Uma das novidades apresentadas pelos iPhones 7 e 7 Plus, se comparados aos iPhones anteriores, é sobre a sua proteção IP67 que os torna resistentes a água e a poeira. Porém os iPhones não foram os primeiros a trazerem tais proteções, bem longe disso. Vários dispositivos Android já apresentam proteção contra água e poeira há vários anos, entre eles temos os aparelhos da linha Z, M, Aqua e X, da Sony, Motorola Moto G3, Galaxy S5, S7, S7 edge e Note7, da Samsung, entre vários outros modelos.

Por falar em S7 e S7 edge, os modelos da Samsung apresentam uma proteção um pouco superior se comparados aos novos iPhones. Enquanto os iPhones possuem proteção IP67, os Galaxys S7 e S7 edge possuem proteção IP68.

Mas o que isso significa? Classificações de IP (Ingress Protection) consistem em dois números que informam suas proteções. O primeiro número, neste caso o número 6, é a classificação de proteção a poeira. Comparando essa proteção tanto os iPhones 7 e 7 Plus quanto os Galaxys S7 e S7 edge possuem a mesma proteção contra poeira, onde a sujeita não é capaz de penetrar as carcaças dos aparelhos e danificar seus componentes internos.

Já o segundo número representa a proteção contra a água. Neste caso os iPhones apresentam nível 7, isso significa que são capazes de aguentar a imersão em até 1 metro d’água por até 30 minutos. Já os Galaxys S7 e S7 edge possuem nível 8, significando que suportam imersão em até 1 metro E MEIO d’água por no máximo 30 minutos.

Trocando em miúdos, os Galaxys S7 e S7 edge aguentam meio metro a mais de profundidade se comparado aos iPhones. Mas o que isso influencia no dia a dia? Basicamente em nada, pois tanto os iPhones 7 e 7 Plus quanto os Galaxys S7 e S7 edge resistem aos respingos e acidentes em quedas dentro d’água tranquilamente, até suportam aquela foto dentro da piscina.

Porém há um alerta aqui. Mesmo os aparelhos possuindo tais proteções, seus fabricantes não recomendam que seus usuários submerjam seus smartphones na água pois podem ocorrer falhas que venham a danificá-los.

Então use sua proteção com cautela e em momentos em que realmente necessite.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta