Depois de realizar Tutorial de overclock da APU A4-3300M, o  Tudo em Tecnologia fez mais um, agora com a APU AMD A6-3420M, e pelo menos nos nossos testes foi assim que tudo aconteceu. A dica também poderá encaixar bem para quem tem o HP DV6-6C60BR  que é um notebook ótimo por ter uma boa placa gráfico e um ótimo custo-benefício.

Antes de começar a dica, vale ressaltar que o overclock é um procedimento delicado e requer muita atenção e cuidado, pois pode provocar danos ao seu notebook e qualquer dando nesse caso não é coberto pela garantia. O overclock em si não invalida a garantia, mas qualquer dano ocasionado por ele não tem cobertura da garantia, por isso, muito cuidado e atenção. Ao seguir as dicas, você assume o risco e sua responsabilidade, pois as dicas são informativas, ficando ao critério de cada usuário segui-las ou não.

Como citado acima, o notebook utilizado para os testes foi o HP Pavilion DV6-6C60BR com a seguinte configuração:

  1. PROCESSADOR: AMD A-Séries A6-3420M Quad-Core 1.5/2.4ghz, 4mb de cache ;
  2. PLACA DE VÍDEO: AMD Radeon 7690M 1gb;
  3. MEMÓRIA RAM: 6gb DDR3;
  4. DISCO RÍGIDO (HD): 750gb;
  5. TELA: 15.6″ LCD LED com resolução Full HD (1920 x 1080);
  6. SISTEMA OPERACIONAL: Windows 7 Home Premium 64bits.

 TUTORIAL OVERCLOCK AMD A6-3420M

Para começar, você vai precisar de um programa chamado K10stat. Você pode baixá-lo aqui: Download K10Stat. Faça o download da última versão, a 1.54.

Ao baixar o programa e executar, você terá os seguintes valores no seu K10stat:

Para realizar o overclock, basicamente você vai ter que modificar do item B0 ao P6 com os valores que será repassado a seguir, assim como suas novas Voltagens, pois além do overclock, foi realizado o undevolt. Preste muito atenção nos dados da tabela abaixo, pois você irá substituir os valores do seu K10stat para os valores da tabela abaixo:

Depois de inserir os dados o seu K10stat vai ficar como na imagem abaixo:

Exatamente cada valor do B0 até o P6 você irá colocar no K10stat e clicar em aplicar. Preste atenção, use cada valor para o respectivo item (B0, P0, etc). Lembrando que o B0 é o clock quando o turbo core do processador entrar em ação é o P0 é o clock “padrão”. Depois que colocou corretamente os dados, execute o teste do wPrime 32 e 1024 (Clique Aqui Para Baixar wPrime), caso não tenha nenhum erro ou tela azul, vá para o teste de estabilidade do AIDA64 (Clique Aqui Para Baixar AIDA64) e execute o teste por 15 minutos e verifique as temperaturas. Caso não passe de 80ºc, está ok. Testamos o HP Pavilion DV6-6C60BR em várias tarefas e não houve problemas com tela azul. Confira abaixo teste com AIDA64 durante alguns minutos:

Clique na imagem para ampliar

Se deu certo o primeiro passo e você teve temperaturas aceitáveis, da pra usar a configuração tranquilamente. Mas fique atento sempre as temperaturas e monitore as mesmas. Essa configuração acima não é indicada para games, apenas para o dia a dia e utilização de programas mais pesados

Com a primeira etapa concluída e funcionando corretamente, caso queira um pouco mais de desempenho, poderá utilizar os dados da tabela 2, mais indicada para quem vai jogar e quer mais desempenho no processador, confira:

Observação: Não é Recomendável que o processador passe de 90ºc. Se chegou a 90ºc, o ideal é você diminuir o clock, baixando para 1.8ghz o P0. e 2.0ghz o B0.

ATENÇÃO: O Portal não se responsabiliza por nenhum dano causado com o overclock no seu notebook, mesmo usando os dados do tutorial. Testamos os dados acima no HP DV6 6150BR, porém se você vai fazer o procedimento, saiba que é por sua conta e risco.

Depois te ensinar como aumentar o desempenho no seu notebook você deve estar se perguntando: Será que compensa mesmo? Quanto será o aumento de performance utilizando os procedimentos mencionados acima? Para responder suas perguntas, nós testamos o notebook com overclock (tabela 1) e na configuração original com alguns programas e os resultados você confere abaixo:

TESTES

  • CINEBECH R10 64bits (quanto maior a pontuação, melhor a performance):

Os resultados mostram um ganho de pouco mais de 38% na pontuação avaliando 1 core e 43% no teste para o multi-core (4 núcleos). Ou seja, é um ganho muito bom.

  • wPrime 32M e 1024M (quanto menor o tempo, melhor a performance):

Com a avaliação do wPrime 32M temos um ganho de 40% e no 1024M uma melhora de pouco mais de 41%, ou seja, um ganho bem significativo.

  • 3DMark06 (quando maior pontuação, melhor o desempenho):

 O 3DMark06 deu uma pontuação geral (avaliação de todo o conjunto) de 7640 para o HP DV6-6C60BR na configuração de fábrica, já com overclock a pontuação subiu pouco mais de 15%, enquanto o CPU Score (avaliação apenas do processador) passou de 2308 para 3416, ou seja, um aumento de 48%.

Depois de tantos pontos positivos você deve estar pensando nas temperaturas, correto? Se essa for sua preocupação, também avaliamos esse ponto com o teste de estresse do AIDA64, veja abaixo os resultados:

  • Teste de Estresse AIDA64:

Apesar da grande diferença no tamanho da barra no gráfico acima, não se assuste, pois a diferença ficou menos de 15%, e o melhor, temperaturas baixas como demonstradas acima.

CONCLUSÃO

Depois dos números apresentados acima é inegável que o Overclock compensa e muito nessa na APU A6-3420M, principalmente no HP Pavilion DV6-6C60BR, pois além de um excelente ganho de performance, as temperaturas apesar de um aumento, se mantiveram estáveis. Mas lembre-se que é um procedimento delicado, que requer cuidados e qualquer dano no seu notebook provocado pelo overclock, a garantia não cobre.

ATENÇÃO: O Portal não se responsabiliza por nenhum dano causado com o overclock no seu notebook, mesmo usando os dados do tutorial. Testamos os dados acima no HP DV6 6150BR, porém se você vai fazer o procedimento, saiba que é por sua conta e risco.

118 COMMENTS

  1. Ei ADM, baixe o programa AMD OverDrive, vá na aba auto-clock e clique em start.
    O programa irá overclockar automático fazendo testes no processador de estabilidades, desempenho e etc, muito seguro e recomendado pela amd.

  2. Ok Th, obrigado pelo esclarecimento. Peguei um DV6-6C60BR na eFácil que chegou a poucos dias, mas ainda estou apanhando para corrigir os travamentos que ocorrem quando entra e não volta do estado de suspensão e quando desconecto a bateria, acredito que seja um problema nos drivers de vídeo, vou instalar um OS do zero pra ver se resolvo.

        • Brother, tu mora no Alasca??? kkkk eu tenho esse note tbm e a temperatura chegou a críticos 78º 🙁
          Fiz o teste hj 02/11 e a temperatura ambiente tá em 20º, mais semana passada que fez um calor imenso, (Moro em Juiz de Fora) chegou a 40º.

          • Não,onde eu moro também é quente.

            Mas 78ºc em qual situação? Para notebook e processador Quad Core, 78ºc em uso extremo não é crítico, está dentro do aceitável.

            Um i5 chega também nesses valores.

            Agora se foi 78ºc em uso básico, certamente seu sistema de resfriamento não está trabalhando bem.

            Uma dica é quando for jogar, eleva um pouco a traseira do notebook. E comprar uma base refrigerada é sempre bom e essencial nesse verão.

