Radeon 7730M x Geforce GT640M

Muitos usuários ficam com dúvidas na hora de escolher um notebook e quando o mesmo tem placa de vídeo dedicada a tarefa é ainda mais complicada, já que é mais um componente para ser avaliado. O Tudo em Tecnologia pensando nisso, trouxe um comparativo entre duas placas que equipam notebooks bem procurados no momento, que é a AMD Radeon 7730M x Nvidia Geforce GT640M. Utilizamos a base de dados do site notebookcheck para colhermos informações em relação as placas de vídeo. Quem leva a melhor? Vamos descobrir nas próximas linhas

TESTES

  • 3DMark 11 – Performance GPU:

 
O resultado no primeiro teste é muito apertado, com leve vantagem para Geforce, mas nada de muito significativo.
  • 3DMark 06:
 Mais uma vez a Geforce mostra um pouco mais desempenho e ganha com 6% de vantagem para AMD Radeon.
  • Teste com Jogos:

O teste com games é o que a grande maioria quer saber. Todos os dados foram obtidos através da mesma configuração dos jogos, ou seja, relação HD de 1366 x 768 e configuração High. A Geforce mais uma vez se mostrou melhor na maioria dos cenários, perdendo apenas no jogo F1 2011.

CONCLUSÃO

É inegável a vantagem da Geforce GT640M GDDR3 frente a Radeon 7730M GDDR3, os números demonstram isso e contra fatos, não há argumentos e nem o que discutir. Mas vale ressaltar que essa diferença a favor da Geforce é pequena e não deve ser considerado um fator decisivo na hora da escolha de qual notebook comprar. É importante ver o que cada notebook tem para oferecer no conjunto, como acabamento, design, som, tela, teclado, garantia, etc.

14 Comentários

  1. Então neste caso, editor chefe, considerando que, até o momento não encontrei notebook de marca conhecida com uma GT640M, mas com a sua irmã GT630M, é de se escolher o notebook com a Radeon 7730M (encontrada nos notebooks Dell), certo, editor??? Abração!

  2. Tem que levar em contra o driver usado. Esse do teste foi usado o Catalyst lançado junto com a Radeon 7730M no início do ano. Que possui um desempenho inferior aos drivers mais atuais; especialmente ao Catalyst 12.11, que trouxe um bom ganho em vários jogos.

  3. Eu sei disso. ^^

    Falei mais no sentido que o driver original da 7730M era muito ruim. Só a partir do Catalyst 12.7 beta que a AMD começou a dá suporte oficial a esse modelo.

    Talvez o cenário mude em vários jogos comparado com esse teste ai. Mas no geral a GT640M tem um pequeno ganho em cima da Radeon. Coisa de 5 a 10% devido ao clock mais alto.

  4. Olá, Editor Chefe,

    Eu pretendo comprar um notebook e não achei nenhum de marca conhecida com uma gt 640m. Encontrei apenas com gt 630m e radeon 7730m.
    Gostaria de saber qual das duas ultimas seria mais vantajosa na reprodução de um jogo. A minha duvida, na verdade, é em relação a tecnologia PhysX, se a radeon também a suporta; e se isso faz uma real diferença. E, ainda, se há um grande ganho em usar um processador Intel i7 em vez de um i5 junto a essas placas gráficas. Usarei o notebook para programas como AutoCAD, também.

    Desde já, obrigado!

  5. Administrador, não uso o pc para games, só para trabalhos profissionais como edição de vídeos e programas gráficos como Photoshop, Illustrator. Tem muita diferença nesse sentido entre a NVIDIA GeForce GT640M e a AMD Radeon™ HD 7730M, 128-bit, 2GB?

Deixe uma resposta

Fechar
Fechar