O Samsung RC-420 foi enviado para uma avaliação completa e passou muitos dias em análise para verificar todas as principais características desse notebook da Samsung que chega com preço atrativo em promoções, tendo ótimo custo-benefício, mas vamos ver como ele se saiu nos testes nas linhas abaixo… Desde já agradecemos a Samsung Brasil pela disposição em mandar o RC-420 para avaliação.

CONFIGURAÇÃO DO NOTEBOOK:

  1. PROCESSADOR: Intel Core i5 2410M 2.3/2.9ghz, 3mb de cache;
  2. CHIPSET: Intel HM65;
  3. PLACA DE VÍDEO: Intel HD3000/ Geforce GT520M 1gb GDDR3;
  4. MEMÓRIA RAM: 6gb DDR3;
  5. DISCO RÍGIDO (HD): 750gb 5400 RPM;
  6. CONEXÕES: 4 USB 2.0, 1 HDMI, 1 RJ45, 1 VGA, Bluetooth 3.0, fone de ouvido, microfone e leitor de cartões de memória 4 em 1.
  7. REDE: 10/100/1000;
  8. CONEXÃO SEM FIO: 802.11 b/g/n;
  9. DRIVE ÓPTICO: Gravador de CD/DVD;
  10. TELA: 14″ LCD LED com resolução HD (1366 x 768);
  11. SISTEMA OPERACIONAL: Windows 7 Home Premium 64bits;
  12. BATERIA: 6 células.

REVIEW SAMSUNG RC-420


ACABAMENTO

O Samsung RC-420 mescla partes com ótimo acabamento e alguns partes que deixaram a desejar um pouco. A parte que deixou a desejar foi um pouco de DNA do primo mais barato, o RV-420, pois o RC-420 tem praticamente toda a base igual, porém o apoio dos punhos do RC tem um acabamento mais especial e melhor, porém mesmo assim ainda há um pequeno Flex no apoio dos punhos (leve, mas existe). Já a parte que agradou e muito, foi o conjunto das dobradiças e toda borda da tela do Samsung RC-420 que realmente é excelente ao nível de notebooks de faixa de preço superior. No geral, o acabamento agrada, como ele não é um unibody como Macbook Pro, tem partes que agradam muito e outras que poderiam melhorar.

BATERIA

A autonomia da bateria do RC-420 ficou um pouco acima da média dos modelos com sua configuração, alcançando 4 horas e 10 minutos. É um resultado dentro do esperado, mas que poderia ser melhor se a bateria da unidade testada não estivesse com 7% de desgaste (vale ressaltar que a unidade testada não era nova). Mesmo assim o modelo ainda foi muito superior ao seu concorrente direto, o MSI FX-420 em quase 1 hora. O teste foi realizado com o notebook com wifi ativa e conectada e bluetooth ligado (sem uso), assim como 50% de brilho no LCD.

 

CONEXÕES

O notebook deixa a desejar por não ter nenhuma conexão 3.0 que pode ser muito útil para quem transfere com frequência muitos arquivos e tem ou vai comprar um dispositivo também 3.0 (porém para quem não transfere muitos arquivos grandes e com frequência pela USB, o recurso não é fundamente, já que dispositivos 3.0 são compatíveis com 2.0), mas no resto o notebook vem com as conexões padrões, como HDMI, 4 USBs 2.0, VGA, RJ45, leitor de cartões 4 em 1 e bluetooth 3.0.

DESEMPENHO

O Samsung RC-420 vem com o potente i5 2410M Sandy Bridge que garante um ótimo desempenho e com os 6gb de memória ram DDR3 1333mhz, o RC-420 tem conjunto preparado para trabalhar com aplicativos que exigem alta capacidade de processamento e tem a GT520M com seus Cuda Cores ajuda em aplicativos que demandem processamento gráfico. O Windows 7 Home Premium OEM vindo da Samsung vem com muitos aplicativos que deixa o sistema bem carregado assim que é ligado, mas após todos serem carregados o sistema tem boas respostas. O usuário pode remover esses aplicativos da inicialização junto com o Windows pelo msconfig. Foram realizados alguns testes sintéticos para verificar o desempenho do notebook, confira abaixo:

  • CINEBENCH R10 32bits

 

 

  • CINEBENCH R10 64bits

 

 

  • ÍNDICE DE EXPERIÊNCIA DO WINDOWS
Clique Na Imagem Para Ampliar
  • 3DMARK06
Clique Na Imagem Para Ampliar
  • wPRIME

 

  • HD Tune 2.5


 

Nos testes sintéticos o Samsung RC-420 consegue bons números e na estréia do teste de HD o Samsung mandou muito bem com boas taxas de transferência. o RC-420 superou o MSI FX-420 no 3DMark06, mas perdendo no wPrime, pois aconteceu algo diferente durante os testes, o Samsung no meio do teste desligou o turbo boost e ficou executando a maior parte do teste do wPrime em 2.3ghz, conforme a imagem abaixo:

 

