A Asus Brasil é mais uma empresa que disponibilizou seus modelos para análise completa no nosso Portal e será o primeiro review totalmente integrado ao novo Tudo em Tecnologia. O notebook da vez é o Asus N53SV, um notebook multimídia com alto desempenho, acabamento de qualidade e outros atrativos… Mas será que os atrativos são suficientes para convencer você para levar um desses para casa? Você vai descobrir tudo nas linhas abaixo…

CONFIGURAÇÃO DO NOTEBOOK:

  1. PROCESSADOR: Intel Core i7 2630QM 2.0/2.9ghz, 6mb de cache;
  2. PLACA DE VÍDEO: Geforce GT550M 2gb;
  3. CHIPSET: Intel HM65;
  4. MEMÓRIA RAM: 4gb DDR3 1333mhz;
  5. DISCO RÍGIDO: 750gb 5400RPM;
  6. CONEXÕES: 1 USB 3.0, 3 USB 2.0, 1 HDMI 1.4, 1 VGA, 1 RJ45, fone de ouvido, microfone, bluetooth 3.0 e leitor de cartões de memória;
  7. REDE: 10/100/1000;
  8. CONEXÃO SEM FIO: 802.11 b/g/n;
  9. TELA: 15.6″ LCD LED com resolução Full HD (1920 x 1080);
  10. DRIVE ÓPTICO: Gravador de CD/DVD (dual layer) e leitor de bluray;
  11. BATERIA: 6 células de 5200mAh;
  12. SISTEMA OPERACIONAL: Windows 7 Home Premium 64bits;
  13. PESO: 2,7kg.

REVIEW ASUS N53SV

ACABAMENTO

O Asus passou por uma avaliação de todas as suas principais características e o acabamento inicia mostrando o quanto o Asus N53SV é capaz de cativar e mostrar suas qualidades logo de cara. O acabamento do modelo é muito bom, seu chassi tem uma estrutura de qualidade e é muito firme, seja em que posição ele seja pego, inclusive segurando mesmo com uma mão, o acabamento demonstra firmeza e qualidade.

O material utilizado no acabamento principalmente é metálico (alumínio), com a tampa traseira revestida de uma camada que passa extrema segurança e qualidade ao notebook. Por dentro o apoio dos punhos com a mesma qualidade da tampa. Praticamente em toda “caixa” do notebook ela é firme e não apresenta partes flexíveis, com exceção do lado onde fica o drive óptico, que tem leve afundamento ao pressionar com mais força, porém isso já é característico na maioria dos notebooks.

O notebook realmente tem qualidade muito boa no seu acabamento e sem dúvidas agrada seus compradores, pois além da beleza que passa pelo material utilizado, a estrutura do notebook num geral é ótima.

BATERIA

O notebook ficou dentro de uma média no seu segmento. Não foi nada de espetacular, mas ficou dentro de um limite considerado bom, que foi atingir a marca de 3 horas e 38 minutos. Comparando com alguns modelos na faixa de preço, o Samsung RF511 e o Lenovo Y570 conseguiram resultados bem melhores, porém o Asus já foi bem melhor que o Dell XPS 15, que decepcionou nessa tarefa (modelo de 6 células). Confira abaixo o resultado do testo do Asus N53SN:

Clique Na Imagem Para Ampliar

 CONEXÕES

O Asus N53SV faz o dever de casa e possui um número de conexões suficientes para atender os usuários, tendo 4 USBs, sendo 1 delas 3.0 e as outras 2.0. O modelo ainda conta com 1 HDMI, 1 RJ45, 1 VGA e leitor de cartões de memória 3 em 1. Faltou o bluetooth, item presente nos seus concorrentes.

DESEMPENHO

O notebook conta com um hardware potente e um desempenho muito bom, seja qual for a tarefa que seja executada. Se você precisar de poder de processamento, o Intel Core i7 2630QM dará conta bem do recado, já se o assunto são jogos, a Geforce GT550M 2gb dedicados consegue rodar bem qualquer game atual, mas essa última parte você confere mais detalhes em outras linhas. Com 4gb de memória ram DDR3 e um HD de 750gb com boa velocidade, o Asus N53SV encara bem qualquer tarefa. Caso precise de mais memória ram, upgrade é fácil e simples nesse modelo, sendo que ainda tem um grande diferencial, a memória ram é expansível até 16gb (4x 4gb), pois o modelo tem 4 slots de memória, contra apenas 2 da grande maioria dos concorrentes. Confira abaixo os testes sintéticos realizados para verificar o desempenho do notebook e clique nas imagens para ampliar:

CINEBENCH R10 32bits
CINEBENCH R10 64bits
HD Tune 2.5
wPrime

 

O Asus N53SV foi ótimo nos testes e conseguiu bons números, inclusive tendo o HD mais veloz até o momento testado pela nossa equipe, conseguindo bons números e também na prática deu pra sentir o maior desempenho do HD para ligar o notebook e carregar alguns jogos, reflexo do modelo de 7200RPM.

DESEMPENHO GRÁFICO

O notebook vem equipado com a Geforce GT550M com 2gb dedicados e consegue um desempenho satisfatório em qualquer jogo, seja ele mais simples ou com gráficos mais pesados, mas vale ressaltar que esse bom desempenho é conseguido na resolução HD e não na nativa do notebook, que tem tela Full HD, sendo a GT550M não tem força suficiente para rodar jogos pesados na resolução nativa. Fizemos alguns testes que você pode verificar abaixo as imagens dos jogos testados:

COD MW3 – HD – High
COD MW3 – HD – High
Crysis 2 – HD – Advanced
Crysis 2 – Advanced
F1 2011 – HD – High
F1 2011 – HD – High
Fifa 12 – Full HD – Máximo
Fifa 12 – Full HD – Máximo
GTA IV – HD – High
GTA IV – HD – High

Como pode ser observado nas imagens, o modelo conseguiu praticamente em todos os jogos ficar com ótima resolução e bom número de FPS. Como o Asus N53SV é um notebook multimídia e não um gamer, os resultados são satisfatórios.

