O Moto G estava soberano na categoria desde o ano passado, porém em 2014 chegaram grandes rivais, como o Galaxy S3 Neo Duos, Lumia 730 e o grande lançamento da Asus, o Zenfone 5. É verdade que a Motorola lançou a segunda geração do aparelho com boas evoluções comprovadas em nossos testes, porém será que as melhorias foram suficientes para deixá-lo no topo?

Na primeira batalha o Novo Moto G não se saiu muito bem, sendo derrotado pelo Lumia 730. Agora preparamos um grande comparativo entre o Zenfone 5 e o Novo Moto G. Quem leva a melhor? Vamos descobrir nas próximas linhas.

Zenfone 5 vs Moto G (2ª Geração)

Zenfone 5 vs Moto G

DESEMPENHO

A Asus seguiu uma tendência diferente da maioria, pois resolveu equipar do Zenfone 5 com chip Intel com processador Atom Z2560 dual core de 1.6 GHz (versão de entrada tem 1.2 GHz), GPU PowerVR SGX544MP2, já a Motorola seguiu a receita com o Snapdragon 400 com seu processador quad core de 1.2 GHz e GPU Adreno 305.

Na prática o desempenho dos dois é muito bom, sendo equivalentes em muitas situações, porém os testes sintéticos mostram vantagem para o conjunto da Asus:

Além disso, o Asus tem um ponto muito forte ao seu favor, pois ele tem 2 GB de memória RAM, o dobro do Novo Moto G que tem 1 GB. Isso significa que em multitarefas o Asus irá responder melhor e alternar mais rápido entre os aplicativos. E por isso o Zenfone 5 leva melhor no quesito desempenho.

MEMÓRIA INTERNA

Em relação a memória interna temos um empate claro, são 8 GB para o Zenfone 5 e 8 GB para o Novo Moto G. Porém o Asus tem pequena vantagem em relação a expansão, pois aceita cartão microSD até 64 GB, enquanto o Motorola vai até 32 GB.

Apesar da vantagem do Asus, não chega a ser um desempate, ficando tudo igual nesse quesito.

CÂMERA

Em número de megapixels eles empatam com 8 Megapixels cada na traseira com flash LED e 2 MP a frontal. Porém tecnicamente o Zenfone 5 leva vantagem, filmando em Full HD contra HD do Motorola. Na prática o Asus tem fotos com cores mais vivas, mais bonitas e o destaque mesmo é em ambiante pouco iluminado, onde ele abre boa vantagem frente ao Moto G.

A diferença não é gritante em algumas situações, porém em ambientes com baixa luminosidade o Asus abre vantagem, fazendo o Zenfone 5 levar a melhor.

Câmera Zenfone 5

RECURSOS E CONEXÕES

Em relação aos recursos, como o Android do Moto G é praticamente puro, ele não vem com nada que chame atenção, faltando inclusive um gerenciador de arquivos. O Zenfone oferece uma suite completa de aplicativos úteis, mas como todos eles o usuário poderá instalar similares no Moto G, essa vantagem no início fica nula, embora o mais ideal para usuários iniciantes é já vir completinho.

Já em conexões eles são praticamente idênticos, contando com 3G, 2G, WiFi com função Hotspot, Bluetooth 4.0 e GPS com A-GPS e GLONASS. A diferença fica por conta da velocidade máxima do 3G, onde o Asus consegue até 42.2 MB/s e o Moto G até 21.1 MB/s. Lembrando que ambos possuem Rádio FM e são dual chip.

Nesse item nós temos tecnicamente um empate, já que a vantagem do Asus pode ser alcançada e a questão do 3G é limitada pela rede, onde no Brasil na maioria dos locais não ultrapassa a velocidade de 1 MB/s.

TELA

Na questão da tela temos mais um empate claro. Ambos possuem um display de 5 polegadas com tecnologia IPS com resolução HD de 1280 x 720 pixels. Lembrando que eles também possuem proteção Corning Gorilla Glass 3.

SISTEMA

Em relação ao sistema, o Moto G leva uma vantagem por acabar de ser lançado o update para o Android 5.0 Lollipop. Mas no Brasil ainda não chegou oficialmente e deverá chegar nos próximos dias. Inicialmente ambos rodam o Android 4.4 KitKat. Lembrando que a Asus já confirmou o update para o 5.0 também para o seu aparelho.

O sistema são distintos, enquanto o Asus oferece muitos aplicativos e uma solução completa para usuários iniciantes, o Moto G vem praticamente sem nada, como Android puro. Nesse ponto há um público que prefere o segundo e outros o primeiro. Pensando no geral, as modificações do Zenfone são boas, não prejudicando a performance e deixando-0 completo.

Nesse ponto temos ligeira vantagem para o Novo Moto G por conta do update, mas o Android do Zenfone 5 é muito bem trabalhado e deverá receber também o Lollipo.

Novo Moto G

BATERIA

Em relação a bateria tecnicamente eles são quase idênticos, como o Zenfone chegando com uma de 2050 mAh e o Novo Moto G com 2070 mAh. Mas na prática o aparelho da Motorola consegue superar o Asus, consumindo muito menos em uso, já o Asus é muito econômico em stand-by.

Nesse quesito temos vantagem para o Motorola, já que ele se sai melhor e consome menos que usuário está utilizando o aparelho.

PREÇO

Em relação ao valor de mercado, eles empatam em mais um quesito. Os dois possuem valor sugerido de R$699 para versões de 8 GB e no caso do Asus com processador de 1.6 GHz, já que tem o modelo inicial com 1.2 GHz. Em promoções é possível encontrá-los abaixo dos R$600, como temos atualmente do Novo Moto G.

CONCLUSÃO

Essa batalha foi duríssima com 2 vitórias para cada lado e 4 empates, mostrando um grande equilíbrio entre os aparelhos. Com uma disputa tão acirrada, a melhor escolha fica a critério do perfil de cada usuário e também o preço encontrado, já que esse fator pode ser decisivo se tratando de aparelhos equivalentes.

Caso o seu uso se encaixe melhor com as vitórias do Zenfone 5 e ele esteja com preço similar ao concorrentes, você tem tudo para levar o Asus. Já se seu perfil se encaixa melhor no Motorola e seu preço está na mesma faixa do Asus, você deverá optar pelo Novo Moto G.

[poll id=”16″]

COMPARTILHE
Ex-estudante de Educação Física. Abandonei a carreira de professor de Educação Física para entrar de vez no mundo dos Gadgets com o Tudo em Tecnologia. Seja bem-vindo ao Tt!

3 COMENTÁRIOS

  1. […] Vamos começar pelo ZenFone5, que a Asus decidiu dar um tiro fora do comum e acertou em cheio. Ao contrário da maioria, ela apostou no chip Intel Atom Z2560 dual core com 1.6Hz, GPU Power VR SGX544MP2 e se deu muito bem. Certo, o desempenho do Moto G também é digno de destaque com o Snapdragon 400 e processador quad core 1.2Ghz e GPU Adreno 305 – e ainda lançou o Update para o Android 5.0 Lollipop para o Android 4.4. KitKat que vem de fábrica. A Motorola sabe como responder à altura. […]

  2. Discordo do modinha, pois o moto G oferece um grande desempenho com custo x beneficio, por isso todo mundo tem, e vc ve sempre muitos moto G nas ruas.
    Mas esse Zenfone me surpreendeu, e com certeza ele ganhou este duelo.

    Tenho o moto G 1st gen e se fosse trocar hoje, com certeza escolheria o zenfone ao inves do moto g 2ng gen

Deixe uma resposta