vezes. Lembrando que tudo isso varia de acordo com a temperatura ambiente, com o modelo do notebooke com o tempo de uso dele, pois as vezes com o tempo de uso pode entrar poeira no sistema de resfriamento e fazer com que ele aqueça perca um pouco a eficiência.Mas o que o super aquecimento do processador pode causar ao notebook? Bem, dificilmente o processador irá queimar, pois atualmente são projetados para quando em altíssimas temperaturas, desligar todo o sistema para que não comprometa o conjunto, mas o problema do super aquecimento, é que se seu processador trabalha em temperaturas acima do aceitável, com um tempo esse alto calor gerado vai danificando as soldas da placa mãe, o que leva a mesma a queimar… Geralmente ocorre problemas no chip de vídeo, o famoso problema de BGA, e seu conserto é caro e que muitas das vezes o problema pode voltar, sendo melhor a solução a troca da placa mãe, procedimento que é inviável em 99% dos casos, já que são caras, deixando o valor total do reparo sem compensar.

Fique atento as temperaturas do seu notebook, e você pode está verificando as mesmas com vários programas. Uma opções free para realizar essa tarefa é o HWMonitor, que você pode baixar clicando Aqui, ele é um programa leve e eficiente. E se você joga muito com seu notebook, é altamente recomendável comprar uma boa base refrigerada.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta