Você deve estar perguntando o que um projeto espacial russo tem a ver com um Ultrabook. Este projeto da Dell se trata em disponibilizar computadores com o S.O. Linux voltado para desenvolvedores.

A dell anunciou o  lançamento do Dell XPS 13 Ultrabook com o sistema operacional Linux, mais precisamente a distro Ubuntu, na versão 12.04 LTS (Precise Pangolin). Sua configuração de hardware será a mesma do atual modelo vendido com Windows 7, tela de 13,3” HD (720p), processador 2ª geração intel core i5 / i7, 4GB de RAM, SSD 128GB / 256GB, Wi-Fi, Bluetooth, camera HD com 1.3MP, USB 3.0/2.0 e bateria de 6 células com duração de até 8 horas e 53 min segundo a Dell. O XPS 13 não possui porta Ethernet ou saida HDMI.

Atualmente o modelo com o Windows 7 pode ser comprado por $ 999, mas ainda não foi anunciado o preço para o XPS 13 Ultrabook com Ubuntu. Por se tratar de um produto voltado para desenvolvedores, apenas alguns países comercializarão o XPS 13 com Ubuntu. Seu lançamento está previsto para o outono de 2012 nos EUA, nenhuma previsão de vir para o Brasil.

Abaixo, um vídeo explicativo sobre o projeto Sputnik (em inglês):

Imagem: Geeky Gadgets

Vídeo: Dell 

Deixe uma resposta