          • Estou utilizando em uma mesa de madeira. Mais se com 20º ambiente já chegou em 78º, quando tiver uns 40 sei lá, mais o normal aqui não é fazer grandes temperaturas. Mais se diz que 78º é aceitável blz, só achei estranho pois vi comentários de gente aqui dizendo que o msm note que o meu não passou de 70º e o outro de 50º, e o meu atingir 78º achei estranho. Fiz o teste de estresse do aida por 15 min como o recomendado. Fiquei de cara tbm de até o HP do tutorial ficar com uma temperatura mais baixo do que o meu Asus, pois tdos os notes HP que tive esquentavam demais.

      • Tenho notado algumas anormalidades com esse note: Sem over, quando uso o navegador Firefox ou Chrome, eventualmente a tela dá umas rápidas reduzidas na iluminação, como se fosse um “dim”, uma piscadinha mesmo. E a velocidade de navegação nestes browsers também acho reduzida, principalmente a de rolagem da tela. O engraçado é que quando uso o Internet Explorer o mesmo não acontece, ele roda rápido e sem piscadas. No uso de outros softwares, como o Excel, AutoCAD e na área de trabalho também não notei perdas de desempenho ou mesmo essas piscadas de tela. Alguém também passou por isso e poderia me dar uma luz???

          • Realmente é na bateria que isso acontece. Valeu a informação, pelo menos ao saber que isso é uma característica de projeto eu fico mais desencanado.

          • Aqui no meu não ocorrem piscadas. O que ocorre é uma oscilação no brilho da tela. Muitas vezes eu abro um word e o brilho sobe sozinho, por exemplo. Basta fechá-lo e o brilho diminui. Isso ocorre para todos os programas em geral, porém é mais perceptível em programas com fundo branco.
            Pelo o que eu fuxiquei seria uma questão de um mecanismo no próprio notebook que regula o brilho da tela de acordo com o ambiente. Porém se for isso, o mecanismo certamente é bugado, por que regula em ambientes onde não precisaria e quando deve aparecer, ele não corresponde.
            Isso não impede o uso, mas com o tempo tu acaba percebendo as oscilações. Se colocar o brilho no máximo, o “problema” não aparece. Outra coisa é que toda a vez que é aberto o menu “Computador”, o sistema lê o drive óptico (em busca de alguma mídia inserida), e acaba fazendo aquele barulho do “tac” de leitura. Se você abre muitas vezes a janela, fica direto ouvindo o “tac”. São pequenos detalhes que notei no uso diário, mas mesmo assim recomendo a máquina.

  3. César,

    Pode ficar tranquilo em relação a isso. Mas se isso te incomoda, você pode desativar.

    Clique com botão direto na área de trabalho e depois em propriedade gráficas… vai abrir o control center… vá na aba energia > powerplay e desmarque o Ativar Vari-Bright.

    Abraço

  4. Estou muito satisfeito…. Baixei o Overdrive no site da AMD e baixei a última versão do Catalyst.
    Instalei ambos e configurei o Overdrive através do Catalyst (bem mais simples do que configurar através do Overdrive). Usei o Overdrive apenas para monitorar o status do cpu. Colocando para rodar em 2.4 Ghz (no Catalyst) os cores (no Overdrive) rodam a 2416 mhz mas alguns cores as vezes caem para 800 mhz (um pouco inconstante). Porém, colocando em 2.3 Ghz, todos os cores ficam no mínimo a 2296 mhz. E a temperatura não passou de 52ºC. (ASUS N53TA A6-3420M 6GB + Radeon HD 6720G2).

      • Cara, no catalyst tem a aba overdrive, vc seleciona auto ajuste e clica iniciar, e o programa faz tudo sozinho, deixando como o amigo falou acima, super seguro, sem segredo, porém não melhora desempenho em jogos … preciso fazer overclock na gpu, o q até agora n consegui …

  5. Boa tarde th
    pow depois teria como vc faze um overclock usando esse programa da amd o overdriver,e dize pra galera qual dos 2 é melhor ele ou o k10stat,tem gente dizeno que no overdriver quase nao houve aumento de temperatura…vlw

  6. th, boa tarde

    estou fazendo este over no dv6-6170. a pergunta é : como é que posso escolher quando usar ou não o over?na inicialização do Windows ele ja vai estar valendo ou tenho que ativá-lo de alguma forma?

