A cada dia que passa, o assunto segurança se torna mais importante no mundo digital, mas, às vezes, algumas empresas podem acabar esquecendo disso em alguns momentos. Uma falha de segurança no sistema Windows conhecida como “SMBloris”, existe há muitos anos, mais especificamente desde a versão 2000, porém até hoje ainda não foi solucionada.

A falha está presente no protocolo Server Message Block (SMB), usado para compartilhamento de arquivos, acesso a impressoras, portas seriais entre outras comunicações. Porém, essa tecnologia já está antiga e ainda pode ser usada para derrubar uma máquina com simples ataques DoS (Denial of Service), que podem ser interpretados como “Ataques de Negação de Serviços”.

Até mesmo a Microsoft recomenda desativar o protocolo, em uma postagem no blog da empresa, com título de “Pare de usar o SMB1”, o gerente de programação Ned Pyle explica que o protocolo não é seguro, como também para muitos usuários ele também não traz nenhum benefício.

Confira agora como desativar:

1 –  Abra o Painel de Controle

2 –  Vá em programas

3 – Clique na opção “Ativar ou desativar recursos do Windows”

4 –  Vá descendo até achar a opção Suporte para Compartilhamento de Arquivos SMB 1.0/CIFS”, após encontrar basta somente desativar a função clicando na caixa, e em seguida reinicie seu computador.

Para saber mais sobre o problema não deixe de acessar o Blog Oficial da Microsoft, onde também são informados outros métodos para desabilitar o protocolo.

2 COMMENTS

  1. Olá, dica de grande valia, porém, meu PC não possui essa configuração na janela indicada. Como é HP, creio que o sistema já veio de fábrica sem essa opção ou o escaneador Avast o retirou.

    Será que estou certo?

    Muito obrigado.

Deixe uma resposta