Registrar um momento. Esta é a principal função de uma máquina fotográfica. Conforme a tecnologia avançou, o ato de fotografar um momento mudou e agora, a realidade que antes era vista apenas em filmes de ficção científica pode ser utilizada no mesmo dispositivo que você usa para telefonar para alguém.

O fator portabilidade influencia bastante, ainda mais se o usuário busca um bom equipamento. Máquinas pesadas, grandes e de formato bastante estranho tornam a locomoção muito desconfortável. É nesse lugar que entram os celulares com câmeras potentes. Unem o poder fotográfico à portabilidade de um telefone celular.

Neste artigo, estão listados cinco modelos de telefones com câmeras consideradas boas. Há ainda, alguns outros modelos que valem a pena ser considerados pelo usuário se este busca uma experiência um pouco melhor na hora de fotografar.

O primeiro é o Nokia 808 Pureview, que com sua super câmera de 41Mp com lentes Carl Zeiss, apresenta muitos recursos para aproveitar melhor a alta capacidade do sensor. Os principais são: controle de brancos, reconhecimento facial, modo de sequência, flash Xenon e oito configurações base para a fotografia, e ainda, filma em Full HD.

O Apple iPhone 4S consegue tirar fotos de até 3264×2448 pixels (8Mp). Exclusiva da Apple, a tecnologia iSight, a câmera do iPhone 4S consegue também, filmar em Full HD à 30FPS. Oferece reconhecimento facial, Flash LED, estabilizador de imagem, foco automático e identificador de local de onde a foto ou o vídeo foi feita(o).

Não muito conhecido no Brasil, o HTC One X tem um potencial fotográfico impressionante: tecnologia ImageSense, que oferece 8Mp com foco automático, flash LED e sensor BSI para ambientes com pouca luminosidade. Grava vídeos em Full HD (1080p). Possui um processador exclusivo para a câmera e oferece outros recursos que melhoram a experiência fotográfica, como disparo contínuo de múltiplas imagens, flash inteligente (mede a distância até o objeto em foco), estabilizador de imagem e ainda, uma boa tecnologia de captação em câmera lenta. Fora o sistema de áudio, assinado pela Beats.

Seguindo o concorrente, o Samsung Galaxy SIII também oferece uma melhor experiência fotográfica com um sensor de 8Mp, disparador com resposta rápida (a Samsung chama de Zero Shutter Lag) e sensor BSI. No caso do SIII, a resolução máxima das fotos é de 3264×2448 pixels, com autofocos, LED flash, detector de local e facial. Consegue filmar em Full HD (30fps) e conta com estabilizador de imagem.

Nem sempre a maior resolução é a melhor foto, mas no Nokia N8, a alta resolução é acompanhada de outros recursos que auxiliam na boa qualidade da imagem. Com Flash Xenon, lentes Carl Zeiss, controle de exposição, reconhecimento facial, oito modos de cena e controle de brancos inteligente, o nokia N8 consegue se sair bem na tarefa de registrar um momento.

Como vimos, parece que a Nokia se interessa em manter modelos com boas câmeras no mercado, é o caso do Nokia Lumia 800, que apresenta um conjunto fotográfico muito interessante para o patamar que se encontra. Com sensor de 8Mp, lentes Carl Zeiss, Flash Dual LED, dez modos de cena e seis níveis de branco pré-definidos, o Lumia 800 consegue filmar em HD (720p à 30Fps).

O último modelo desta lista é o Sony Ericsson Vivaz. Com câmera de 8,1Mp (capaz de  filmar em 720p, a Sony não pouco esforços para deixar a experiência mais próxima da obtida nas câmeras compactas da mesma empresa. Estão disponíveis ao usuário ajustes finos de foco, luz e flash, estabilizador de imagem, detector facial (e de sorrisos), pena oferecer apenas Zoom digital de 4x. Alguns dos recursos aqui listados são encontrados apenas em câmeras fotográficas mais caras, oque torna o modelo muito interessante ao usuário que necessita de uma câmera sempre à mão.

Na recente IFA 2012, a Samsung apresentou um modelo de câmera com Android (4.1). É importante ressaltar que o aparelho é uma câmera, porém, leva o nome da linha de celulares Android da coreana. Batizado de Galaxy Camera, o aparelho possui sensor de 16Mp, tela de 4,8 polegadas (resolução de 1280×720), sensor BSI, zoom de 21x e outra muitas funcionalidades para complementar a experiência. Ainda não foi lançada ao mercado sairá em Outubro), porém, já tem objetivo, bater na Nikon Coolpix S800c.

Deixe uma resposta