Atualmente as baterias são de Lithium Ion, tecnologia bem mais avançada que as antigas baterias de Ni-MH ou Ni-Cad. Ao contrário dessas últimas, que apresentavam problemas de vício (efeito memória), as baterias de Lithium não apresentam esse problema, pois elas possuem um microchip embutido que ao chegar sua capacidade máxima de carga, interrompe o processo, fazendo com que a mesma não exceda a temperatura normal de uso e de segurança.

DICA ATUALIZADA SOBRE UTILIZAR A BATERIA CORRETAMENTE!

A duração da vida útil de uma bateria é feita por ciclo, geralmente suportam entre 300 a 500 ciclos (alguns notebooks tem capacidade para preservar ciclos, carregando até 50% ou 80%, aumentando a vida útil para média de 1000 ciclos). Cada ciclo é um período de descarga e carga. Geralmente quando a bateria baixa de 40%, você gastou um ciclo ao carregá-la novamente. Não efetue todos os dias descargas e cargas sem necessidade, só use a bateria quando for realmente necessário ou quando quiser um conforto maior às vezes (apesar de gastar 1 ciclo, nesse caso você não efetuou uma calibração da bateria).

Confira algumas dicas importantes para utilizar corretamente a bateria do seu notebook:

  • Não gaste ciclos da bateria sem necessidade, pois assim diminuirá sua vida útil. Sempre prefira usar o notebook na tomada (ela serve até de segurança, pois se faltar energia automaticamente ela alimenta seu notebook), mas se precisar usar ou querer usar algumas vezes, pode utilizar sem medo, afinal a bateria também foi feita para ser utilizada e com uso correto, a mesma dura de 2 a 3 anos na média, mas seu uso em excesso pode diminuir para 1 ano mais ou menos;
  • Se for passar longos períodos sem usar o notebook (uma semana ou mais), retire a bateria do notebook e guarde a mesma com 40% de carga (não é recomendável guardar com 100% da carga);
  • Nunca deixe a bateria descarregar por completo chegando até 0%, pois corre o risco da mesma não suportar mais recargas;
  • Veja se a bateria do seu notebook está esquentando quando você utiliza o notebook por longos períodos ou em aplicações que exige muito do sistema do mesmo (como jogos). Se isso estiver acontecendo, é recomendável que remova a bateria quando for passar longos períodos utilizando na tomada (uma semana ou alguns dias), pois o calor em excesso na bateria diminui drasticamente sua vida útil. Mas não fique removendo muitas vezes, faça isso apenas quando for passar um período utilizando apenas com cabo AC, pois ficar removendo a bateria com frequência pode ocasionar desgaste do “encaixe” da mesma;
  • Quando utilizar o notebook na bateria, evite deixar que a capacidade da mesma fique inferior a 40% (quando chegar próximo aos 40%, conecte o cabo AC), somente faça isso se for necessário;
  • Faça a calibração da bateria uma vez por mês (ciclo de descarga até 1% e depois carregar a bateria por completo até 100%);
  • Evite: gravar CDs/DVDs, jogar games pesados e programas que usem intensamente a capacidade de processamento do notebook quando estiver utilizando o mesmo somente com a bateria, pois descargas rápidas diminuem a vida útil da mesma.

Lembre-se que infelizmente, mesmo utilizando a bateria corretamente, ela perderá sua capacidade ao longo dos anos, isso é inevitável, pois até uma bateria fabricada em 2009 e nunca usada até hoje terá uma capacidade menor que uma fabricada em 2012.

COMPARTILHE
Ex-estudante de Educação Física. Abandonei a carreira de professor de Educação Física para entrar de vez no mundo dos Gadgets com o Tudo em Tecnologia. Seja bem-vindo ao Tt!

150 COMENTÁRIOS

  1. comprei um notebook (dv6-3270br) recentemente, gostaria de saber se é recomendável em quanto uso o note na tomada deixar a bateria conecta?
    É melhor retirar a bateria ou o notebook usa a energia direto da fonte?

    • Olá, por precaução contra quedas de energia e oscilações na corrente, é melhor deixa a bateria, mesmo que com um tempo você tenha um pequeno desgaste a mais que comparando tirando a mesma. Pois é melhor que perder o notebook com possíveis problemas na corrente elétrica, pois a bateria funciona mais ou menos como um nobreak no sistema.

  2. Notebooks Samsung vem com um programa chamado Battery Life Extender, que permite você escolher se quer que a bateria seja carregada até 100% ou até 80% e mantida nesse percentual para aumentar a vida útil da mesma.

    Grande artigo. Obrigado!

  3. Editor, recentemente comprei um notebook. Minha dúvida é, pelo seu otimo artigo utilizo o meu notebook na tomada, mas quando eu desligo a maquina, deixo ligado na tomada ou eu posso tirar da tomada? Deste já muito obrigado pelas dicas…….Aguardo a resposta.

  4. Editor, minha duvida é a seguinte: por que em algum sites e aki mesmo diz que é pra carregar a bateria até 50% ou 80%? Por que nao carregar até 100%?
    Minha outra dúvida é: eu devo parar de usar o note na bateria e conectar a tomada quando estiver com 40% de bateria, assim eu evito de perder um ciclo? e quando estiver carregando eu devo deixar só até 80%?
    Desde já me desculpo por ter embolado um pouco na pergunta, mas é que eu acabei de comprar um notebook e queria me informar… mt obrigado.