  7. Olá TH…

    Primeiramente obrigado pela ajuda com informações sobre notes, comprei meu DV6 6C60BR graças a sua ajuda!

    Fiz o Overclock pelo AMD Engine Control Center (Tela Inicial > Desempenho – Controles de Clock > AMD OverDrive), depois desabilitei a caixa “Substituir as Configs de CPU atuais”, após desmarcar clicar eu “Auto-Ajuste”… automaticamente ele vai testar frequência por frequência, demora um pouco no meu caso quando chegou em 2.3Ghz eu dei cancelar… Depois na mesma onde foi dado o start no teste de frequência será habilitado um botão para ativa o Overclock, uma vez habilitado ele ficará verde com o nome “CPU Overclock ativado ” e logo abaixo uma régua com as frequências que foram testadas ai é só setar a desejada e aplicar as configurações…. Fiz o teste pelo AIDA64 e de fato o clock ficou na casa dos 2.3Ghz… Tenho aqui os Prints do teste caso alguém tenha interesse…

    Abraço galera…

    • Lucas blz?

      Cara cheguei a fazer isso tbm, depois fui testando outras configurações como essa do programa. Agora não sei o q aconteceu aqui q quando ativo pra poder fazer o auto-ajuste meu overclock fica verde mas sem a régua…. marcando 1500mhz sem opção de aumentar até os 2,2 ou 2,3 não me lembro…

  8. TH, eu tenho um Asus N53TASX099R, fiz o teste de estabilidade e a temperatura atingiu críticos 78º, sendo que tem duas pessoas que já postaram aqui e disseram que o deles nem atingiu 70º. Será que tem alguma coisa errada com o meu note? Na verdade eu fiz por curiosidade, pois não vejo tanta necessidade de over nesse note , ele nunca travou comigo, eu tinha um HP com core i5 e eu passava raiva, já notes com proc amd nunca tive problemas. Mais fiquei preocupado com a temperatura 🙁
    Outra coisa, esse over pelo catalyst eu notei uma coisa, antes de fazer, vc tem que aceitar os termos e condições, que quando vc lê fica bem explicito que vc PERDE a garantia caso faça, e vc ainda vai ACEITAR??? Prefiro mil vezes fazer por esse K10 do que pelo catalyst onde eu vou “concordar” em perder a garantia.

    • Está normal amigo. A diferença de temperaturas sem dúvidas está no fator da temperatura ambiente ou local que o notebook está sendo utilizado.

      Seria um problema se estivesse acima de 90 graus, ai sim era bem preocupante.

      Sobre a garantia, você perde a garantia se esse overclock ficar sempre. Eu não testei esse Overdrive.

      O K10stat sempre zera para configurações originais do notebook quando você reinicia ou desliga o PC. Fazer o overclock com o K10stat em si não invalida a garantia, mas se houver qualquer problema no notebook devido ao overclock, a garantia não cobre. Tipo você overclocou e ele aqueceu muito e danificou algo e na AT detectarem que foi por conta do overclock, a garantia não cobre o conserto.

      Curte a nossa página e indica para os amigos: https://www.facebook.com/TudoEmTecnologia

      Fico a disposição.

  9. Muito bacana esse tutorial TH. Vou testar no meu Asus N53Ta que é um belo notebook. e falo isso nao pq sou dono de um nao, mas pq realmente ele é bom.

    Lucas-SJC – Se quiser posso te convidar a fazer um artigo em meu site e postar seus prints do overclock que fez. Quando eu fizer o overclock do meu farei um video e postarei no meu canal do Youtube. Pode entrar em contato cmg no EDITADO.

    TH, se for contra as regras do seu site postar o email, pode apagar e desde já peço desculpas.

