Resumo geral do evento WWDC 2013 da Apple

Ontem ocorreu o evento chamado de WWDC 2013, uma conferência anual da Apple para desenvolvedores. O evento reuniu mais de 2 mil pessoas, entre elas diversos representantes de empresas ligadas ao desenvolvimento de aplicações tanto para a plataforma Mac como para o iOS.

O evento teve inicio às 14 horas (horário de Brasília), onde inicialmente Tim Cook subiu ao palco apresentando alguns números da Maçã, como por exemplo os seus 1 milhão de acessos diários na Apple Store.

A Apple Store completará seu quinto ano no próximo mês, e já conta com números incríveis: 50 bilhões de donwloads e 900 mil apps cadastrados, onde 375 mil são aplicativos para iPad, totalizando 10 bilhões de dolares pagos aos desenvolvedores da plataforma.

O evento não parou por ai, foi apresentado um jogo real de corrida baseada em um dispositivo iOS gerando inteligência artificial para alguns carrinhos que competiam entre si, o chamado AnkiDrive. Isto nada mais é que um incentivo aos desenvolvedores da plataforma móvel que buscam novas aplicações.

Em seguida, foram apresentadas diversas melhorias no Mac OS, que já conta com 72 milhões de usuários.

Novo Mac OS X Mavericks

hero_wave

O novo Mac OS, chamado OS X Mavericks, foi lançado com foco em diminuir o consumo de energia, trazendo diversas novidades como Tags em arquivos para facilitar a busca, novo sistema de abas no app Finder,  melhorias no suporte a telas múltiplas tornando-as independentes entre si, abertura até 1,4 vezes mais rápida de aplicativos graças a novo sistema de compressão de memória, redução de 72% no gasto de bateria relacionado ao gerenciamento do processador, melhorias no Safari trazendo nova barra de favoritos e até aumento de até 3,8 vezes na velocidade de abertura de páginas como Google e Facebook.

Além disso, a Apple revelou uma nova tecnologia chamada de App Nap, um sistema próprio que torna o Mac OS inteligente em relação a gestão de energia. O Mac OS X Mavericks também trás um sistema de atualização automática de Apps em segundo plano, novos recursos de organização de eventos em calendário, e novos recursos do iOS no Mac, como melhor suporte aos aplicativos Maps, iBooks, entre outras melhorias. A versão Developer Preview chega ainda hoje, e já em setembro deverá ser lançada a versão final do Mavericks para os consumidores.

Novo MacBook Air

overview_gallery_overview

Os novos MacBook Air agora serão baseados na arquitetura Haswell da Intel, com sistema mais eficiente de gerenciamento de energia e GPUs até 40% mais rápidas .

Segundo Phil Schiller o novo Macbook Air de 11 polegadas terá bateria com duração de até 9 horas, enquanto com o de 13 polegadas será possível alcançar a marca das 12 horas. Os novos Air’s serão compatíveis com WiFi 802.11ac. Os preços variam com o tamanho da tela e com a capacidade de armazenamento interno, onde o modelo de 11 poegadas com 128GB SSD deverá custar 999 dolares, e o de 256GB SSD 1199 dolares. Já os Macbooks Air de 13 polegadas com 128GB SSD chegam por 1099 dolares, enquanto os com 256GB SSD chegam por 1299 dolares no mercado americano.

Novo Mac Pro

11

O novo Mac Pro, um tipo de “desktop” da Apple, trás diversas melhorias em desempenho, como por exemplo as novas memórias DDR3 @1866Mhz, com 6 portas Thunderbolt 2 que suportam transferências de até 20Gbps, dobro de performance em relação a versão anterior, Dual GPU AMD em FirePro, suporte a displays 4K, consideravelmente mais fino, com 4 portas USB 3.0.

iCloud

O iCloud agora permite acessar documentos do Pages, Numbers e Keynote, com quase todas as funcionalidades dos aplicativos normais. Agora você pode editar documentos no Keynote do iWork for iCloud diretamente.

Novo iOS 7

a

Segundo a Apple, já foram vendidos 600 milhões de dispositivos com iOS, indicando também que os usuários do iPhone utilizam o dispositivo 50% mais que os usuários do Android.

A mudança no Design do novo iOS foi drástica, trazendo um pouco mais de Simplicidade, Claridade, novos ícones e telas em preto e branco, novos ícones mais limpos, efeitos translúcidos no Teclado, novas fontes, novos efeitos, nova interação nas telas de temperatura, novo deslize para desbloquear de baixo para cima, entre outras mudanças visuais. O multitarefa também foi melhorado, agora trabalha com todos os aplicativos e ganhou uma nova tela de seleção de app.

Agora as atualizações são feitas automaticamente em segundo plano quando o aparelho não estiver sendo utilizado. Até mesmo o Siri recebeu melhorias, agora você pode escolher entre uma voz masculina e uma feminina, em francês, alemão e outras línguas.

A App Store agora sugere apps de acordo com a localização, o iTunes agora possui um novo serviço de Radio completamente gratuito, também com versão de assinante.

Até mesmo o bloqueio anti-roubo foi melhorado, agora solicita o login e senha do iCloud para voltar a utilizar o aparelho. O novo iOS estará disponível para iPhone 4 ou superior, iPadd 2 ou superior e iPad mini.

Além de todas as melhorias, o iOS 7 chega recebendo um caminhão de críticas, em comentários como:

“Quando sairá uma versão para homens?”
“AndriOs 7.0”
“A Apple é realmente inovadora. A única que copiou três sistemas, bem pensado!”

Muitos usuários comentaram sobre a similaridade do novo iOS com outros sistemas operacionais móveis, trazendo toques do Android, Windows Phone 8 e BlackBerry 10 OS.

E você? O que achou das novidades?

Fonte: Divulgação Apple

Você vai gostar

One Comment

Deixe uma resposta

Close
Close