Na semana passada o Google liberou a versão prévia para desenvolvedores da nova versão de seu sistema operacional móvel para alguns modelos específicos de celular como o Pixel 2.

Como é de costume essa nova versão do Android, por enquanto chamada apenas de “P”, segue a ordem alfabética e receberá o nome de um doce ou , sobremesa. Pensando nisso preparamos uma lista com todas as versões do Android e os doces e sobremesas que elas representam lançadas até momento, antes de prosseguir com a leitura tente listar mentalmente o maior numero de versões que conseguir se lembrar, e depois confira com a nossa lista.

Android Alpha

A primeira versão comercial do foi lançada em 23/09/2008 junto com o HTC Dream.

Android Beta

Lançada em 09/02/2009, era inicialmente uma atualização para o HTC Dream.

Android Cupckake

Primeira versão do sistema operacional a usar a tradicional nomenclatura doce/sobremesa foi lançada em 30/04/2009 e seu nome vem de um doce muito popular que, dispensa apresentações.

Android Donut

Lançada em 15/09/2009, seu nome vem das populares rosquinhas

Android Eclair

Lançada em 26/11/2009, tem seu nome retirado da palavra francesa para denominar o doce que nós brasileiros conhecemos como bomba.

Android Froyo

Lançada em 20/05/2010, froyo eu a abreviatura de frozen yogurt, ou em bom português iogurte congelado.

Android Gingerbread

Lançada em 06/12/2010, tem seu nome retirado daqueles bonequinhos de biscoito feitos com massa de gengibre similares ao que aparece no desenho Shrek.

Android Honeycomb

Lançada em 22/02/2011, seu nome significa favo de mel.

Android Ice Cream Sandwich

Lançada em 19/11/2011, tendo como tradução literal sanduíche de sorvete, ele na verdade se refere a um doce um tanto incomum no brasil (pra quem é de são paulo existe a Cookie n’ Ice que vende essa peculiar sobremesa).

Android Jelly Bean

Lançada em 27/07/2012, os “feijões de gelatina” nada mais são do que as nossas tradicionais jujubas.

Android KitKat

Lançada em 13/07/2012, foi a primeira versão “patrocinada” do Android, e seu nome é o mesmo do famoso chocolate recheado com waffer da Nestlé ( Have a break, have a KitKat).

Android Lolipop

A versão pirulito do Android foi lançada em 03/11/2014 e foi um enorme sucesso.

Android Marshmallow

Lançada em 05/10/2015, tem seu nome retirado de um daquele doce fofinho e macio que parece uma borracha escolar e que as crianças americanas costumam assar em fogueiras durante os acampamentos.

Android Nougat

Lançada em 22/08/2016, nougat é uma variação do doce conhecido no brasil como torrone e é mundialmente famoso por ser o recheio de um dos chocolates mais populares do mundo o Snickers.

Android Oreo

Lançada em 21/08/2017 é mais uma versão “patrocinada” do Android dessa vez, usando os famosos biscoitos de chocolate com recheio sabor baunilha da Nabisco.

  

Com previsão para ser lançada em maio a próxima versão do Android ainda não possui um nome oficial, sendo chamada previamente de Android P, que particularmente imagino que será popsicle (picolé), peanut butter (manteiga de amendoim) ou, caso seja uma versão “patrocinada” eu acredito em PEZ (aquelas balinhas que vem num tubinho com a cabeça de um personagem).Deixem nos comentários os nomes que vocês acham que a versão P irá receber.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here