    Abs

  10. Caro amigo editor, estou com um problema que esta me deixando sem durmir!
    Possuo esse note, DV6-6c60br, e quando rodo alguma aplicação pesada, ele da umas travadas. Conferi pelo Aida64 o clock e o mesmo chega em ate 100mhz! Tentei fazer overclock com o K10 e so fica legal no windows. Nos jogos mesma coisa. Tem como me ajudar?

    Agradecido desde já!

    • Vinicius,

      Acho que você está equivocado em relação ao clock, nunca fica abaixo de 800mhz. Você viu outra coisa.

      Sobre os jogos, você tem que adicionar o jogo no Catalyst para abrir com alto desempenho.

      Abraço

      • O Meu chega até em 100mhz, é frustante.

        Creio que tem a ver com o driver atualizado, porque com o drive do site da HP ele funciona bem, só que esta muito desatualizado o driver, que atrapalha bastante o rendimento.

        Vc chegou a fazer teste com o driver atualizado do site da ATI?

        Tentei com o 12.10 e 12.11BETA4. E desceram até 100mhz

        Com o driver original não cai abaixo de 1500mhz, mas cai também.

        O notebook esta todo configurado para alto desempenho.

        Abraços!

  11. Boa tarde amigos, tenho um samsung 305E4A-AD1, a6-3420m.. não consigo relizar o over segundo os passos acima. Até no primeiro conjunto de valores ao realizar o teste do wprime, o windows “dá” bluescreen! Alguem com o msmo problema??

  12. Achei interessante o tutorial do over, no caso conseguimos mais desempenho e ainda gastando menos energia.
    Uma dúvida: tenho um Notebook Samsung NP305E4A-AD1BR, ele possui um software de gerenciamento de energia com perfis de econmia, usando o K10 poderei eliminar o uso do software da Samsung ou posso continuar usando o mesmo sem problemas?
    Agradeço a resposta

  13. Estou com dificuldade no profiles. Quero fazer o overundervolt e criar um profile para deixar o processador sempre na frequencia mais baixa para deixá-lo sempre frio em situações de pouco uso (navegaçao, por exemplo) e um profile somente para jogos, com o clock mais alto travado, mas o que crio não travam o clock.
    É necessário algum procedimento especial para criar os profiles neste programa?
    Agradeço a ajuda.

  14. Bom galera, não aguentei esperar, e confesso que ja fui logo fazer o overclock no Samsung NP305E4A-AD1BR, rs. Bom fiz seguindo a segunda tabela, ja que o meu objetivo é poder melhorar o desempenho em games…

    Minha conclusões:

    Segui o tutorial passo a passo e ao fazer o teste com o AIDA, a temperatura não passou dos 55°c em um ambiente com temperatura moderada, o que foi muito bom (a temperatura era + ou – isso antes do over) e o sistema se manteve 100% estável.

    Em games a temperatura aparentemente não passou dos 60°c usando o resident evil 5 banchamarck, porém irei fazer mais alguns testes precisos, pois tive que dar o alt+tab pra ver a temperatura no speed fan (e isso leva um tempinho o suficiente pro cpu+gpu dar uma resfriada).

    OBS: Como não tive qualquer instabilidade e a temperatura quase não aumentou, estou pretendendo arriscar a tabela 1 “in game”, rsrs. Logo posto mais resultados.

    Abraços

      • Realmente, usando o HWmonitor, verifiquei que a temperatura de pico era de 80°c,rsrs. Acho melho não aumentar mais a frequencia maxima. Qual é a temperatura máxima suportada por esse APU sem danificá-lo?

        • Danny,

          Essa temperatura ainda é aceitável para notebooks. Porém, recomendo você comprar uma base refrigerada para ajudar na hora de rodar seus games.

          A APU suporta muito, até 115ºc. Porém essa temperatura danifica outros componentes ao redor, como soldas e acaba fazendo com que ele tenha problemas de BGA ao longo do tempo.

          Mas 80ºc ainda é uma temperatura aceitável, porém como falei, recomendável uma base refrigerada.

          Abraço

  15. TH, Fiz o overclock com a tabela 1 na Asus N53Ta e no teste de estabilidade ele não passou dos 68 graus. Impressionante esse notebook. Se vacilar dava ate pra fazer uma tabela com clock maior. Talvez use a tabela 1 pra games mesmo.

    Vlw pela dica.

    Abs

  16. Fiquei bastante interessado nesse tópico, mas como tenho meu Asus há 2 semanas tenho medo de mexer nisso, li bastante a respeito mas mesmo assim não criei coragem haha. Mesmo assim baixei o Amd Overdrive para saber um pouco mais a respeito, estava olhando uma aba com nome de Auto Clock, dei start pra ver e ia cancelar em seguida, mas ai o computador reiniciou, normalmente, sem erros, mas fiquei assustado, quando voltei no Amd Overdrive notei que o clock estava em 12x, mas oscilando a 7,5x, fiquei assustado, mas depois vi que oscilar é normal do processador, por questões de temperatura. Agora pra eu ficar mais tranquilo, quando eu fecho o Amd Overdrive ele não continua com nenhuma alteração (Igual vocês disseram que acontece no K10) ?

    • Felipe,

      Não sei o certo o mecanismo do Overdrive. O K10 ele só volta ao estado padrão quando reinicia o Notebook, ou desliga. Mesmo fechando o K10, depois que você aplica, só volta quando reinicia ou desliga, mesmo fechando o programa, continua o overclock.

  17. Entendi, de qualquer modo eu restaurei o computador pra antes de instalar o AMD Overdrive, e pra isso o pc foi reiniciado, fiquei monitorando a temperatura e tá tudo nos conformes, só fiquei bolado mesmo com o fato dele oscilar o clock entre 12x e 7,5x. Mas em breve vou usar esse seu tutorial, é meu primeiro notebook, e pelo que li fiz uma ótima aquisiçao, comprei ele por 1,500 reais, então todo cuidado é pouco.

  18. Olá galera sou Web Designer &
    Desenvolvedor front-end e estava muito a fim de comprar um notebook que eu pudesse trampar sem me preocupar se estou fritando-o demais.
    Como nosso amigo Alex Piatti, comprei um Asus N53TA e fiquei satisfeito em relação ao vídeo, porém, fiquei inseguro com relação aos 1,5ghz, mesmo sendo Quadcore.
    Fiz o overclock da Tabela 1 e os testes foram satisfatórios igualmente aos feitos acima.

    Valeu.

  19. Amigo, fiz o teste com a tabela 1 em meu note Asus N53TA (bem comum entre a galera aqui) e a temperatura não passou de 70º no teste de stress do Prime64.

    Gostaria apenas de saber se não existe um meio para que sempre que eu ligar o note ele já carregue o perfil que criei com overclock?

  20. Olá Th Teixeira, feliz 2013 e sucesso sempre.
    Bom é o seguinte, acompanhei esse post seu e fiz o over da tabela 2 em meu HP DV6 6c60br, porém queria setar ele em 3.0 para realizar alguns testes. A minha dificuldade é que não entendo muito de tensões, teria como me ajudar a bolar uma tabela com essas especificações??? Obrigado!!

    • Alexandre,

      Não recomendo você colocar 3.0 no P0.

      Eu consegui tranquilo 2.53ghz no P0 e 3.0 no B.0.

      Add no contato do atendimento on-line que posso te passar o plano já pronto (se ainda eu tiver, pois troquei de notebook).

      Mas vale lembrar que o que funciona para um, pode não funcionar para outro.

      Com esse over consegui resultado bem próximo de um i7 740QM ou foi i7 720QM.

      Feliz 2013 para você também.

      Participa já da nossa promoção e compartilha: http://www.tudoemtecnologia.com/2012/12/seu-curtir-vale-1-galaxy-s-ii-lite.html

    • Daniel,

      Como esse overclock é bem agressivo e se utilizar de forma errada pode dar algo de errado.

