Saiba como funciona a TV Digital

Se formos comparar os televisores de hoje em dia com os dez anos atrás, com certeza vamos notar muita diferença. Além do novo formato, muito mais fino e leve, os aparelhos de televisão possuem uma qualidade infinitamente maior em relação à tecnologia do passado, com muito menos ruídos na imagem. Porém, não são todos que têm condições de ter um TV com qualidade de ponta…pelo menos por enquanto.

A TV Digital, tão anunciada e aguardada pelos brasileiros, teve a sua primeira exibição no país no dia 02 de dezembro de 2007, na cidade de São Paulo, mas até hoje, depois de cinco anos, ela ainda não se popularizou no país.

Apesar dela ainda não estar presente na vida dos brasileiros com menos recursos, é importante sabermos como ela funciona, afinal a data para a oficialização para o desligamento da TV analógica e a transmissão somente da TV Digital é para o ano de 2016.

O quê é TV Digital?

A TV Digital nada mais é do que um sinal gratuito semelhante ao do DVD, ou seja, uma TV aberta com sinal “limpo”, sem chuviscos ou interferências.

 tv digital

Isso significa que a partir de 2016 o avanço da tecnologia da imagem em televisão vai dar mais um passo no Brasil. Em contrapartida, TVs que recebem o sinal analógico não vão mais receber sinal.

Possível adiamento

Mudar todo um sistema não é uma tarefa simples, por isso os canais abertos brasileiros estão tentando fazer com que o governo adie essa data em dez anos, que adiaria a “morte” do sinal analógico para 2026.

Grade sem alterações

O que vai mudar é a tecnologia da imagem, então não se preocupe quanto à grade de programação. Os programas vão continuar os mesmos, só alterando sua qualidade de exibição.

Como vai funcionar

O sinal será gratuito, assim como é hoje em dia, sem a necessidade de taxas para ter o direito à TV aberta, o que é diferente em relação aos sistemas adotados por países como a Inglaterra. Porém, vai ser necessário adquirir um aparelho conversor. Se a sua televisão é mais moderna, não se preocupe, pois o recurso para poder receber o sinal digital já vem embutido.

Outras vantagens da TV digital

 tv digital-2

Além da melhoria na qualidade de imagem, o que por si só já é um excelente argumento, a TV Digital possui outras vantagens em relação à TV analógica.

Para fazer gravações, por exemplo, a qualidade da imagem se mantém intacta com o passar dos anos, o que não ocorre com o sinal analógico.

Um exemplo para ilustrar melhor o que estamos falando são os DVDs e as fitas VHS. Lembra-se que quanto mais antiga era a gravação em fita VHS pior a qualidade ficava, chegando ao ponto de um dia simplesmente não dar mais para assisti-la? Então, com o DVD isso não ocorre! É mais ou menos o que acontece com a gravação em qualidade analógica para a digital.

O que fazer enquanto o sinal digital não chega

Uma das melhores formas de resolver o problema de qualidade é assinando uma TV paga, cujo sinal já é digital. Você vai ter uma melhora de imagem assim como acontece quando você utiliza um cabo para converter VGA para HDMI.

Você vai gostar

Deixe uma resposta

Close
Close