DESIGN

O Asus é um notebook muito bonito e com linhas bem arrojadas. Em seu corpo, o modelo possui uma curvatura na moldura inferior da tela, deixando o modelo com característica própria e bem diferente dos demais. É um notebook bonito, com uma escolha de materiais que aliou qualidade e beleza ao modelo. O N53SV também está livres de manchas de dedos em seu corpo, já que quase não tem  acabamento brilhante, com exceção das bordas da tela.

RUÍDOS

O nível de ruídos vindo do sistema de resfriamento do notebook em uso diário é muito baixo e certamente o usuário não se incomodar com isso, pois seu sistema de resfriamento sequer é notado em uso básico. Já em jogos, como a demanda de desempenho aumenta, logo o sistema aquece mais e o cooler é mais exigido e nessa hora o modelo fica um pouco mais “barulhento”, porém nada que seja além do tolerado.

SOM

O sistema de som do Asus N53SV é da Bang & Olufsen, que oferece realmente uma qualidade de som diferenciada. O som é bom, com alto volume e inclusive alguns graves, não tanto como modelos como XPS 15, mas já bem superior em comparação com o RF511. Mas nem tudo são flores, o ponto negativo é que em algumas músicas testadas com volume acima de 80 houve uma perda na qualidade de áudio, causando distorção no som.

TECLADO E TOUCHPAD

Essa é a parte em que o Asus deixou mais a desejar pelo seu conjunto um pouco abaixo da média entre seus concorrentes diretos. O teclado apesar de ser macio e silencioso, sofre com afundamentos em várias partes, nada que comprometa, mas é um pouco mais acentuado que outros modelos já testado. Deixando de lado a crítica, o elogio é o modelo contar com teclado numérico dedicado e ser macio e silencioso, como dito acima.

O touchpad novamente deixa um pouco a desejar, seus botões poderiam ser mais silencioso ao clique e o espaço da área utilizável do touchpad é pequena para o segmento, onde temos modelos com touchpad com boa área, como RF511 e Lenovo Y570. Apesar do menor tamanho, sua textura é agradável ao toque e os comandos multi-gestos tem boa precisão.

TELA

O Asus N53SV é equipado com uma tela Full HD que tem uma resolução que oferece muito mais espaço na área de trabalho e em geral para abrir várias coisas lado a lado ao mesmo tempo. O Full HD nativo deixa os itens um pouco pequenos demais para uma tela de 15.6″ e algumas pessoas podem ter dificuldades, mas por padrão, o windows vem configurado para ficar em 125%, sendo assim, não tendo qualquer problemas com o tamanho dos itens. Se o espaço a mais na área de trabalho é o ponto positivo, a falta de vidas nas cores deixa um pouco a desejar no modelo, principalmente levando em conta o Dell XPS 15, mas se ele fica abaixo do XPS, ele está muito acima do RF511 e do Y570.

TEMPERATURAS

O notebook é bastante frio no uso diário e não esquenta em nenhuma parte em que o usuário fica em contato direto. Mesmo ligado por horas o modelo permanece frio, sem qualquer problema de superaquecimento. Já em jogos, como seu hardware é potente, o N53SV começa a esquentar mais nas temperaturas internas de seus componentes, o que é característico nesse tipo de uso, mas com a vantagem do Asus é continuar com partes externas frias, não atrapalhando o usuário na hora de jogar. As temperaturas ficaram dentro do esperado e ficou num padrão abaixo de 90ºc, o que é um bom resultado. Confira o teste jogando GTA IV:

Temperatura – GTA IV

QUADRO DE NOTAS

Notas

O modelo não obteve nota no custo-benefício devido a falta da disponibilidade atualmente nas lojas.

 FOTOS

Clique Para Ampliar
Clique Para Ampliar
Clique Para Ampliar
Clique Para Ampliar
Clique Para Ampliar
Clique Para Ampliar

O Asus N53SV é mais um notebook aprovado pelo Tudo em Tecnologia. Desde já agradecemos a Asus Brasil pela colaboração com todos os nossos leitores enviando uma unidade do notebook para testes.

E você, o que achou das características do Asus N53SV? Deixe seu comentário abaixo.

9 COMMENTS

  1. Muito bom, parabéns! Tenho uma dúvida, em relação a resolução full hd 1920x1080p ou inferior em jogos. Quando se usa uma resolução inferior da máxima em notebooks eu sempre percebi perda de qualidade da imagem, ou seja a imagem não fica muito definida, somente mesmo quando ajustando para a resolução máxima. Em jogos isto se repete? Pois na intenção de obter mais frames diminuindo a resolução poderia em contra partida perder qualidade gráfica. Isto realmente acontece? Poderia esclarecer melhor este tema por favor? Grato

    • Nesse caso quando você muda a resolução do jogo não há essa perda na qualidade, como tipo fora de foco, pois você está mudando a resolução do jogo e não a resolução nativa do LCD.

      Agora se você mudar a resolução nativa dele, realmente fica uma imagem ruim. porém mudando apenas a resolução do jogo, a imagem continuar com a mesma qualidade do ótimo LCD utilizado pela Dell.

  2. Amigo,

    Gostaria que você fizesse um review do modelo VPCEH30 da Sony Vaio. Agradeço desde já e o parabenizo pelo excelente site, um dos melhores do seguimento!

Deixe uma resposta