      Essa informação eu posso passar, mas apenas por e-mail, pois se colocar aqui alguém com pouco conhecimento pode fazer e ir jogar com esse perfil e pode não dá muito certo.

      Eu utilizei muito e sempre quando estava com meu HP, era 2.53ghz até 3.0ghz, porém era perfil para uso diário e com programas mais pesados, como conversão de vídeo. Nunca para jogos, pois games no máximo até 2.2ghz.

      Manda e-mail no atendimento que posso te passar.

      Abraço

  21. DM,

    Sobre mudar o brilho, isso ocorre quando está na bateria, pois o catalyst dá essa opção para economizar mais.

    O que você tem que fazer é ir no Catalyst e desativar o vari-bright.

  22. Eu usei o AMD OverDrive, o processador ficou rápido 2.0ghz a 2.6ghz, mais estou usando e esta aparecendo tela azul direto, fiz auto-clock clicando em start. meu note é HP DV6-6C70BR A8

  23. olá, fiz um over no meu acer 5560 a6-3400m
    fiz um over com 1,9ghz e 2.8ghz no turbo core, a temperatura chegou nos testes no maximo a 84-85
    está mt anormal??? irei comprar uma base com cooler nele para dar uma diminuida…a placa de video é uam 6520g, tenho apenas 4gb de ram, será que se eu aumentasse para 8gb a diferença seria notavel em jogos?????
    posso manter esse clock do cpu???

    • Rodrigo,

      Diminui o turbo core.

      Essas temperaturas estão bem no limite. Compra uma base refrigerada sim pra ajudar.

      Os 4gb que você tem é 1 pente ou 2x 2gb?

      Se caso for apenas 1 pente, colocar outro 4gb ficando em 2x 4gb vai ter um ganho sim no desempenho.

  24. Boa tarde !

    Tenho acompanhado todos os posts aqui, bem interessantes juntamente com os comentários.
    Cheguei a fazer os testes no meu dv6-6170br amd A6 3400… Tenho visto muitas pessoas falerem bem do pc. Porém tá dando muito lagg no jogo Metro 2033. Alguém sabe me informar quais os procedimentos pra configurar da melhor maneira possível ? To utilizando na minha tv via hdmi… já tentei de td, mas tá complicado…
    No meu caso fiz o overclocking da segunda tabela deste post e a temperatura ficou em 79/80 com a base refrigerada.

    Se alguém puder dar uma força eu agradeço muito !

    Abraço

    • Lugu,

      Você configurou para o jogo rodar com placa gráfica de alto desempenho no Catalyst em gráficos comutáveis?

      Ajustou a resolução? Esse jogo é muito pesado, se deixar em Full HD não vai rodar bem, baixa a resolução do jogo na sua configuração.

      Tenta isso, colocar pra rodar com placa gráfica de alto desempenho e baixar resolução do jogo para 1280 x 768 ou 1366 x 768.

      Abraço

  25. Olá amigo, encontrei seu site por acaso e é bem legal. Preciso de sua ajuda.
    1º = Tenho um notebook com placa de vídeo HD7650m, porém o driver dela não vem com o overdrive para a placa de vídeo. teria como instalar o overdrive separado?(já procurei mas não encontrei)
    2º = eu utilizo o MSIAfterburner para overclockar a placa, mas toda vez que reinicio o not tenho que fazer de novo, porque ela é hibrida com a HD4000 da intel. tem algum programa que faça o overclock automático(assim que o not ligar?)?
    obrigado desde já.

    • Felipe,

      O Overdrive é para overclock no processador AMD, não na placa de vídeo.

      Todo overclock ao reiniciar volta ao normal. É até melhor esse procedimento. Você salva um perfil no programa, pois quando reiniciar, é só abrir o aplicativo e aplicar o perfil com overclock desejado.