    • Carlos,

      Existem notebooks com recursos para carregar até 50% ou 80%, isso aumenta a vida útil, pois quando você utilizar, vai utilizar menos de 1 ciclo por vez.

      Se o seu notebook carrega até 100%, você carrega sempre até 100%, se ele tiver esse recurso para carregar até 80 ou 50%, faz isso.

      Sim, carregar em 50% ou 40% evita de perder um ciclo completo. Somente após descarregar ela novamente até 50 ou 40% você irá perder o ciclo completo.

      Por isso tem esses recursos, pois utilizando um notebook com o recurso de carregar até 50%, você utilizando 2 vezes a bateria até esgotar você perde apenas 1 ciclo (2x 50%)… E se fosse até 100% você iria perder 2 ciclos (2x 100%), mas é claro que você faz isso e acaba perdendo autonomia, tem que ver a real necessidade.

      Abraço

  5. Ola…

    Muito bom este artigo.. Bateria é sempre algo que dá uma baita dor de cabeça.. Ou dava, sei lá..rsrs

    Seguinte.. Eu tinha um note HP, comprado entre 2007 e 2008, não me lembro, e sempre usava ele na tomada.. Raramente usava a bateria. Mas sempre deixava a bateria conectada.. Resultado, a bateria foi embora.. Depois de pouco mais de 1 ano, mesmo quase não usando a bateria, ela acabou por completo.. Nem 10 minutos aguentava.. Era apenas o tempo de trocar de tomada…

    Hoje tenho um Samsung com a opção do Battery Life Extender… Já ativei ele para não chegar nos 100%. Mas ainda não entendo exatamente essa questão. Antigamente, era aconselhado a carregar até 100% e, quando usar, chegar o máximo possível aos 5%, para não viciar a bateria tanto na carga quanto na descarga.

    Sei que hoje não tem mais essa preocupação, mas qual a melhor forma de se utilizar a bateria??

    Eu uso quase sempre perto de tomada, seja no trabalho, seja em casa. Com esse tipo de uso, qual a melhor forma de utilização da bateria? Posso deixar ele ligado direto na tomada com a bateria conectada? Não irá viciar ela como viciou no meu antigo note?
    Ouvi dizer que é bom utilizar a bateria as vezes… Uma vez por semana, por exemplo.. Deixar descarregar e carregar novamente.. Se esse for um procedimento realmente bom, deixo descarregar até quanto e carregar até quanto?

    Desculpe tantas perguntas, mas bateria é algo relativamente delicado e caro.. E, como já tive problemas, não quero ter novamente…

    Valeu!!!

    Abraço,
    Adriano.

    • Adriano,

      Esses programas que não permitem carregar até 100% é o seguinte. O ciclo da bateria é quando você usa ela toda. Se o aplicativo deixa a carga em 50% e você usa 2x, você gastou apenas 1 ciclo, pois 50% + 50% = 100%. Já se não houvesse esse recursos, você teria gasto provavelmente 2 ciclos.

      A melhor forma de usar na minha opinião é deixar no notebook a bateria e sempre uma vez ao mês realizar o ciclo completo de carga e descarga. A bateria funciona como um “nobreak” e protege o aparelho de danos por conta de problemas na tensão da rede elétrica. Você removendo a mesma você ganha um pouco na durabilidade da mesma, mas perde esse recursos e coloca em risco todo o notebook.

      A questão de viciar, é ficar atento aos ciclos de carga e descarga. Você utiliza ela uma vez ao mesmo até descarregar e depois carrega por completo e pode continuar utilizando na tomada.

      Deixa descarregar até ele desligar sozinho, que por padrão é quando atinge 5%.

      Fico a disposição.

      Abraço

      • Resumidamente, deixo a bateria no notebook e deixo ele conectado na tomada normalmente.
        Uma vez por mes, realizo um ciclo completo, descarregando até o final e carregando novamente, apenas para não deixar ela parada. Seria isso?
        E não tem mais o risco de ter a bateria viciada por estar plugada e o note conectado na tomada?

        Desculpe insistir na pergunta, mas quero ter certeza que entendi e não terei outra bateria danificada…

        Muito obrigado!!

        Abraço.

  6. Eu acabei de comprar um not e dizem que nos 3 primeiros usos tem q descarregar a bateria por completo e carregar de novo. mas não é prejudicial deixar a bateria em menos de 40% de recarga. Agradeço se me responder.

    • Janine,

      Não é recomendável sempre utilizar abaixo dos 40%. Nesse caso sim, pois a bateria só atinge a capacidade máxima depois de 3 ciclos de descarga e carga.

      Resumindo, pra atingir a capacidade máximo, você utilizar até o notebook se desligar sozinho, que por padrão é quando a bateria atinge 5%. Depois carrega até 100% e faz isso mais duas vezes. Não é preciso ser em sequência. Você pode fazer uma a cada semana por exemplo.

      Abraço

  7. Olá, comprei a sete dias um Note Samsung NP300E4A-BD3BR, e eu estou com medo de deixar a bateria viciada. Então eu o uso até descarregar, ai coloco o carregador e o espero carregar… E li no seu artigo que isso não é certo pois você perde ciclos, então gostaria de saber onde está o programa que vocês informaram, Battery Life Extender, para poder aciona-lo no computador. Desde de já Grata!

    • Line,

      O programa da Samsung você encontra em iniciar, todos os programas, Samsung.

      Lá irá aparecer ele.

      Nesse seu uso você está utilizando vários ciclos da sua bateria, vai ter vida útil reduzida, já que você tem usado 1 ciclo a cada uso.

