A Telefónica, grupo espanhol dono da Vivo, está adquirindo uma participação maior na Telecom Itália que controla a TIM Brasil, já existiam rumores que a Telecom iria vender a TIM para conseguir se livrar das dívidas, o Barclays afirmou que ela teria que conseguir uma redução de US$3 bilhões este ano para evitar um rebaixamento de crédito.

Antes do acordo a Telefónica tinha participação de 46,2% na Telco (a holding que controla a Telecom Itália) e agora tem 66%,e pretende em uma segunda fase elevar para 70%, equivalendo assim a quase 16% da Telecom Itália.

Agora a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) devem analisar o acordo, pelas regras no setor de telecomunicações no Brasil um grupo não pode controlar duas empresas que atuam na mesma região.

Hoje (24) o ministro das Comunicações, Paulo Barreto, disse que caso a Telefónica eleve suas participações no grupo italiano, ela não poderá manter o controle das duas operadoras(Vivo e TIM).

A Anatel informou que ainda não tem como se manifestar sobre o assunto.

Via: O Globo

Deixe uma resposta