Recentemente vimos o crescimento das redes 4G no Brasil principalmente nas cidades sedes da Copa do Mundo, e em todo ano a organização OpenSignal, usa aplicativos nos sistema Android e iOS para analisar as conexões móveis utilizada nos aparelhos, agora a empresa divulgou sua nova edição dos relatórios que indicam resultados piores para o Brasil, o que indica que a demanda aumentou e a velocidade caiu drasticamente.

O Brasil era destaque em velocidade, mas em apenas um ano a velocidade média despencou, o 4G chegava atingir 21 Mb/s e neste ano passou para 11 Mb/s. A operadora Claro chegou a ter o 4G mais rápido do mundo, agora também teve uma grande queda não entrando nem no top 30 do ranking de operadoras.

4G

Mas mesmo ficando atrás de vários países o que chama atenção no estudo é que mesmo com a queda o Brasil ainda fica na frente de países como os Estados Unidos, Rússia e Japão, mas é importante ver que o 4G funciona há mais tempo nesses países e o número de aparelhos 4G são bem maiores, o que pode passar uma falsa impressão de melhor sistema.

No ranking das operadoras brasileiras quem se destacou foi a Claro, já a operadora Vivo  teve um resultado bem abaixo do esperado:

  1. Claro: 12,86 Mb/s
  2. Oi: 11,84 Mb/s
  3. TIM: 6,03 Mb/s
  4. Vivo: 5,54 Mb/s

O site da OpenSignal oferece  também um mapa que fornece informações sobre as coberturas 2G,3G e 4G, também podendo escolher por operadora.

Fonte: venturebeat | Gizmodo

COMPARTILHE
Estudante de Engenharia da Computação (5º Semestre), 20 anos e colaborador do site Tudo em Tecnologia.

2 COMENTÁRIOS

  1. O maior problema não é a velocidade mas sim o sinal. Muitos lugares não pegam 4G, ou o sinal cai o tempo todo. Acredito que ao aumentar a área de disponibilidade do 4G, a qualidade da velocidade vai cair ainda mais com o aumento do número de usuários.

Deixe uma resposta