  8. Editor,

    A minha dúvida segue parecida com o do amigo Carlos:

    Pensando neste cenário: o notebook é sempre usado na tomada, ficando sempre 100% carregado (considerando cenário que não existe quedas de energia). Dado o cenário, segue a pergunta: Quando a bateria chega e opera a 100% e é utilizada na tomada, ela NÃO perde ciclos? Se ela não perde, significa que é muito mais recomendável utilizá-la sempre conectada no notebook e sempre na tomada (sem deixar ter quedas de energia para não perder os 100% de carga), estou correto?

    • Hugo,

      Ela perde ciclos se você utilizar a bateria, descarregar e depois carregar novamente… Isso que é um ciclo. Que no caso pode ser metade, 1/3 ou um completo, quando você utiliza até o notebook desligar sozinho, windows configura para hibernar em 5%, ai quando você carrega, utilizou 1 ciclo.

      Se tiver queda de energia e isso durar poucos minutos, nem precisa utilizar 1 ciclo, já pode conectar e usar normalmente na tomada.

      Só é ruim utilizar o notebook com bateria e sempre conectado quando o notebook aquece muito e esse aquecimento passa para bateria e como o calor diminui a vida útil da mesma, acaba prejudicando.

  9. Continuando meu comentário anterior,
    E se tiver queda de energia, desconectar da tomada, deixar utilizar um ciclo completo da bateria. E somente depois carregá-la normalmente até 100% e voltar utilizar somente na tomada. Estou correto?

    • Fernanda,

      Siga as dicas citadas acima.

      Carregar até 100% como assim? Você usa sempre na bateria e depois carrega até 100%?

      Seguir as dicas acima vai ajudar a preservar a vida útil da bateria do notebook.

  10. Eu acabei de comprar um notebook da marca Lenovo modelo G480, e gostaria de saber como faço para que ele carregue somente até 50% ou 80% e qual o nome do recurso para fazer esta função?

    • Maykon,

      Sempre utilizei assim desde meu primeiro notebook e não tive problemas. A questão é realizar a calibração.

      Agora se o notebook aquece muito e esse aquecimento passa para bateria, ai sem dúvidas é melhor remover.

  11. As baterias dos ultrabooks funcionam da mesma maneira que as dos notbooks?
    Comprei um ultra recentemente, mas ele não tem a opção de retirar a bateria do pc, então fico na duvida se posso usá-lo ou não enquanto o pc estiver conectado na tomada. Obrigada!

  12. Olá!
    Comprei um notebook da Positivo, modelo Sim+ 5410. Ele não tem a opção de remover a bateria.

    Editor,
    Como sei o nível de desgaste de minha bateria?
    É verdade que a bateria de Lítio (Li-Ion) não vicia? sendo assim posso utilizá-lo no tomada direto (com a bateria conectada), mesmo sendo da Positivo?

    Obrigado

    • Naun,

      Sim, as baterias de Li-Ion não viciam, mas você tem que seguir as dicas, pois elas podem perder a capacidade rapidamente caso seja utilizadas de forma incorreta.

      Siga as dicas que a gente passou que vai cuidar bem da bateria.

  13. Tenho um Notbook POSITIVO com bateria interna. Quero saber como faço para usar a bateria sem diminuir a vida útil dela, já que não tem como remover-la. Se poder me ajudem com essa duvida desde ja fico grato!

    • Rafael,

      É só seguir as dicas acima, como você não pode remover a bateria, você só deverá ter problemas com a vida útil da mesma se o notebook passar calor de outros componentes para ela, fazendo com que a mesma aqueça muito. Caso isso não ocorra, é só seguir as dicas que vai ajudar.

  14. Entao depois que comprar o notebook, seria recomendado descarregar 3 ciclos pra ela alcançar o máximo ?
    e depois que chegar aos 40%, eu carrego até 80% e uso quando for necessario ?
    E é recomendado deixar a bateria no notebook ou fora dele ? Quedas de energia ocorrem geralmente em dias chuvosos, entao eu colocaria apenas nesses dias, ou todos os dias ?

    • Rafael,

      Sim, se você quiser alcançar logo, você pode fazer isso.

      Sobre usar com ou sem bateria, como citei, eu uso sempre com e faço os ciclos, até hoje não tive problemas. Utilizar sem você está correndo o risco de cair a energia e perder seus trabalhos ou até mesmo danificar o equipamento.

  15. Olá,
    Não entendo absolutamente NADA de tecnologia, assim acabei me enrolando um pouco nessa explicação de ciclos.. rs
    Então, comprei meu note novo (inclusive ,seguindo suas dicas rs) final do ano passado e uma amiga ,cujo marido é técnico em informática, me deu a seguinte orientação :
    1)Usar o pc sempre que possível ligado À tomado SEM a bateria;
    2)Quando for necessário o uso da bateria , usá-la e depois retirá-la , sendo que eu deveria guardá-la sempre com a bateria carregada em uns 80 %.
    3) Somente carregá-la 100 % se eu precisa-se usar o pc somente com a bateria durante muitas horas, mas neste caso eu deveria carregar o restante (20%) na véspera deste uso .

    O meu note antigo eu mantinha a bateria nele E conectado À tomada e ele ficou com a bateria totalmente viciada . Eu raramente o utilizava sem conectar À tomada , mas quando precisava durava no máximo 40 min. Sendo assim, tenho seguido a orientação da minha amiga com meu novo note , estou fazendo certo??
    Agradeço desde já.
    PS:Eu tinha um ACER e agora comprei um ASUS.