  26. Th, primeiramente, Parabéns pelo trabalho!
    Me ajuda por favor em um problema: testei a segunda tabela para jogar em um N53TA, antes porém, averiguei as temperaturas no teste do Aida64( não passaram de 70ºC) e nada de tela azul no Wprime. Só que, está dando tela azul no jogo, mesmo com as temperaturas baixas, me disseram que poderia ser o vcore baixo( de fábrica estava em 1,4V). Confirmei e a tabela foi copiada perfeitamente. O que poderia ser?

    • Rick,

      Valeu pelo elogio. Como o notebook testado foi um HP, isso pode variar para o seu Asus.

      Como está dando tela azul, aumenta uma casa na voltage no B0 e P0. Apenas uma casa acima.

      E depois testa novamente.

      Abraços

      • Bom, aumentei a voltagem e parece que solucionou o problema o/. Vou testar mais vezes para ver se foi definitivo! Algo que eu percebi foi um ligeiro aumento na temperatura média, coisa de 3ºC( pode ter contado com a ajuda do ambiente), nada muito significativo. Agradeço a sua atenção! Abraços

  27. Olá amigo! Já procurei em muitos sites uma resposta p meu problema, e até agora acho que você pode me ajudar ^^.Andei mexendo nas configurações do enginee control center do meu N53TA HD 6720G2 para melhor usá-lo nos softwares que mais utilizo (cad, sketchup, google earth) porém depois de muito mexer notei que todos os videos da internet que eu tento assistir tem uma qualidade péssima, incluindo os VEVO que tem uma qualidade ótima, já fucei em tudo e não consegui resolver meu problema… O que poderia ser?
    Desde já grata pela atenção!

      • Thalisson, acontece tanto quando estou só na bateria como quando estou com ele na tomada. O pior é que na maioria das vezes, o video começa com uma qualidade boa depois vai “quadriculando” aos poucos, até que fica com uma qualidade VGA hehe

  28. olá, fiz over no meu acer a6 3400m
    1,9 ghz e 2.8 de boost
    mas ele só usa o clock normal(1,9) em jogos como bf3 e outros,
    como eu ativo esse turbo core para os jogos??????
    seria uma baita diferença de 1,9 para 2.8

  29. Olá eu fiz um over no meu A6 (notebook da samsung) para 2.4 e ele vez por outra fica com a tela preta e só volta quando reinicio a máquina sem bateria. Isso eu usando bateria e ligado na tomada.

    Para usar o over é bom deixa-lo sem bateria ? Somente ligado na tomada ?

  30. O k10 funciona em todos os processadores da AMD? Ou tem que ser de uma plataforma especifica? pois so vejo o pessoal falando de over em AMD’s TRINITY…

  31. Eu to com muitas duvidas, como eu poderia falar com vocês online pra ter pelo menos uma ideia do q eu deveria fazer….?

  32. Olá amigos, tenho um HP dmc1 com processador AMD Vision Dual-Core E-350 11,6″ 1.6 GHz ATI Mobility Radeon™ HD 6310 com até 1972 MB de memória gráfica total, como proceder para fazer o overclock nesse note, sou novato e gostaria de dar um pouco mais de fôlego sem comprometer

  33. Olá, coloqei as configurações no K10, mas nao consegui instalar o Wprime aparece isso qando vou instala-lo “unexpected error, quitting” posso prosseguir com as outras etapas e ignorar esse programa?

  34. Olá, eu baixei o K10 porém quando vou executar aparece essa mensagem Can’t detect AMD cpu, por favor me ajudaaa, meu not é da HP e ta aquecendo demais.

  35. Uso o k10stat desde novembro 2012 (comprei o note em outubro). um asus n10ta com esse processador a6 3420m. botei um hd ssd samsung 840evo e windows 8 64.

    overclocado ha 17 meses sem tirar. roda battlefield 3 nos graficos medios e bate 78 graus…ta liso demais… limpei o dissipador esses dias. uso diario normal oscila de 45-55 graus

    nota 6.8 no benchmark do windows

    comprei junto com namorada. o dela hd original com win 7 sem over…da ate do de ver..muuuuuuita diferença

Deixe uma resposta