A maioria das pessoas já acham que sabem a resposta… parece até óbvio… “meu notebook é um Dell, logo a placa mãe é da Dell”… da Acer a mesma coisa, acontece também com quem tem Lenovo… Mas será que de fato é assim? Nas linhas abaixo você terá a resposta e algumas surpresas.

Já respondendo ao questionamento, as empresas (Acer, Dell, Lenovo, HP) não fabricam as placas mãe dos notebooks. Elas encomendam de outros fabricantes as placas na versão OEM. Mas o que seria uma placa OEM? Os produtos OEM são fabricados por outras empresas e são destinados as montadoras dos produtos, que são as de notebooks nesse caso, que chegando la, as programam com sua própria bios para funcionar corretamente de acordo com cada versão do equipamento e nesse caso os programas de diagnóstico de hardware reconhecem as placas como fabricadas pelas montadoras e não pelos seus fabricantes OEM. De fato, a placa mãe chega para Acer, Dell, Lenovo, etc, limpa, apenas os circuitos elétricos, soquete e conexões.

Confira abaixo uma lista com algumas montadoras e as fabricantes OEM de suas placas mãe:

Como pode ser visto, várias montadoras encomendam placas de um mesmo fabricante. Mas não ache que por o fabricante OEM ser compal por exemplo, que todos os notebooks com placa mãe fabricada pela empresa terá a mesma qualidade. Do mesmo jeito que no mercado automobilístico as empresas fabricam carros populares, as mesmas fabricam carros de luxo… no meio da informática é mais ou menos por ai.

Vale lembrar que a tabela foi elaborada através de informações contidas aqui. Os dados são de setembro de 2009 e está um pouco defasado, podendo haver divergências atualmente dos fornecedores OEM para suas respectivas montadoras.

2 COMMENTS

Deixe uma resposta