O Portal fez um tutorial prático de overclock para quem possui notebook com AMD A8 3500M realizar um overclock estável e seguro, pelo menos nos nossos testes foi assim. A dica também poderá encaixar bem no processador AMD A6 3400M, que basicamente é a mesma coisa em termos de processamento que o A8, mudando apenas a parte gráfica, que no A8 vem 6620G contra 6520G do A6.

 

Antes de começar a dica, vale ressaltar que o overclock é um procedimento delicado e requer muita atenção e cuidado, pois pode provocar danos ao seu notebook e qualquer dando nesse caso não é coberto pela garantia. O overclock em si não invalida a garantia, mas qualquer dano ocasionado por ele não tem cobertura da garantia, por isso, muito cuidado e atenção. Ao seguir as dicas, você assume o risco e sua responsabilidade, pois as dicas são informativas, ficando ao critério de cada usuário segui-las ou não.

 

TUTORIAL OVERCLOCK AMD A8 3500M:

 

Para começar, você vai precisar de um programa chamado K10stat. Você pode baixá-lo aqui: Download K10Stat. Faça o download da última versão, a 1.54.

 

Ao baixar o programa e executar, você terá os seguintes valores no seu K10stat:

 

Clique Na Imagem Para Ampliar

Para realizar o overclock, basicamente você vai ter que modificar do item B0 ao P6 com os valores que será repassado a seguir, assim como suas novas Voltagens, pois além do overclock, foi realizado o undevolt. Preste muito atenção nos dados da tabela abaixo, pois você irá substituir os valores do seu K10stat para os valores da tabela abaixo:

 

 

Exatamente cada valor do B0 até o P6 você irá colocar no K10stat e clicar em aplicar. Preste atenção, use cada valor para o respectivo item (B0, P0, etc). Lembrando que o B0 é o clock quando o turbo core do processador entrar em ação é o P0 é o clock “padrão”. Depois que colocou corretamente os dados, execute o teste do wPrime 32 e 1024 (Clique Aqui Para Baixar wPrime), caso não tenha nenhum erro ou tela azul, vá para o teste de estabilidade do AIDA64 (Clique Aqui Para Baixar AIDA64) e execute o teste por 15 minutos e verifique as temperaturas. Caso não passe de 80ºc, está ok.

 

Se deu certo o primeiro passo e você teve temperaturas aceitáveis, quando for jogar, monitore nas primeiras vezes as temperaturas do processador.

 

Com a primeira etapa concluída e funcionando corretamente, caso queira um pouco mais de desempenho, poderá utilizar os dados da tabela 2, conforme a imagem:

 

 

Realize os mesmos testes da primeira etapa. Se ocorreu tudo ok e as temperaturas ainda estão dentro do aceitável, você pode utilizar esses clocks sem problemas.

 

Observação: Não é Recomendável que o processador passe de 90ºc. Se chegou a 90ºc, o ideal é você diminuir o clock, baixando para 1.8ghz o P0. e 2.0ghz o B0.

 

Depois do overclock, o ganho de desempenho é bem considerável. Você pode perceber no teste do wPrime, executando o teste com processador em Stock e depois com ele em overclock. A diferença é grande, principalmente no teste 1024.

 

Foi feito também um vídeo completo, com testes e muitos detalhes para você ver na prática todos os detalhes em vídeo (Para melhor visualização, visualize em tela cheia e qualidade HD ou Full HD):

 

77 COMMENTS

  1. Deixando td de fábrica e alterando somente a P0 para 2.2 ghz qual seria proporcionalmente a voltagem a ser usada na P0 neste caso, considerando q as demais ficarão conforme as configurações de fábrica?

  2. Olá,
    Assim como alguns, sou totalmente leigo no assunto.
    Uso programas de arquitetura (Autocad, Sketchup, Revit). Precisei trocar de note de forma urgente pois o antigo deu pau e o que consegui comprar com a grana que tinha (2000 reais) foi um HP dv6 6190br. Já imaginava que não daria conta plena das minhas necessidades, mas ao testar o sketchup, fiquei assustado. Sendo assim, verifiquei em alguns fóruns que pra programas como autocad / skp o processador conta mais que a placa de vídeo (ao contrário do que eu imaginava). Assim, aumentar o clock pra mim poderia ser interessante. Mas por ser um HP, que tem fama de derreter soldas por conta do projeto do notebook e das altas temperaturas, temo alterar o clock, esquentar muito o note e dar pau. Vc acha que por ser um notebook HP pode ser mais perigoso fazer essa alteração? Li um dia desses que os HPs mais recentes da linha dv6 (como este que tenho), não estavam dando tanto problema por conta do aquecimento. Vc tem alguma informação sobre isso? Agradeço muito a atenção e peço desculpas pelo tamanho do texto. Abraço!