    • Thamyres,

      Olha…

      Nossas dicas é sempre usar com a bateria e fazer os ciclos… ciclo é pelo menos uma vez no mês você usar o notebook até descarregar e depois carregar por completo.

      Por que usar a bateria? Por que ela serve de uma proteção elétrica contra quedas de energia. E fazendo os ciclos você consegue manter boa vida útil da mesma. Removendo você tem um ganho pequeno, mas não compensa o risco de perder o equipamento todo por conta de problemas elétricos.

      Só seria o caso de remover a bateria caso ela esteja esquentando muito no uso do dia a dia.

      E se for remover, guardar em 40%… E não é recomendável ficar sempre removendo e colocando, pode causar desgaste no encaixe e você perder isso…. Só é o caso de pensar em remover se for usar por um período longo ele sem precisar da bateria, tipo no mínimo uns 7 dias.

      Eu uso o meu sempre na tomada e com bateria… faço os ciclos e até agora nunca tive problemas.

  16. Olá, li as dicas todas e todos os comentários para tirar as minhas possíveis dúvidas, e agora sobrou uma lendo td isso.

    Entendi a parte de carregar dos 40% até os 80%. Mas supondo que eu trabalho com o meu notebook por várias horas no dia, e como vc disse os ciclos são sempre contados quando carrega e descarrega (mesmo que desse modo acima seja apenas meio ciclo por vez).

    Como faço então??
    Se eu trabalho com ele, tenho que ficar retirando e colocando ele na tomada sempre?
    Como controlaria para a bateria parar de carregar em 80%? Caso contrário, a bateria sempre se encherá até 100%.

    Nâo seria melhor se, quando eu for usar por 8~10h seguidas eu deixar a bateria chegar a 100% e continuar usando na tomada? Ao invés de ficar utilizando ciclos de 40%~80%? O mesmo vale para 3h de uso em casa??

    • Paulo,

      Essa parte de 80% são alguns notebooks que tem esse recurso. Outros não tem. O LG A530t que tenho tem até 80%, já alguns da Lenovo tem de 50% e outros de 80%.

      Se você trabalha com o notebook todos os dias e utiliza na bateria, fica complicado.

      Onde você trabalha tem tomada? Se sim, sempre use na tomada.

      Não é pra utilizar na tomada. Como falei, essa questão de 80% é um recurso que alguns notebooks tem, não é pra você tipo ficar utilizando e deixando em 80%. O LG que tenho aqui sempre fica no máximo em 80% justamente pelo recurso.

      Se no seu trabalho ou em casa tiver tomada, sempre utiliza na tomada e faz a calibração uma vez no mês… agora se a bateria estiver esquentando muito, você remove quando for passar longos períodos, tipo uns 7 dias ou mais com ele fixo em um lugar.

      Entendeu melhor assim?

      Qualquer dúvida pode perguntar.

      Abraço

  17. Essas dicas de ciclos também podem funcionar para celular?? Carregar a partir do 40% até o 80% e por aí vai, fazendo a calibragem volta e meia? (lembrando, claro, se tiver disponibilidade para estar sempre carregando quando preciso).

    Ou o tipo de cuidado deve ser outro?

  18. Qual a ordem certa de ligar o netbook com o carregador?
    1° no net e depois tomada ou o contrário? e para desligar qual a ordem certa?
    Isso faz mesmo diferença?

  19. Olá Thalisson, comprei um notebook itautec w7730 faz três dias. Utilizo ele mais ou menos umas 5 ou 6 horas por dia pq como faço faculdade, tenho que fazer meus trabalhos que não são poucos. Pra que eu possa ter uma maior durabilidade da bateria, seria interessante eu fazer como você indicou? usá-lo plugado na tomada e com bateria, e a cada 30 dias realizar a calibragem? Agradeço se responder!

  20. Thalisson, Meu notebook também é um lenovo, G480. Não achei no manual como configurar para carregar até 80%, você poderia mim ajudar, por gentileza?

  21. Tenho um HP DV6 6C60BR, não o uso com frequencia, costumo passar 1/2 semanas sem liga-lo, e sempre que vou liga-lo após este tempo a bateria está totamente descarregada e ele nem chega a ligar.
    O notebook tem 5 meses de uso apenas e foi usado pouquissimas vezes.
    Isso é normal? Será que a bateria já está ruim?

    • Wiliam,

      Não é normal. Mas a indicação de quando for ficar muito tempo sem usar, tipo mais de uma semana, é bom remover a bateria do notebook e guardar a mesma em 40% da sua carga.

      Você efetuou ciclos?

      Você está desligando mesmo ou hibernando?

      • Estou utilizando o desligar do windows 8 normalmente, já realizei alguns ciclos, pois ele já chegou a descarregar 100% durante um uso, após o mesmo foi carregado normalmente.

  22. Olá tenho comprei um Notebook Lenovo Intel® Core™ i3 – 2328M, G480 , me falaram que tenho que colocar ele para pegar carga completa. Como ele veio com carga esperei chegar em 10% e coloquei, assim que conectei o carregador na tomata acendeu uma luz vermelha no notebook, após cinco minutos a mesma ficou branca e piscando, depois parou de piscar e continua branco. Eu gostaria de saber porque ao ligar na tomata ficou vermelha e após passou para branca. Pode ser algum problema no computador? E se nesta primeira carga pode ir até 100%? Depois eu vou levá-lo numa loja para ativar a função de ir até 50-80%…Por favor me ajude porque como o noot chegou ontem tô com medo de ter vindo com problemas

    • Prinscilla,

      No caso do Lenovo vermelho é quando está abaixo de 10%. Quando passa disso e está carregando, fica luz branca piscando. Quando a carga chegar a 100% a luz para de piscar e fica sempre ligada.

      Nesse caso sim, carrega até 100% e siga as instruções acima.

      Qualquer dúvida é só falar.

  23. okk obrigada

    Mais e em relação a bateria, tenho dúvidas como porque, alguns artigos recomendam retirar para preservar a vida útil e outros falam que não já que este procedimento pode folgar a entrada de encaixe, também porque as baterias tem nobreak que ajuda contra quedas de energia, então o que fazer qual mais correto Tallison? E outra coisa quanto tempo dura em média a bateria? Porque o meu liguei com 100% carregada, daí com quatro minutos de uso já estava em 94%, é correto cair 1% para cada minuto? Tenho uma outra dúvida a mesma da menina Mayara sobre Energy Management, você comentou que o Lenovo vem com este programa que permite carregar até 50-80%, que isto evita a questão de ciclos, como assim? Isto não vicia o notebook há uma carga imcompleta, já que o máximo é 100%? E sobre a calibragem como eu já carreguei ele a primeira vez durante oito horas até 100%, depois de ter descarregado até 10%, eu ainda posso fazer esta calibragem e quantas vezes fazer? E qual a sequencia e intervalos de uma para outra? Porque não entendo e prefiro levar numa assistencia para fazer isto. E porque vc diz que que ” E se fosse até 100% você iria perder 2 ciclos (2x 100%), mas é claro que você faz isso e acaba perdendo autonomia, como assim autonomia isto não é recurso bom??? Estes ciclos que você fala é eu ativar o recurso Energy Management, colocar até 80%? Então meu notebook vai aparecer sempre com esta carga como total, ele ja configura para não ir até 100% é?? Porque do lado do note tem como ficarmos conferindo quanto tempo ainda resta de bateria, então depois que ativar este recurso não irá aparecer mais 100%? E como entao depois poderei fazer o ciclo uma vez no mês de deixar descarregar total e depois carregar até 100%? E esta descarga total é ir até 0%? Se não até quanto? É verdade que temos que carregar a primeira vez durante 24 hrs? Porque não fiz isto apenas oito horas e já estava em 100%….Desde já agradeço Tallison porque isto tudo p mim é como falar e escrever grego rsrsrs
    Obs: Li as perguntas e respostas e continuo com as dúvidas supracitadas principalmente esta sua resposta ao Carlos: ”Sim, carregar em 50% ou 40% evita de perder um ciclo completo. Somente após descarregar ela novamente até 50 ou 40% você irá perder o ciclo completo.

    Por isso tem esses recursos, pois utilizando um notebook com o recurso de carregar até 50%, você utilizando 2 vezes a bateria até esgotar você perde apenas 1 ciclo (2x 50%)… E se fosse até 100% você iria perder 2 ciclos (2x 100%), mas é claro que você faz isso e acaba perdendo autonomia, tem que ver a real necessidade”

  24. O notebook da lenovo G480 já vem como Energy Management daí ativei o mesmo e só está carregando até 59% ok….O ruim é porque vai descarregar mais rápido porque tô perdendo 41% de carga mais ou menos 1 hora q teria caso não estivesse no modo otimizado, a vantagem como você disse Tallison é q neste caso estarei perdendo apenas um ciclo fazendo duas recargas, caso fosse até 100% seria dois ciclos, mais eu não entendo é que carregar demais a bateria não tráz desgaste? Porque neste caso vou tá carregando duas vezes ao invés de uma. E também para calibração o meu veio com este recurso só que não entendi como fazer, para calibrar tenho que deixar ela zerar? em qual porcentagem deve está? E se no caso eu tenho que tirar do modo otimizado para fazer esta calibragem? Obrigada

    • Prínscilla,

      Nesse caso haverá ganhos e não perdas, pois o sistema já é optimizado para gastar menos ciclos, mesmo você carregando 2 vezes por exemplo.

      No caso da calibração, alguns notebooks tem função na bios, porém é mais complicado de achar. Para realizar um ciclo, é só descarregar o notebook até ele se desligar sozinho (padrão fica até 5%). Depois disso você realiza uma carga completa (pode ficar usando ele normalmente, porém sempre na tomada).

      Fico a disposição.

  25. Queria usar esse modo de deixar o notebook sempre na tomada com a bateria, mas fico com medo da bateria esquentar muito, não sei qual o nível de intensidade que uma bateria esquenta é considerado normal.. Você sabe se o notebook da lenovo g480 a bateria esquenta muito e se posso utilizar tranquilo esse método? Pelo que eu entendi nos comentários, se deixar o notebook direto ligado na tomada com a bateria ele não vai perder ciclos, seria isso?
    Obrigado.

  26. No meu notebook tem a opção de carregar 60% da bateria, se optar por essa opção devo usar até 40% e carregar de novo como recomendaram aqui ou devo usar até zerar?

  27. ‘ comprei um Sony Vaio a menos de um mês, e a bateria dele não dura muito , dura normal igual todos aos outros notes , creio eu. Dai eu uso ele na tomada , tem algum problema isso ? E quando carrega todo , paro de usar na tomada , e passo a usar normalmente novamente , tem algum problema isso ?

    • Felipe,

      Você usando dessa forma está usando 1 ciclo sempre, o que vai acabar rápido com vida útil da bateria.

      Use sempre na tomada, mesmo quando chegar a 100%. Lembre-se de fazer a calibração 1 vez por mês pelo menos.

      Abraço

  28. Boa noite… Recentemente comprei um notebook dell vostro 3560, e não achei nada relacionado sobre a melhor configuração da bateria dele, já que possui modo desktop etc… Voce poderia me ajudar? Eu dei apenas uma descarga até 5% e carreguei até 100%, li que quando é novo é preciso fazer isso tres vezes para usar a capacidade maxima da bateria, é isso mesmo? Espero resposta editor, abraço

  29. Talisson ainda n entendi isto de calibração uma vez no mês…Tô usando o meu na bateria otimizada 60% note da lenovo G480 segui suas dicas pq isto preserva mais a vida útil da bateria. Mais a calibração como é isto n fiz nenhuma vez ainda se bem que o note é novo duas semanas apenas de uso. Para calibrar devo tirar do modo otimizado? O Felipe Oliveira supracitou que usa o dele sempre na tomada, quando carrega todo ele para de usar na tomada, aí você explicou que é para ele continuar usando na tomada mesmo depois de carregado mais isto vicia bateria não? EI O MEU TÔ FAZENDO O SEGUINTE CARREGO ELE ATÉ OS 60% E QUANDO CHEGA A 10% PEDE PARA CARREGAR E DAÍ ANTES DE DESLIGAR SOZINHO VOU LÁ E CARREGO E SÓ USO DEPOIS DE CARREGADO OU SEJA AINDA NÃO USEI ELE LIGADO CARREGANDO NA TOMADA. ESTOU FAZENDO ERRADO TALLISSON???

  30. Olá.
    A minha dúvida sobre a questão do uso da bateria é simples:
    Afinal, tem algum tipo de problema em usar SEMPRE o not COM a bateria e NA TOMADA, sem deixá-lo descarregar jamais (exceto no momento da calibragem mensal)???
    Procurei muito isso (especificamente) na internet e não encontrei respostas claras!!!
    Desde já agradeço pela resposta.

  31. Então se entendi bem, irei utilizar apenas UM CICLO por vez, ao efetuar a calibragem, aumentando bastante a vida útil da bateria, é isso?
    Obrigada!

  32. meu notebook é um positivo sim, e abateria dele nao sai, eu entendie q posso usa ele na tomada que nao tera problemas, mas o ciclo é deixa ela chega ate 100% e depois deixa ela descarrega por completo é isso? si possivel me responda eu comprei meu not agora e estou com medo de prejudica a bateria com mal uso e comprei um cule isso ajuda em alguma coisa?

    • Olá Marcio,

      Você utiliza ele normal na tomada. Mas realiza calibragem uma vez por mês, ou seja, pelo menos uma vez por mês você usa ele totalmente na bateria até ele desligar sozinho e depois realiza uma carga completa.

  33. acho que fiz isso mesmo sem sabe agora farei sabendo, um vez por mês farei isso vou deixa ele descarrega e depois deixo ele carrega ate 100% assim vou esta usando bem a minha bateria certo. obrigado por responder

  34. Comprei um notebook positivo, mas não tem como retirar a bateria no caso para carregar na luz, gostaria de saber se eu usar ele quando estiver carregando ele viciará a bateria ?

  35. Li todos os relatos e não entendi muita coisa, então resolvi te explicar o meu caso: Tenho um samsung R430. Nunca removi a bateria dele, ele está a maioria das vezes na tomada ( quando desligo removo da tomada) , quando a carga chega a 100 % tiro da tomada e uso normalmente a bateria. Quando chega proximo dos 40 ou um pouco menos, coloco novamente na tomada até 100% de novo. Está correto? Tenho esse note há 2 anos e meio e a bateria está boa ainda.

    • Olá,

      Assim você está gastando sempre 1 ciclo, pois quando carrega, tira da tomada e usa bateria.

      O mais correto seria deixar sempre na tomada e efetuar os ciclos todo mês, ou seja, uma vez utilizar ele até descarregar por completo, depois uma carga completa.

  36. Oi, Comprei um Nootbook Positivo e ele é de bateria interna. Gostaria de saber se isso é normal ou se há algum problema? Pois eu nunca tinha visto um nootbook assim.
    E no caso tenho que carregar normalmente quando descarregar ou utiliza-lo direto na luz que não terá nenhum problema?

  37. Adorei as dicas, pena que um pouco tarde, já que a minha bateria já era.
    Gostaria, se possível, que me indicasse onde compro bateria para NB LG R480.
    Obrigada, desde já, por todas as dicas.

  38. Oi. Boa Noite!
    Gostaria de saber se eu poço deixar meu Notebook ligado na tomada enquanto assisto a filmes ou baixo coisas que passe por volta de muito tempo. Deixar o Note na tomada não o vicia??? Pq quando eu o comprei o cara da loja disse pra mim só carregar e estiver totalmente descarregado, pois se não ela iria Ficar viciada. Meu Note é um ACER E1.
    Agradeço desde já!

  39. Boa noite! A um certo tempo atrás postei sobre meu notebook dell vostro 3560, corei5, 6gb, etc… Estou usando ele direto na tomada… Isso ta sendo prejudicial a bateria ou não? E gostaria de saber a questão dos modos de bateria, tem modo desktop, modo de longevidade e mais um… Ativo todos, ou deixo apenas um ativado? Fui usar meu note sem estar na tomada, achei que a bateria dele esta durando muito pouco, tem apenas dois meses de uso… Obrigado, aguardo resposta

      • Entendi, tenho mais uma dúvida. Existe as opções de carga da bateria extendida dell, no qual no status há as opções ”ativar o recurso duração de carga da bateria extendida dell e tem como desativá-lo. Em outra janela, existe o modo de desktop, no qual diz que é para maximizar a saúde da bateria, que só sera carregada quando a carga estiver entre 50% e 100% , ai há como desativar isso. Existe também, em outra janela modo de longevidade, que diz que protege a bateria contra ciclos de carga e descargas frequentes demais, onde a bateria só ira carregar quando a carga estiver com 88% e 100%, e dá para desativar isso também. No momento, está ligado todos… sabe me esclarecer se é isso mesmo? obrigado

  40. Olá Tallison

    Seu blog é ótimo até recomendei para alguns amigos. O meu noot está sempre no modo otimizado no caso da lenovo carrega até 59%. Eu gostaria de saber se para fazer a calibração tenho que tirar do modo otimizado para carregar até 100% ou esta calibraçao pode ser feita estando no modo otimizado?E também estava usando totalmente errado eu deixava ele chegar até 10% e aí desligava o note e só após carregar e que voltava a ligá-lo, li que isto é errado, o ideal é deixá-lo carregar e continuar usando normalmente. E já que o ideal é sempre usá-lo na tomada então por exemplo, pela manhã qd eu vou ligar o note e tem carga mesmo assim eu já coloco na tomada ou só qd pedir carga? Pq já me falaram que se colocar p carregar antes de pedir carga ou tirar antes de carregar totalmente prejudica a bateria. Você como especialista o que me fala? Por favor me ajude. De manha ao ligar o note mesmo ainda tendo carga já posso ligá-lo na tomada? E assim deixar ate eu não precisar mais usar o note, e qd for desligar deixo-o conectado na tomada ou retiro? Ou o certo é liga-lo na tomada pela manhã e só retirar a tomada a noite, mesmo que pelo dia eu tenha que desligar o note várias vezes, ele deve continuar na tomada? Como é isso Talison?

  41. Uma pergunta. Se eu estou usando o notebook como indicado, ou seja, na tomada e com a bateria cheia, e quiser passar para outro cômodo, precisando então trocar de tomada: eu posso simplesmente fechá-lo, para que entre em hibernação/stand-by, tirar da primeira tomada e, depois de conectá-lo novamente em outra, voltar a usar normalmente, ou para fazer essa troca de tomadas eu precisaria desligar o Windows e o computador antes de sair e ligar tudo de novo depois de conectar na segunda tomada?

  42. Eu tenho um ultrabook da sansung e a bateria e embutida, como faço quando ela esta totalmente carregado e quero continuar usando retiro da tomada ou utilizo conectado na tomado mesmo já carregado.
    Por favor não sei o que fazer, obrigado.

  43. Bom dia!

    Eu comprei um notebook lenovo e efetuava a o carregamento normal, e eu usava ele com a bateria até descarregar uns 30% ou 40%, e algumas vezes o utilizei com a tomada, isso já tem um mês. Achei um aplicativo de modo de economia de energia por uma semana e ontem quando fui carregar com ele ligado, o mesmo não ultrapassa de 60%, isso procede? é um problema com relação ao aquecimento?
    Estou preocupada que ele esteja com problema.

    Obs: Li o manual e fiz a configurações conforme o mesmo.

    Desde de já agradeço !!!

  44. Amigo, comprei um Asus K45VM – VX105h e por não saber sobre o uso estava aguardando ela acabar para que eu reconectasse. Porém na quinta feira (29/05), quando eu fui ligar ele pela manhã não ligou, porém após eu colocar o AC ele ligou… vale lembrar que quando desliguei na quarta feira ele tinha bateria, acredito que uns 30%. Ai ficou conectada um tempinho e não estava carregando mais, ficava conectada 0%. Ai retirei ela e colouquei denovo e ele carregou, não sei se é por que eu estava descontente tive a impressão de ela ter perdido carga com maior facilidade (menor tempo). O que pode ter ocorrido? Outra coisa também, é que quando dá 100%, aparece conectada carregando, quando deveria aparecer, conectada mas sem carregar, não sei, pelo menor mostra no samsumg do meu amigo. O que ue devo fazer, usar ela no cabo mesmo assim, mesmo que ela não esteja esquentando? Muito obrigado. Victor.

  45. Contraditorio o texto e as respostas dadas, segundo o texto os carregadores detectam que a bateria está cheia e não envia mais cargas, mas nas respostas você diz pra tirar da tomada apos carregado, se ficar tiranfo da tomada vai ocasionar consumo da bateria(mesmo desligado a bateria é consumida) ainda mais com as opções de hibernação, tenho um HP antigo desde 2006 sempre ficou ligado na tomada raramente usei na bateria e ela ainda dura quase 2 horas, perdeu muito pouca vida ultil, é pra deixar ou tirar da tomada quando desligado? No meu caso preservou a bateria ficar ligado 24h

  46. Olá Thalisson Teixeira. Eu possuo um Inspiron 14z da Dell.. a bateria dele fica por dentro do mesmo, onde eu não tenho uma opção de tira-lá e utilizar somente a energia direta. Sabe se existe alguma configuração em que eu possa fazer internamente no meu ultrabook que tenha a mesma função? Encontrei nas configurações uma opção chamada “Modo de Longatividade”, será que se eu ativar essa opção, eu terei o mesmo efeito?

  47. Olá Thalisson Teixeira. Eu possuo um Inspiron 14z da Dell.. a bateria dele fica por dentro do mesmo, onde eu não tenho uma opção de tira-lá e utilizar somente a energia direta. Sabe se existe alguma configuração em que eu possa fazer internamente no meu ultrabook que tenha a mesma função? Encontrei nas configurações uma opção chamada “Modo de Longatividade”, será que se eu ativar essa opção, eu terei o mesmo efeito?

  48. Olá,

    Estou com uma dúvida com minha bateria modelo : C4500bat-6, comprei ela há 02 dias e agora ela apresenta a seguinte mensagem : 94% disponível ( conectada, mas sem carregar ).

    Isto é um defeito da bateria?

    No aguardo

  49. tem algum problema de utilizar meu ultrabook apenas na tomada, sem a bateria? estou fazendo isso e queria saber se tem algum problema. Obrigado. só vou utilizar a bateria mesmo quando for sair de casa

  50. bom dia,
    tenho um Notebook da Positivo e skua bateria é interna. Sempre usava ele carregando na tomada mas quando chegava à 100%, eu o tirava e usava a bateria. Resultado a bateria viciou e quando chega mais ou menos em 30 ou 40% ele desliga sozinho e sem avisar. O que fazer? Ainda tem concerto?

  51. Olá, Comprei um ultrabook da Dell modelo Inspiron 14z.
    A bateria dele não tem como ser retirada. então eu o uso na tomada mesmo com a bateria.
    Gostaria de saber se este processo faz com que a bateria do meu ultrabook fique viciada.

    Obrigado!

  52. Olá, boa noite! Olha comprei um note Lenovo G480 há 2 meses e toda vez que tento usa-lo ligado na fonte o mesmo fica com a tela escura e não consigo usar (detalhe ele não desliga) . Você poderia me dizer o ” por que” dessa situação e como posso corrigir esse problema.

  53. Olá, bom dia.

    Eu comprei um notebook HP há poucos dias e não vi essa informação sobre calibrar a bateria nos primeiros três usos. E só agora, depois de pesquisar sobre o assunto, comecei a usar na tomada, sem descarregar e ficar carregando. Além da primeira recarga, já carreguei duas vezes, ainda é possível fazer essas 3 recargas consecutivas?

    Obrigada.

      • Obrigada pelo retorno. Mas só para conferir se entendi direito, ainda posso fazer as 3 calibrações iniciais e depois devo continuar fazendo uma vez por mês. É isso? Minha dúvida maior nem era tanto das calibrações mensais, agora que estou usando mais na tomada. Era mais porque não fiz as calibrações nos primeiros usos e carreguei normalmente, por volta de 15%, quando o notebook pedia para colocar a fonte.

        Obrigada novamente.

  54. Tenho um note Itautec w7535, acabei de trocar a bateria, fiz uma carga completa e quando ligo, a bateria zera em um pulo, ela e consumida toda, so no arranque do sistema, o que pode ser???

  55. Olá, estou com um note cce info linha win(novo), quando tento ligar ele com a bateria conectada ele, chega até a bios e ja cai(a garantia ta fora de questão ja ate coloquei ação contra o big,e quase certo q perca pois os advogados n se mexem e processo ta pra mim perdido por descaso deles (irelevante)), comprei uma bateria nova pensando em ser defeito na mesma, surpresa minha, problema persistiu com bateria nova, não sei se e defeito no note pois, 2 baterias com mesmo defeito acho meio improvavel. gostaria de sua opinião sobre o que pode ser.com ele somente na fonte funciona muito bem, mas basta estar com bateria q ele nem passa da bios.defeito existente desde que comprei.

  56. olá, bom dia, a questão é: eu gostaria de saber se eu posso carregar o meu notbook que é da Philco com um carregador da Sim Positivo?

  57. Olá!!! Eu comprei um notebook ultra thin T345 da CCE.Eu posso usar ele na tomada mesmo com bateria 100% carregada ou tenho que tirá-lo assim que carregar? Como devo fazer para prolongar o tempo de vida da bateria, uma vez que é interna e não tem como retirar? A bateria é de Li-on 3 células, é uma boa bateria?
    Aguardo retorno.
    Obrigado.

  58. Olá! Por favor, comprei um ultrabook da Asus e estava usando-o apenas na tomada sem o carregador. Começou a dar uma tela azul com erro UNEXPECTED KERNEL MODE TRAP. Disseram que poderia sem pela variação da corrente elétrica. Será mesmo?
    No caso, devo usar o ultrabook com bateria e na tomada? Mas assim ela não vicia?
    Muito obrigada!

  59. Olá gostaria de saber se é normal enquanto recarrego meu note não consigo mexer direito com o mouse ele fica sem controle tento trabalhar e sai clicando em qualquer lugar, tenho que esperar recarregar para depois usar, o meu carregador antigo que deu problema consegui e esse agora não, já troquei ele na loja e continua na mesma.Obrigada

  60. Olá gostaria de saber se essas mesmas recomendações podem ser indicadas para a bateria de um tablet com sistema android 4.0. Desde já agradeço!

  61. deixei meu not sem carregar umas duas semanas e agora que fui ligar ele a tela acende mais ele nao chega a ligar.quanto tempo tenho que deixar a carregar meu not

Deixe uma resposta