A versão com a maior mudança na interface visual do Android desde o 4.0 Ice Cream Sandwich, foi lançada ao mundo oficialmente hoje, a versão Lollipop. Com um novo sistema de notificações, uma nova tela de multitarefas e várias outras novidades que o Google implementou para a versão 5.0 do seu sistema operacional que devem chegar inicialmente junto com os novos aparelhos, o Nexus 6, feito pela Motorola, e o Nexus 9, tablet feito pela HTC.

Confira: Nexus 6

Nova interface: Material Design

Com o novo Android, e após várias versões entre o 4.0 Ice Cream Sandwich e o atual 5.0 Lollipop, o Google mudou bastante a interface do seu sistema, que tem leves influências das novas versões das interfaces da Samsung e LG, com um design muito mais chapado, flat e com animações mais elaboradas. A nova interface promete trazer uma fluidez de usabilidade muito mais poderosa e acabar com aquela má fama que o sistema tinha de ser visualmente mais lento que seus concorrentes.

Google-Android-Lollipop_2

Novo sistema de notificações

Como parte da nova identidade visual do Android, as notificações não poderiam ficar de fora dessa remodelação. Elas agora possuem um nível de prioridade e são exibidas conforme esse nível, apesar que basta que você deslize o dedo para baixo e será exibida o restante.

Outro fato interessante é que você não precisará mais sair da sua atividade para ver uma notificação, ela é exibida como uma mini tela em cima do seu jogo e você poderá ver a mensagem recebida, por exemplo.

Segurança

O Android recebeu melhorias no núcleo do sistema para executar todas os aplicativos de forma mais segura e menos suscetível a malwares, além de conter a implementação do Knox, reconhecido como um grande sistema de segurança desenvolvido pela Samsung e agora é incluído em todos os dispositivos Android, e uma conexão mais segura com o seu Android Auto ou Android Wear.

Gerenciamento da bateria

Uma das grandes reclamações dos usuários de smartphones, do Android mais precisadamente, é o tempo de autonomia da bateria e o Android Lollipop possui várias melhorias para aumentar a vida da bateria. Mas há novidades para o gerenciamento da bateria para o novo Android, agora é possível ver o tempo estimado para a conclusão do carregamento enquanto o carregador está plugado ao aparelho e uma estimativa de tempo restante de bateria. Além de um modo de economia de energia que permite aumentar em até 90 minutos a autonomia, ótimo para os momentos de pouca bateria e longe de uma tomada ou carregador

Desempenho

Com o suporte a 64 bits e a nova máquina virtual Android Runtime (ART), o desempenho geral do Android pode ser até 4x melhor e os chips ARM, x86-64 e MIPS, que são fabricados em 64 bits, já são suportados pelo novo sistema. Uma novidade para os desenvolvedores é que os aplicativos feitos usando a linguagem Java serão adaptados automaticamente para usar os novos recursos em 64 bits do Android, além dos apps do Google (Agenda, Chrome, Gmail e mais) já ganharam versões para 64 bits. Para os gamers, o novo Android possui uma versão otimizada do OpenGL ES 3.1 e permitirá gráficos ainda melhores, com jogos mais potentes, melhor uso do hardware.

Fonte

COMPARTILHE
Estudante de Bacharelado em Ciência da Computação, 20 anos, colaborador do Tudo em Tecnologia trazendo dicas e novidades das plataformas móveis: Android, Windows Phone e iOS.

Deixe uma resposta