  3. Th, mais um duvida de leigo.
    Se eu amentar o clock pra 2.2, ele vai ficar o tempo todo funcionando nesse valor, ou ele irá trabalhar com valores mais baixos e só atingir o 2.2 quando for necessário? Mais uma vez, obrigado! Abraço.

    • Victor,

      Esse notebook não tem problemas de superaquecimento. Esses processadores AMD novos são bem frios.

      Da para colocar 2.2ghz tranquilo nele. Não vai ficar sempre 2.2ghz, apenas quando executar programas mais pesados ou abrir algo. Quando não estiver fazendo nada vai ficar com clock menor.

      Abraço

  4. Th – Editor Chefe, não sei se lembra, mas postei alguns comentários aqui sobre uma dúvida entre qual notebook comprar, o DV6-6170BR ou um Lg (que não lembro mais o modelo). Você disse que o HP seria uma boa pedida visto que com overclock ele chegaria bem perto do Corei5 do LG. Escrevo pra lhe dizer o seguinte… você estava totalmente certo!!! Acabei de fazer o overclock e o notebook não passou de 72ºC, imoressionante. O acabamento é mesmo excelente (acredito que o alumínio até ajuda numa melhor dissipação do calor). Resumindo, muito obrigado pela ajuda e pelas dicas. A partir desse fato, recomendo seu site pra quem procura dicas sobre gadgets.
    Gostaria de saber se você conhece algum programa semelhante ao K10stat para Linux (só uso Windows quando resolvo jogar algo mais complexo)?
    Tem alguma opinião sobre o Motorola RAZR? Encontrei ele por R$1.100,00!
    Muito obrigado, mais uma vez!

    • Guilherme,

      Que bom que deu tudo certo e você está satisfeito com o notebook.

      É recomendável comprar uma base refrigerada quando for jogar.

      O Razr é um aparelho muito completo e com hardware show de bola. Compensa e muito por esse preço. =)

      Fico a disposição, qualquer coisa é só falar.

      Abraço

  5. Ola amigo, fiz tudo certinho, com a primeira tabela tudo ok! mas a temperatura no teste de estabilidade chegou a 88 com a segunda tabela. Tem algum problema de deixar assim? uso o over apenas para jogar. Caso negativo como diminuir o clock como mencionado no artigo? Muito Obrigado.

        • Diogo,

          Quando você reinicia o notebook e não inicia o K10stat o overclock não se ativa sozinho, sendo assim você tem configuração original. Ao aplicar com o K10, ele continua, mesmo após fechar o programa, para voltar ao normal só reiniciando ou quando desligar e religar a máquina.

          Usa a tabela 1 com 2.0ghz que não terá problemas e compra a base refrigerada. Mas se quiser diminuir mais o clock, é só diminuir o número do FID.

          Abraço

  6. Olá, tenho um dv6 6170br e já tentei três vezes realizar o overclock, e mesmo utilizando os valores da tabela 1, nas três tentativas, deu blue screen durante os testes no wPrime, na primeira tentativa deu blue screen durante o teste 32, ai fui tentar denovo e vi que a voltagem do primeiro core eu tinha configurado errada, ai fui e coloquei certo, passou beleza no teste 32 mas durante o 1024 deu blue screen, ai na terceira tentativa estava tudo certo e durante o teste 32 deu blue screen, tem alguma ideia do que possa ser o problema?

  7. Meu HP DV6-6c60 deu blue screen no teste de estabilidade com o over da 1ª tabela, isso ocorreu com mais ou menos 4 minutos e a temperatura estava abaixo de 80. O wPrime funcionou beleza.

    • Marcell,

      Irei elaborar uma tabela nova para esse modelo.

      Estou com um em mãos e em breve estarei disponibilizando.

      Mas se quiser tentar, tenta a tabela 2 ou pega a tabela 1 e aumenta um nível a CPU Voltage.

      Abraço

  8. Tenho um HP DV6-6c60 ele deu blue screen no teste de estabilidade com o over da 1ª tabela, isso ocorreu com mais ou menos 4 minutos e a temperatura estava abaixo de 80. O wPrime funcionou beleza.

  9. A tabela 2 funcionou beleza a temperatura ficou estavel em 79 79, chegou a 80 mas voltou. Mesmo assim aguardo a nova tabela. Estou desenvolvendo uma mesa resfriadora com pastilha termica, se der certo vou lhe enviar o projeto. Pelos meus calculos devo obter 0º na mesa, gastando 90w.