Clique Na Imagem Para Ampliar

DESEMPENHO GRÁFICO

A Geforce GT520M é um chip gráfico com desempenho modesto para jogos pesados e pela classificação do notebookcheck, ela fica na classe 3. Em jogos mais leves ou mais antigos, a GT520M vai bem e consegue bom desempenho, rodando os jogos na melhor qualidade ou médio tranquilamente. Já nos jogos atuais e mais pesados como Crysis 2, o desempenho cai e pra jogar na resolução nativa tem que usar a configuração Low. Confira abaixo alguns testes com jogos:

  • PES 2012 (Resolução Nativa e configuração no Máximo)
Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar
  • NFS Hot Pursuit (Resolução Nativa e Configuração no Médio)

 


  • DIRT 3 (Resolução Nativa, Configuração no Médio)
Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar
  • Crysis 2 (Resolução 1280 x 768 e configuração Gamer)
Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar

As temperaturas do Samsung RC-420 nos jogos ficou dentro da média atualmente, é ideal que o usuário desative o turbo boost para jogar com temperaturas mais amenas, e se joga com mais frequência, o uso de uma base refrigerada é indicado. Confira abaixo jogando PES as temperaturas:




DESIGN

O modelo possui cores bem diferentes do patrão prata e preto atualmente e sua carcaça é toda em cinza, com tons diferentes na parte externa e interna, sendo o apoio de pulsos com um tom próximo de prata cromado e mesmo apesar de ser brilhante na parte externa e no apoio de pulsos, o modelo praticamente não pega manchas, pois as mesmas ficam pouco visíveis. O RC-420 é um notebook com bom design e agradou nesse aspecto com um conjunto de cores peculiares.

RUÍDOS

Nesse quesito o Samsung RC-420 é excelente e realmente fica muito acima da média com seu baixo ruído, mesmo quando o notebook é executando em alta demanda de processamento. A Samsung privilegiou o conforto e usando o notebook diariamente não se ouve ruídos vindos do sistema de resfriamento ao mesmo tempo sem deixar que o mesmo tenha temperaturas elevadas nesse padrão de uso diário.

SOM

O sistema de som do notebook é bom, com bom volume e sem distorções, ficando na média na faixa de preço. Como o padrão dos notebooks nessa faixa, fica devendo a questão de graves, mas da da pra assistir qualquer coisa ou até mesmo jogar com o som do notebook pelo seu bom volume e sua boa qualidade dentro das possibilidades.

TECLADO E TOUCHPAD

A Samsung caprichou no teclado e atualmente seus notebooks possuem um teclado extremamente macio e silencioso, sendo ótimo para digitar e em nenhum lugar o teclado apresenta partes flexíveis com algum afundamento, que é um ponto muito positivo, unindo um ótimo teclado, macio e firme.

 

O touchpad tem bom tamanho, um pouco maior que a média, sendo bem confortável de usar. É compatível com multi-gestos e responde bem aos comandos e sua textura é agradável e deslisa muito bem o dedo do usuário. O conjunto Teclado e Touchpad do Samsung RC-420 agradou muito.

TELA

A tela apesar de suas limitações pelo padrão atual dos notebooks nacionais, possui um bom ângulo de visão e é superior as outras telas da Samsung que passou pelos nossos testes, que agora não tem aquele tom azulado como o modelo de tela Samsung que o MSI FX-610 usava. Em geral, os modelos atuais no mercado nacional peca muito pelo baixo contraste.

TEMPERATURAS

O Samsung RC-420 é um notebook extramente frio no uso diário com temperaturas ótimas, tanto da sua carcaça como nos componentes internos. Já em uso intenso como em jogos, o sistema silencioso mostra que o conforto tem um preço e as temperaturas sobem para o processador e a VGA se mantém mais estável, não passando de 80ºc em nenhum momento, o que é ótimo. Vale ressaltar que a carcaça na parte interna continua com ótimas temperaturas. Confira abaixo os testes:

 

 

Clique Na Imagem Para Ampliar

O Samsung RC-420 talvez tenha alguma configuração na bios que depois de um tempo em estresse máximo do processador, o Intel Turbo Boost é desativado pelo próprio notebook. Não foi notado em nenhum momento CPU Throttling.

Clique Na Imagem Para Ampliar

A temperatura ambiente estava entre 28º a 30ºc. Foi utilizando um termômetro infra-vermelho para medição das temperaturas da carcaça.

QUADRO DE NOTAS


*Custo-benefício levando em consideração ao menor preço encontrado atualmente por R$1709,05.

FOTOS


Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar

CONCLUSÃO

O Samsung RC-420 no geral foi bem nos testes e é mais um notebook aprovado e compete numa faixa de preço que é o modelo mais barato atualmente, oferecendo mais por menos. O notebook não é perfeito e deixa a desejar em alguns aspectos como foram citados no review, mas com um bom hardware e um fator determinante para o excelente custo-benefício, o notebook é uma ótima compra na faixa de preço.

 

O Samsung RC-420 leva Selo Ouro:

 

 

3 COMMENTS

  1. Comprei meu rc420 em janeiro 2012. Estava muito satisfeita, porém há umas duas semanas atras (agosto), começou a dar umas travadinhas no touch e parou a barra de rolagem…nem imagino o que possa ser. Coisa muito desagradável.
    Há como resolver sem recorrer à assistência técnica? Posso ter dado algum comando errado, inadivertidamente?
    Agradeço a ajuda.

Deixe uma resposta