A equipe de desenvolvimento do Android não quer perder tempo e já está adiantando as novidades que virão na próxima versão do sistema, por enquanto chamada de ‘N’, e trará algumas funcionalidades já conhecidas por usuários de outras fabricantes dentro do próprio ecossistema, já outras ótimas novidades para a plataforma.

Talvez uma das mais úteis novidades do Android N é a troca rápida de aplicativos. Com apenas dois toques no botão de multitarefa e você pode alternar entre seus apps abertos rapidamente.

Outra grande novidade, e que faz jus ao tamanho de muitos aparelhos lançados com o sistema hoje em dia, é a possibilidade de dividir a tela para que sejam exibidos dois aplicativos ao mesmo tempo, o que deve aumentar consideravelmente a produtividade dos usuários com esta função. Mas vale a pena lembrar que essa não é bem uma novidade dentro do Android, a Samsung já oferecia essa funcionalidade desde a época do Galaxy S3, em 2012, em muitos dos seus aparelhos (mas, é de casa).

N split screen

Uma novidade também, muito interessante por sinal, é a possibilidade de informar dados sobre o dono do aparelho mesmo na tela de bloqueio. Calma, é diferente daquelas frases ou coisas parecidas que era possível antes, agora vai ser possível indicar o tipo sanguíneo, alergias, medicamentos de uso controlado, endereço, telefones para contato em casos de emergência, e outras opções. Isso pode ser o motivo de uma vida salva, caso o dono do aparelho sofra de uma doença crônica, como diabetes, e passe mal na rua por exemplo.

N emergência

O app de configurações passou por algumas mudanças também, como a opção de Memória mostrando o quanto de RAM está sendo consumida, o botão de Bateria que mostra uma estimativa de autonomia restante, Apps já indicará a quantidade de apps instalados sem mesmo selecionar a opção.

N config

A área de notificações passou por duas grandes mudanças, uma foi em relação as notificações em si e a outra foi referente aos atalhos disponíveis para acesso rápido. Nas notificações, além delas ocuparem um espaço maior na tela, permitindo pré-visualizar mais informações sobre a notificação, é possível ver uma barra acima delas com informações importantes do sistema, como bateria, sinal de Wi-Fi e da operadora, lanterna e outros. Puxando novamente a área de notificação, é possível ver mais atalhos (toggles), além de uma lista com bem mais opções que estão disponíveis para serem colocadas nessa área.

N notificações N toggles

As duas últimas novidades remetem a interface do sistema. Enquanto uma permite que seja acionado um tema escuro para o sistema, o que afeta diretamente as pessoas que costumam usar o seu aparelho em locais mais escuros, a outra permite que o usuário escolha a melhor escala de DPI para ele, o que pode deixar tudo na tela menor ou maior, conforme a necessidade do usuário.

N dpiFonte: imagens/The Next Web

COMPARTILHE
Estudante de Bacharelado em Ciência da Computação, 20 anos, colaborador do Tudo em Tecnologia trazendo dicas e novidades das plataformas móveis: Android, Windows Phone e iOS.

Deixe uma resposta