  10. Boa noite estou querendo comprar um notebook hp o modelo é dv6-6190br acho que ele está num bom preço ta saindo pra mim por 2.299,minha unica dúvida é esse processador li que ele é do nível de um core i3,mas depois do overclock ele fica maixomenos de que nível em processamento,porquê pra jogos se o processador for fraco influencia deixando o jogo mais lento e em relação a placa de vídeo do 6190br pode me dizer se da pra rodar uns jogos legais???aguardo sua resposta,obrigado desde já…

  11. Boa tarde dei uma olhada nesse note q vc me aconselhou o DV6-6C60BR,achei ele mto manero e com um bom ddesempenho,mas no caso só ficou uma dúvida em relação a placa de vídeo dele a radeon 7690m ela é superior ou inferior a radeon 7730m que vem no inspiron 15r se???também é um note que estou de olho,só que a diferença de preço entre os dois gostaria de saber se ta compensando pq o dv6 ta 2,000 e a configuração maxima do 15r se ta 3,000
    vale a diferença de 1,000 rs???

  12. Entendi então brother gostaria de saber se essa diferença vale mesmo apena,então vo fica com o 15r se valeu pela dica mano,obrigado…

  13. Boa tarde amigo,pra fazer um overclock assim no amd a6-3420m os dados dessa tabela seriam os mesmos ou mudariam???pq os dois tem praticamente os mesmos dados técnicos e msm capacidade de processamento,se nao me engano so muda o chip grafico…

  14. Muito boa a máteria e testarei esse overclock em minha máquina (Asus N53Ta). Inclusive postarei um vídeo com as diferenças dos FPS de algum jogo pesado (pensando em fazer isso com o Max Payne 3). Assim que fizer te mandarei o link do meu blog pra vc dar uma conferida.
    Obrigado TH

  15. Poxa eu fiz no meu 6170br , o de 2.2 ghz , só que quando vou jogar , dá um tempinho ele desliga ! fiz os testes com prime e a temperatura quando eu jogo fica 60~68 normal. Sera que tem algo errado?.

  16. Amigo estou para comprar um note novo por esses dias e queria saber se o HP Pavilion G4-2216BR seria bom para rodar jogos ( Dirt 3, call of duty, e jogos desse nível). Ele tem processador Quad Core A6-4400M, 4GB, HD GB, placa de video raedon 7520g. Achei ele em uma loja em bh por R$1.731. Vale a pena ou algum outro note seria melhor por esse preço?

      • Estou quse comprando ele, mas tenho uma dúvida, existe algum que me de a mesma qualidade em jogos, mas que tenha a tela um pouco maior, mesmo que ele passe um pouco de 1700? E outra dúvida, futuramente qual o melhor upgrade que eu poderia fazer nele?

        • Túlio,

          Vou me intrometer e recomendar o HP DV66C70BR por R$1899,00 à vista (boleto) na Fast Shop. A configuração é melhor do que esse que vc está vendo e tem tela 15.6 full hd, leitor de blu-ray, placa de 1gb dedicado.
          Entra no site do htforum e clica no banner da fast shop (parte superior do site). Coloca a senha htforum2012 e depois procura por esse notebook. Há a outra opção da LG que não me lembro mais o modelo…

          abraço

  17. Th, dei umas pesquisadas nos preços e em vez do upgrade irei fazer o overclock como você me sugeriu (A8-3520M). Adorei a primeira configuração, é exatamente o que eu preciso, porém, devo abaixar meu clock em turbo que vem em 2.6 de fábrica para 2.2, o desempenho que ele ganha sem turbo vai compensar o de quando ele trabalhava em turbo? Vale lembrar que meu note chega há 80ºC, em games pois moro no Oeste Paulista e aqui fazem 30ºC no inverno! KKKK

    • Marcos,

      Usa a tabela 2.2 até 2.4… você pode deixar os 2.6 no turbo core sem problemas, só aumenta uma casa na Voltage.

      Nos games raramente ele ativa o turbo core.

      Lembrando que compre uma base refrigerada e faça dois planos, um para uso diário, que você pode até colocar mais que 2.2 e outro para games que você vai deixar em 2.2 o turbo e 2.0.

      Não esqueça de comprar a base refrigerada.

      Obs: Eu já tive um DV6-6C60BR e usava um perfil assim para uso diário: 2.53 até 3.0 ghz. =) Nunca tive problemas, nem com temperaturas… quando usava um programa que exigia 99% do processador o máximo que chegou foi 80 a 82 graus… o meu LG A530t atual com i7 bate quase 90 graus na mesma tarefa…. rsrsrs… Mas lembrando que não usava isso para games, era só pra uso diário que exigia apenas o processador… O notebook ficou muito top, mais rápido que i5 em alguns tarefas.

  18. Fala galera! Th, trago aqui os resultados do meu overclock e undervolt, fiquei muitíssimo satisfeito, acontece que mesmo com o overclock, o undervolt deixou meu computador coisa de 10% MAIS FRIO. Após realizar os testes e jogar algumas horas de game, percebi que a temperatura máxima atingida foi de 78ºC, algo que não acontecia de jeito nenhuma sem o procedimento, meu computador pegava 88ºC com a mesmíssima base refrigerada.
    Meus clocks ficaram em 2.5 no B0 e depois fiz a lista como a recomendada na primeira opção. Obrigado!

Deixe uma resposta