Novas atualizações deixam os iPhones antigos mais lentos?

Todos os anos no mês de setembro, a Apple anuncia uma nova versão do iPhone e de seu sistema operacional, o iOS. Nesse período, uma parcela de usuários que possuem um modelo mais antigo, reclamam que seus iPhones estão mais lentos, e alegam que a empresa faz isso de propósito para “obrigar” seus clientes a migrarem para um produto novo.

Mas fica a questão: isso é realmente verdade? Para sanar de vez essa dúvida, o site Futuremark – dedicado a analisar a performance de diferentes dispositivos – realizou testes com dados coletados desde abril de 2016 com seu famoso aplicativo 3D Mark.

Abaixo, vocês poderão ver os gráficos que mostram como um iPhone 5s, aparelho lançado em 2013, se comportou nos últimos 18 meses. Os dados são referentes a CPU e GPU do dispositivo.

Levando em conta o processador e a placa gráfica do 5s, seu desempenho se manteve praticamente estável nos últimos 2 anos. O mesmo pode ser dito do iPhone 6s, 7 e 6 – esse último teve um aumento significativo esse ano, graças ao novo iOS 11.

Sendo assim, a ideia de que a Apple deixa os modelos antigos mais lentos não passa de um mito. Mas muitos podem perguntar: então por que meu iPhone fica “pior” quando se aproxima a data de lançamento de um novo aparelho?

iPhone 5s

O Futuremark diz que isso não é culpa da Apple, pelo menos não diretamente. Ela diz que: “Uma atualização pode trazer novas funções que acabam usando mais recursos ou precisam de mais poder de processamento. Novos aplicativos para modelos mais recentes podem não rodar tão bem em aparelhos antigos. Além do mais, aplicativos feitos para uma versão antiga do iOS não utilizam todas as otimizações da última versão.

Dessa forma, não é que a empresa da maça deixa seu iPhone mais lento, apenas o tempo vai passando e, conformes novos recursos chegam, os aparelhos mais antigos não conseguem suportar de forma plena todo o “peso” de um novo iOS, por exemplo.

Via
UOL Tecnologia

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo