Juntamente com o Galaxy Alpha a Samsung também lançou o seu novo chipset Ecynos 5430, o primeiro chipset de smartphone baseado no processo de 20nm, uma das principais características é a tecnologia de processo de 20nm HKMG, fazendo o chip ser mais eficiente e também reduzindo o consumo de energia.

Em relação às melhorias na GPU e CPU, o Exynos 5430 ainda continua usando a configuração big.LITTLE da ARM, combinando quad-core Cortex-A15 com clock de até 1,8GHz e quad-core Cortex-A7 com clock de 1,3 GHz, ele está presente no recém lançado Galaxy Alpha.

Já a GPU, é uma ARM Mali-T628 com clock de até 533MHz MP6. A GPU pode escalar até WQHD (2560 x 1440) e WQXGA (2560 x 1600). O chipset também tem um formato Multi Codec com decodificador H.265, dual ISP e um co-processador separado chamado Seiren para decodificar áudio.

Outras tecnologias também estão presentes para reduzir o consumo de energia compressão de imagem móvel e a tecnologia de hibernação adaptável, que são capazes de economizar a energia durante as atualizações de tela.

O Exynos 5430 estará presente pela primeira vez em um aparelho, no caso o Samsung Galaxy Alpha, e em breve deve ser lançado em mais dispositivos da Samsung.

[ads1]
Fonte

COMPARTILHE
Estudante de Engenharia da Computação (5º Semestre), 20 anos e colaborador do site Tudo em Tecnologia.

Deixe uma resposta